terça-feira, 20 de agosto de 2019

“O XTERRA Alemanha com boa prestação nacional”

A 17 de agosto realizou-se o XTERRA Alemanha com três atletas nacionais na competição pro e dois atletas age groups.

Apesar de diferentes, todas as etapas do XTERRA são exigentes física e tecnicamente e o XTERRA Alemanha não foi exceção.

Rui Dolores regressou ao top 10 alcançando a 9ª posição, com o tempo de 02:41:29, depois de um resultado menos bom na República Checa, fruto de uma doença nos dias anteriores. Tiago Maia conseguiu o 11º lugar, com 02:44:07, o que evidencia a boa forma do atleta: os dois triatletas pontuaram nesta prova e irão continuar a competir, numa altura em que faltam apenas duas etapas para terminar o circuito do XTERRA Europa.

Pauline Vie alcançou a 17º posição, numa prova que avaliou como ‘técnica e de muita aprendizagem’.

François Vie fez um bom resultado no grupo de idade conquistando a terceira posição, enquanto Jean-Michel Vie ficou em 7º da sua categoria.

Rui Dolores sentiu-se bem durante a prova realizando três segmentos consistentes. «Na natação saí no top 10 com os principais candidatos à vitória, no segmento de BTT formou-se um grupo forte que trabalhou em conjunto para reduzir a diferença para os atletas da frente.» Com o ritmo mais forte no ciclismo o grupo fracionou, e Rui Dolores posicionou-se num lugar intermédio, pedalando sozinho o que exigiu maior desgaste até ao final do segmento. «Apesar de ter feito uma corrida rápida, não consegui reduzir o tempo para os atletas da frente e mantive o 9° lugar.» Na sua avaliação da prova, Dolores considera ter feito uma boa prova apesar de sentir que não está na sua melhor forma devido a algum cansaço acumulado de alguns meses. «Competições de 15 em 15 dias sempre em países diferentes obriga a uma logística muito exaustiva de viagens com a consequente falta de descanso ou e inclusive falta de tempo para cumprir um treino estruturado».

Rui irá participar nas duas etapas que faltam para terminar o circuito europeu já que o primeiro lugar ainda se mantém uma possibilidade para o atleta que neste momento se encontra na terceira posição. «No entanto, o grande objetivo será o Campeonato do Mundo de XTERRA em Maui  que vai realizar-se daqui a dois meses para o qual vou iniciar agora um bloco de treino específico. Acredito ser capaz de melhorar o resultado alcançado há dois anos onde conquistei a 13ª posição.»

Tiago Maia fez um bom segmento de natação, saindo da água em 4º lugar a 1’20’’ do primeiro atleta. «A experiência que tenho adquirido nestas competições tem sido fundamental». Tiago Maia conseguiu este ano dar um salto qualitativo na bicicleta e corrida, sendo que ainda não tinha conseguido demonstrá-lo por causa das dificuldades respiratórias na altura da primavera. «Nestas duas últimas etapas melhorei muito o meu rendimento fruto de pequenas alterações em determinados detalhes e acima o meu segredo foi inteligência e confiança», afirma o atleta. Maia conseguiu um 11º numa etapa Gold do Europeu, sendo 18º no circuito, lutando com referências mundiais da modalidade, o que demonstra a melhoria do atleta nesta época. O atleta está confiante e muito satisfeito com a evolução alcançada.

Na prova masculina destaque para o francês Arthur Serrieres que com um extraordinário segmento de corrida passou os atletas que estavam à sua frente e conquistou a terceira vitória no circuito XTERRA, ficando a um minuto do segundo classificado.

A prova foi ganha pelo francês Arthur Serrieres, o alemão Jens Roth, com 2:35:43, alcançou a segunda posição e o terceiro lugar foi para a República Checa com Lukas Kocar a subir ao terceiro lugar do pódio com 2:37:02.

 

Competição feminina no XTERRA Alemanha

A prova feminina contou com algumas das melhores triatletas mundiais, uma prova técnica na parte do ciclismo e um segmento de corrida com single tracks.

Pauline Vie realizou uma natação complicada o que acabou por condicionar o resto da prova, onde a triatleta se foi sentindo melhor nos outros segmentos. «Ao longo do percurso de BTT, que era muito físico e exigente com um desnível positivo de mais 1000m, ia me sentindo cada vez melhor», conta a triatleta nacional. Pauline apreciou a corrida onde conseguiu recuperar algum tempo, considerando o segmento ‘super divertido’ já que a maioria do percurso foi realizado em single track. A experiência da prova foi também um dos pontos assinalados pela atleta. «Retiro desta prova lições positivas que me permitirão trabalhar vários pontos técnicos no futuro», afirma.

A vitória pertenceu a Helena Karaskova, da República Checa, com 3:02:49, seguida das suíças Loanne Duvoisin, que fez o tempo de 3:03:01 e de Ladina Buss, que conquistou a terceira posição com 3:08:03.

Os atletas estão de parabéns pelos resultados obtidos, pelo que aguardamos com expectativa as próximas duas etapas que irão realizar-se no Luxemburgo e na Holanda nos dias 1 e 14 de setembro respetivamente.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com