domingo, 15 de setembro de 2019

“Fábio Fernandes e Maria de Jesus Barros triunfaram no 3º Grande Prémio RS Bikes”

Fábio Fernandes (Efapel - Escola de Ovar) e Maria de Jesus Barros (Concelho de Porriño / Abanca) foram os vencedores das principais corridas do 3.º Grande Prémio RS Bikes, prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela RS Bikes.

O 3º Grande Prémio RS Bikes integrou corridas para as categorias de cadetes e de juniores, começando e terminando ambas na rua da Cabreira (Gondar - Guimarães).

Apesar do calor que se fez sentir e da chuva que, por momentos, surpreendeu os ciclistas, a prova de juniores do 3.º Grande Prémio RS Bikes desenrolou-se a alta velocidade - mais de 47km/h - e animou o muito público que se juntou ao longo do circuito que teve início e final em Gondar.

Fábio Fernandes (Efapel - Escola de Ovar) venceu a corrida de juniores da terceira edição do Prémio RS Bikes ao surpreender na volta final os principais candidatos à vitória na prova e na Taça do Minho. O ciclista da Efapel não entrou bem na corrida, tendo ficado no pelotão quando um pequeno grupo de ciclistas encetou uma fuga. O Campeão Nacional de Contrarrelógio não desistiu e a duas voltas do fim da corrida conseguiu colar-se aos fugitivos para atacar a vitória num sprint final muito forte, deixando na segunda posição Diogo Narciso (Bairrada) e na terceira Daniel Dias (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact). O trio da frente percorreu os 78,4 Kms do percurso em 01:39:25h.

João Silva (Bairrada) assumiu as despesas da corrida na segunda volta, tendo vencido três das Metas Volantes situadas na meta, mas acabou por ficar na quarta posição, a 4s do trio da frente. Pela luta e empenho que teve durante toda a corrida foi-lhe atribuído o Prémio da Combatividade.

Por equipas venceu a Efapel – Escola de Ovar, terminando em segundo a Escola de Ciclismo Bruno Neves e em terceiro a Vito/Feirense/PNB.

Maria de Jesus Barros (Concelho de Porriño / Abanca) venceu a prova de Elites Femininos.

Na corrida de cadetes, Tomás Mineiro (Efapel – Escola de Ovar) e Sérgio Silva (SC Bike Team) cedo fugiram do pelotão e venceram as metas volantes situadas na meta. Gustavo Alves (Vilanovense / Coreva / Duorep) foi o primeiro na meta volante Junta de Freguesia de Serzedelo e Lucas Lopes (BMC / Póvoa de Varzim / CDC Navais) na da Junta de Freguesia de Pedome. Tomás Mineiro conquistou a primeira meta volante situada na meta e Sérgio Silva as restantes três.

Luta equilibrada vivia-se mais atrás, com vários ciclistas a tentaram a sua sorte para saírem do pelotão e se colarem ao duo da frente. No entanto, Tomás Mineiro e Sérgio Silva mantiveram-se na frente até ao fim, com o ciclista da Escola de Ovar a mostrar-se mais forte no sprint final e a repetir a vitória conquistada há uma semana em Fafe. Sérgio Silva (SC Bike Team) terminou em segundo com o mesmo do vencedor, enquanto o ciclista de Sérgio Saleiro (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) foi mais forte que a concorrência e cortou a meta em terceiro.

Na corrida de cadetes o Prémio Combatividade foi entregue a Diogo Mendes, único atleta da Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, que trabalhou bastante ao longo do percurso e conseguiu terminar top 20.

Por equipas venceu a Efapel - Escola de Ovar, terminando em segundo a Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact e em terceiro a Vito/Feirense/PNB.

Carina Viana (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi a melhor em juniores femininos.
 

Agostinho Faria (Presidente da Junta de Freguesia de Gondar)

Agostinho Faria, presidente da Junta de Freguesia de Gondar, mostrou-se satisfeito com a realização do Prémio RS Bikes: “Esta é uma prova muito importante para Gondar e é uma alegria enorme ver aqui tantos jovens a praticar o desporto que gostam e a lutar pelas melhores classificações. É com orgulho que vejo o organizador a conseguir trazer aqui tanta gente. De resto, Guimarães promove o desporto e nós em Gondar assumimos essa ideia e incentivamos a que se organizem estes eventos. Estamos muito satisfeitos com a realização deste Prémio RS Bike”.

O autarca referiu ainda que “esta é uma forma de mostrar Gondar ao País, porque estão aqui equipas de ciclista de quase todos os pontos de Portugal e com elas vêm os familiares dos ciclistas”.


Ricardo Sampaio (RS Bikes)

Ricardo Sampaio, da RS Bikes, fez um balanço muito positivo da terceira edição do Prémio de Ciclismo. “Correu tudo muito bem. Foram duas corridas muito bem disputadas e em termos organizativos também foi um êxito”, afirmou Ricardo Sampaio garantindo que o Prémio RS Bikes “é um projeto para continuar, contando para isso com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e das entidades, empresas e particulares que apoiam a iniciativa”.

“Fui ciclista e gosto imenso disto. Sou um apaixonado pelo ciclismo de estrada e idealizei esta prova”, explicou Ricardo Sampaio dizendo que o seu sonho é “organizar uma prova do calendário nacional ou trazer uma etapa do Grande Prémio do Minho a Gondar”.

Salientando que “nem tudo é fácil” e que “muitas vezes me disseram para desistir”, Ricardo Sampaio garantiu que “enquanto eu conseguir e a ACM estiver ao nosso lado, vamos continuar a organizar esta prova”. “Temos uma boa parceria com a ACM não só na organização deste evento como de outros. Penso que tem sido uma parceria positiva para os dois lados e é para continuar”, concluiu.
 

Fábio Fernandes (Efapel – Escola de Ovar)

Fábio Fernandes (Efapel – Escola de Ovar) reconheceu que “não entrei muito bem na corrida” mas que foi “fui batalhando até conseguir alcançar o grupo de fugitivos na penúltima volta”. “Apostei tudo para ganhar e consegui. No ano passado venci esta prova como cadete e este ano vinha decidido a vencer. Não foi fácil, mas com muito esforço e empenho consegui. Este é um circuito muito técnico, muito rápido e devido à chuva que caiu tornou-se mais duro, mas consegui atingir a minha meta”, explicou.

Júnior de primeiro ano, Fábio Fernandes faz um balanço muito positivo da época que está prestes a terminar: “Sagrei-me Campeão Nacional de Contrarrelógio, fui quinto na Volta Portugal de Juniores, oitavo na geral do Grande Prémio do Minho e primeiro na classificação de juniores de 1.º ano. Está a ser muito positivo mas ainda quero vencer a Taça do Minho – Arrecadações da Quintã e hoje dei um passo importante”.

O 3º Grande Prémio RS Bikes contou com o apoio das Juntas de Freguesia de Gondar, Pedome e Serzedelo, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Score Tech, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Agro Jardim, Amape, Bar do Clube - Pedome, Escola de Condução Britense, JMC Auto, Machine Premium, Mibilbanho, Ourivesaria Milenum, Peviconta, Pneus Batoca, Pneus Silva, Pneuvidém, Stand Carmo e Tony Auto.

Fonte: ACM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com