quarta-feira, 25 de setembro de 2019

“Silva Triunfa nas Montanhas Galegas”

Texto: AfterTwo //Works      

Fotos: Ana D. Vílchez, Real Federacion Galega e David Lino

O ciclista Daniel Silva foi coroado como melhor trepador da 18ª edição da Volta à Galiza, prova realizada entre quinta-feira e domingo naquela região costeira do noroeste Espanhol. Reconhecida como uma das mais competitivas provas do país vizinho, a Volta foi dividida por quatro etapas que percorreram cerca de 450 km nas estradas de 25 municípios galegos. 

A competir com alguns dos melhores atletas elite e sub-23 espanhóis, Daniel Silva conquistou a camisola de líder da montanha à custa de muito espírito de sacrifício, ao qual não é alheio o excelente trabalho dos seus companheiros de equipa. Como ele próprio refere “n ão foi fácil conquistar esta camisola, pois todos os dias tínhamos de estar na frente da corrida para pontuar o máximo possível nas contagens de m ontanha que eram muitas e havia adversários também com esse interesse. Foi uma luta apertad a, mas a equipa lidou bem com isso e soube dar a volta por cima com sucesso.”

 As condições climatéricas bastante adversas que afetaram aquele território a partir do segundo dia, trouxeram dificuldades acrescidas a uma prova tradicionalmente dura devido às características dos seus percursos.

No contra-relógio por equipas que abriu o evento, a formação de Torres Vedras optou por não arriscar e terminou o primeiro dia de prova na 12ª posição, com Wilson Esperança a ser o primeiro a cruzar a meta.

A precaução não surtiu grande efeito, pois com a temporada na reta final, o desgaste dos atletas começa a ser evidente e ao fim da 2ª etapa a equipa passava a contar com apenas com 3 elementos em prova.

À saída para a 3º etapa esperavam-se dificuldades acrescidas para Diogo Sardinha e Francisco Guerreiro. Eles tinham por missão a árdua tarefa de ajudar Daniel Silva a conquistar pontos nas metas de montanha, com o objetivo de desfazer a liderança partilhada com um atleta espanhol, que havia sido conquistada no dia anterior. O resultado foi um sucesso, com Daniel a vencer a segunda meta do dia e a assumir a liderança com 6 pontos de diferença para o adversário.

A disputa com o espanhol Ruben Fernandez pela camisola das “bolinhas” foi emotiva até ao fim, com o ciclista Algarvio a garantir a vitória final por apenas 2 pontos de vantagem.  Silva também brilhou na segunda etapa ao ser o 5º a cruzar a meta em Baiona, mas o título de mais regular da equipa vai para Diogo Sardinha.

O atleta Sintrense fez um excelente trabalho em prol do grupo e ainda concluiu a competição com um desempenho individual de grande nível, terminando no 13º lugar da geral como 4º melhor Sub-23 da prova galega. Francisco Guerreiro terminou na 60ª posição e ajudou a equipa a classificar-se no 11º posto da tabela coletiva.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com