quinta-feira, 23 de maio de 2019

“XTERRA Portugal 2019 é já no dia 1 de junho na Golegã”

Nos dias 1 e 2 de junho realiza-se o XTERRA Portugal que inclui provas distintas para todos os níveis e idades.

O próximo Triatlo Cross vai ter lugar na Golegã, competição que integra o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Cross, uma prova Standard pontuável para o XTerra Europe e de apuramento para o Xterra World Championship e uma prova Sprint (Prova Aberta), o Xterra Open, com distâncias muito convidativas a quem quer experimentar esta vertente do triatlo. Este evento inclui ainda o XTerra Kids, que inclui a quarta etapa do Campeonato Nacional Jovem de Clube de Triatlo e o Campeonato Nacional de Juvenis de Triatlo Cross.

A Golegã recebe no fim de semana de 1 e 2 de junho centenas atletas com diferentes objetivos que irão participar em diversas competições dedicadas ao triatlo cross. O XTerra Portugal dia 1 de junho recebe a competição pontuável para o XTerra Europe e contará com nomes como a húngara Brigitta Poór, que ganhou esta competição em 2018, a italiana Eleonora Peroncini, vencedora do Campeonato do Mundo de Triatlo Cross realizado em Pontevedra no passado mês de abril e a portuguesa Pauline Vie, Campeã Nacional de Triatlo Cross que alcançou a 7ª posição em 2018. Em masculinos, podemos contar com a presença do triatleta Rui Dolores, que venceu a competição do Xterra Malta no passado dia 18 de maio, e que parece estar a passar por um período de ótima forma, sendo, sem dúvida, um dos candidatos à vitória, assim como Peter Lehmann, o alemão que conquistou o segundo lugar do pódio do Xterra Portugal no ano anterior.


O percurso do Xterra Portugal

O Xterra Portugal é uma prova em que os atletas podem conquistar importantes pontos para a competição do XTerra Europe, bem como a qualificação para o Campeonato do Mundo de Xterra;  os atletas e clubes nacionais poderão lutar pelo título de Campeões Nacionais de Triatlo Cross feminino e masculino, que é disputado na mesma competição,

A natação do XTERRA Portugal é realizada na Lagoa da Alverca, uma lagoa que envolve a vila da Golegã, com partida única dentro de água onde os atletas têm 750 metros pela frente, para saírem de terra, correrem cerca de 30 metros e mergulharem da ponte para percorrer os segundos 750 metros, totalizando os 1500 metros deste segmento. Este modelo permite maior ligação entre público e atletas proporcionado imagens espetaculares!

 O percurso de BTT tem aproximadamente 35 km de distância, iniciando com cerca de 5km totalmente planos fazendo a ligação da Vila da Golegã com as colinas de charneca por estradão que, fora da vila, será sempre em terra batida por entre as plantações agrícolas da região. Ao km5, depois de se passar o rio Almonda, existem subidas e descidas bastantes técnicas e exigentes a nível físico, um desafio para alguns dos melhores atletas de cross do mundo. Esta parte do percurso é composta por mais de 10 km de single tracks, onde as pedras soltas imperam tornando por vezes a progressão difícil, contrastando com as descidas rápidas que farão disparar a adrenalina!

 O trajeto de corrida é totalmente plano passando em grande parte por plantações agrícolas, como campos de milho, trigo, girassol, tomate ou vinhas, uma amostra dos vários produtos que se cultivam localmente. Apesar de plano, o percurso tem alguns obstáculos naturais com passagens de troncos de árvores e zonas onde a progressão é auxiliada com recurso a cordas colocadas no local, tendo ainda um túnel que atravessa a estrada nacional e agradáveis passagens nas margens do Rio Tejo e da Lagoa da Alverca.

No ano passado, Pauline Vie conquistou o título de Campeã Nacional de Triatlo Cross e Rui Dolores, que ficou em 3º lugar da geral, foi o Campeão Nacional.


XTERRA Sprint, uma prova aberta a todos!

No dia 2 de junho realiza-se às 13h50 o XTerra Open, uma prova aberta que pode ser uma excelente porta de entrada para experimentar o mundo do Triatlo Cross, ou mesmo participar num triatlo pela primeira vez. Apesar de a distância ser anunciada como sprint, terá distâncias diferentes do habitual, com apenas 300 metros de natação, seguidas de 20 km de BTT e 3 km de corrida a pé.


XTERRA Kids

Antes disso, no dia 2 de junho de manha, às 10h30,  haverá mais uma etapa do Campeonato Nacional Jovem de Clubes no Xterra Kids, um evento que integra as distâncias jovens e contará com atividades para os jovens no dia anterior a não perder!

As atividades jovens realizam-se no dia anterior à competição, com tempo para os jovens atletas apoiarem os atletas do Xterra Portugal 2019

O XTERRA Portugal é uma organização do Núcleo Sportinguista da Golegã e da Câmara Municipal da Golegã, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com