terça-feira, 21 de maio de 2019

“Equipa de Ouro consolada pela Prata”

TEXTO: AfterTwo //Works  

FOTOS: FPCiclismo

A Sicasal Constantinos foi a 2ª melhor equipa no Grande Prémio dos Açores, competição de 3 etapas disputada entre a passada 6ª feira e este domingo, na Ilha de São Miguel. Com uma extensão total de 310 kms a prova açoriana foi a primeira do ano em Portugal a ser disputada exclusivamente entre atletas sub-23, incluindo os profissionais.

A equipa torriense partiu para esta competição focada na vitória e no 1° dia tudo correu na perfeição, com o feito inédito da conquista de todas as camisolas que estavam em disputa. Na etapa disputada entre as cidades de Ponta Delgada e Nordeste, Miguel Salgueiro foi o mais forte no sprint final e vestiu a amarela da liderança, mas também a verde dos pontos e a branca da juventude, enquanto Daniel Silva passou a envergar a azul correspondente ao melhor trepador, condição que manteve até à partida para a última etapa.

Para o 2° dia estava reservada uma viagem de 114 km's, cerca de três terços do perímetro total da ilha, entre as cidades de Nordeste e Lagoa. Naturalmente, assumindo a responsabilidade de quem segue de amarelo, a equipa de Torres Vedras manteve o controlo da corrida, neutralizando todas as tentativas de fuga e encaminhando-a para uma chegada ao sprint.

A Miguel Salgueiro exigia-se a tentativa de discussão da etapa, mas sobre a linha de meta o polaco Pawel Szotska foi mais forte e superou o 5º lugar obtido pelo atleta da Sicasal Constantinos, destronando-o da liderança da prova. À partida para a última etapa, tudo estava por decidir e as características do percurso entre a cidade de Lagoa e o Alto da Lagoa do Fogo faziam prever uma batalha árdua pela vitória final.

Livre da responsabilidade de controlar a etapa, a equipa torriense começou por aumentar o ritmo da corrida apenas à entrada da primeira das 5 contagens de montanha, com o objetivo de colocar Diogo Sardinha na frente para tentar a vitória final. No entanto, quem se destacou foi António Ferreira da Vito Feirense, que alcançou a vitória na etapa e conquistou o Grande Prémio Açoriano. Diogo Sardinha cruzou a meta na 6ª posição e subiu ao 4º lugar da geral final ficando apenas a 18 segundos do pódio.

O diretor desportivo Hélder Miranda, nitidamente satisfeito com a prestação da equipa, afirmou estar "muito feliz com o desempenho de todos" e segundo a sua perspetiva “o primeiro dia foi fantástico, com tudo o que planeamos a resultar na perfeição. Os meus parabéns a os atletas que demonstrar am ao longo destes 3 dias ambiçã o pela vitória." Destaca ainda a união dos seus atletas, "trabalhámos como uma verdadeira equipa, mas na ponta final da etapa rainha os adversários foram mais fortes e quando assim é, só temos que reconhecer”

Quanto às classificações secundárias, e já depois de na 2ª etapa Miguel Salgueiro ter perdido a liderança nos pontos, a derradeira etapa acabou também por levar-lhe a da juventude, bem como a da montanha a Daniel Silva. A equipa acaba por subir ao pódio apenas para receber a “prata” do pódio coletivo. Na classificação final, Salgueiro termina em 7º lugar, seguido de Daniel Silva em 15º, Marcelo Salvador 17º, Francisco Guerreiro 29º, José Vieira 30º e Francisco Morais em 62º.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho

 

                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com