domingo, 23 de junho de 2019

“Triatlo nacional no topo da Europa”

Realizou-se dia 23 de junho o Campeonato Europa de Youth, uma prova para triatletas dos 15 aos 17 anos onde Portugal conquistou excelentes resultados.

Esta prova incluiu várias competições com a final a ser disputada nas distâncias de 250 metros da natação, 9km de ciclismo e 1,5 km de corrida.

O nosso país foi a nação que alcançou os melhores resultados nos campeonatos europeus para menores, juntando os resultados do recente Campeonato Europeu de Juniores, onde Ricardo Batista arrecadou a medalha de bronze e Gabriela Ribeiro alcançou a 6ª posição.

Inês Rico, depois de ter sido apurada para a final na sétima posição da sua série, disputou uma final ao mais alto nível, conquistando um excelente segundo lugar e arrecadando a medalha de prata, pelo que se sagrou vice-campeã da europa de youth, ultrapassada apenas pela atleta da Rússia, Anna Goreva.

O primeiro lugar foi para Anna   Goreva, que fez 00:26:43, seguida de Inês Rico, com mais 7’’, que completou a distância em 00:26:50 e o terceiro lugar no pódio para a suíça Rebecca Beti, com 00:26:57.

No setor masculino, Portugal arrecadou mais uma medalha com Alexandre Montez. Depois de uma semifinal bem disputada, em que conseguiu a terceira posição, o triatleta do OutSystems Olímpico de Oeiras confirmou a sua solidez ao subir na final à terceira posição do pódio, conquistando a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Youth.

O espanhol Igor Bellido Mikhailova venceu a competição com 00:24:25, o austríaco Jan Bader conquistou a segunda posição com 00:24:27 e o atleta português Alexandre Montez alcançou o terceiro lugar com 00:24:33, a 8’’ do vencedor.

Aliando os resultados do Campeonato da Europa de Juniores com o Campeonato da Europa de Youth, Portugal é atualmente o país europeu mais medalhado e com o maior número de atletas no top 10. O triatlo conquistou três medalhas, enquanto, por exemplo, a França, Suíça ou Áustria alcançaram duas, Além disso, somos a nação que detém o maior número de triatletas no top 10, com seis atletas, já que outros países fortes como França ou Inglaterra contam com cinco atletas, ou quatro, se nos referirmos a nações como Espanha, Áustria, Suíça ou Itália.

Constata-se que o trabalho nacional da formação tem proporcionado dividendos claros e os atletas têm confirmado indicadores muito positivos, conseguindo concretizar resultados internacionais ao mais alto nível.

Depois das medalhas individuais e coletivas dos últimos anos, aproxima-se mais um ano de confirmação, com cada vez mais atletas a disputar os lugares de topo no triatlo mundial.

O outro atleta em prova foi Gonçalo Balbino que se qualificou para a final B, ficando em 14º lugar da sua série, acabando por desistir na final B.

Na semifinal estiveram também presentes Mariana Carvalho que ficou na 21ª posição, Rui Sousa em 22º lugar, Abel Afonso em 23º e João Dias em 24º (este último atleta seguia bem posicionado no ciclismo quando sofreu uma queda que retirou a possibilidade de ser apurado para a final).

A maioria destes atletas participaram na sua primeira prova internacional, deram o seu melhor em prova e ganharam experiência competitiva.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com