domingo, 4 de agosto de 2019

“Volta a Portugal/Organização e parceiros promoveram ação de limpeza na Serra da Estrela”

Segundo o diretor da prova, Joaquim Gomes, a Volta sempre foi “atenta observadora das questões ecológicas” e “não é inédita” no que toca a ações de limpeza, inserindo-se num “processo contínuo de há vários anos”.

A organização da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta juntou hoje a várias entidades locais, como a Câmara Municipal da Covilhã e a Associação Guardiões da Serra da Estrela, para uma ação de limpeza após a quarta etapa.

Segundo o diretor da prova, Joaquim Gomes, a Volta sempre foi “atenta observadora das questões ecológicas” e “não é inédita” no que toca a ações de limpeza, inserindo-se num “processo contínuo de há vários anos”.

Apesar de admitir que as alterações regulamentares que têm sido implementadas ajudam a mudar comportamentos, como o artigo 19.º, que define “zonas verdes” para os corredores se desfazerem de invólucros de barras de alimentação e outro material não biodegradável, um “evento desta dimensão tem coisas que fogem ao controlo da organização”.

“Em particular com a Serra da Estrela, uma associação [Guardiões da Serra da Estrela] alertou para algo que já tínhamos previsto e gerou-se uma onda positiva, até porque a própria associação será parceira da Volta”, acrescenta, em entrevista à Lusa.

O presidente da direção dos Guardiões, Manuel Franco, confirmou à Lusa a colaboração na ação, que atua não só na minimização do impacto do lixo gerado e deixado nas zonas de maior afluência, como na “sensibilização dos espetadores”.

Numa nota, a organização da 81.ª edição da corrida destaca a colaboração com a Câmara da Covilhã, as Águas da Covilhã e a Associação Geopark Estrela, além dos Guardiões, para agir “em três frentes”, sendo que a mobilização “para recolha intensiva de resíduos” e a sensibilização marcaram o esforço de “necessária preservação desta paisagem particularmente valiosa e sensível”.

Na chegada a Santo António dos Cavaleiros, no município de Loures, na segunda etapa, a autarquia realizou um conjunto de iniciativas de sensibilização ambiental e redução de resíduos, com o reforço de ecopontos, colocação de ‘mochileiros’ ambientais e distribuição de água da torneira em copos recicláveis.

Os municípios assumem “um papel indispensável, porque estão no terreno e deslocam equipas de limpeza”, e na Serra da Estrela a limpeza foi feita também por “um numeroso grupo de elementos da organização, autarquia, Guardiões da Serra e Geopark”, algo que já aconteceu em outras ocasiões.

“Percorreram a área toda do final da etapa e no final, com todos a posar para a fotografia com os sacos do lixo recolhidos, ficaram todos satisfeitos. Nas anteriores ações, mais de 80% do lixo recolhido nem sequer é nosso”, afirmou.

Convidada pelo promotor da Volta a participar na ação de limpeza, a associação Guardiões da Serra da Estrela, que tinha emitido um comunicado em 12 de julho a alertar para os riscos, está “muito satisfeita” com o convite.

“Esta iniciativa, e termos tido a abertura e reação [da organização], e a surpresa de sabermos que o plano já estava em marcha, deixa-nos muito satisfeitos e na expectativa de que seja um primeiro passo, que sirva de exemplo para outros eventos que acontecem em áreas protegidas”, reforça Manuel Franco.

O dirigente associativo pede que seja desenvolvida uma “mudança de paradigma” sobre os custos que passam para o erário público de limpeza, apesar de serem eventos “patrocinados e apoiados”, e pede maior salvaguarda nos contratos celebrados com autarquias, para garantir a responsabilidade ecológica.

“Espero que todos nos possam recompensar pelo esforço de recuperar a Torre [para o traçado da Volta] com uma atitude cívica que esteja de acordo com a ação que vamos promover”, remata Joaquim Gomes, para quem mais importante do que a limpeza “é a mensagem a passar a milhares de pessoas”.

Fonte: Sapo on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com