segunda-feira, 20 de maio de 2019

“14º Passeio “Os Cansados de Marinhais”

Dia 2 de Junho de 2019

Texto: José Morais/pesquisa Wikipedia

 Cartaz: Notícias do Pedal/Cansados de Marinhais

É um dos atuais e divertido Grupo de Cicloturismo do pelotão nacional, estão presentes em quase todos os eventos, chegando a dividir o seu grupo para participar num passeio quando no mesmo surgem mais do que um, correm os diversos pontos do país, marcando sempre a sua presença, são conhecidos pelos “Cansados”, mas sempre muitos ativos.

Inovação é o que não falta a este grupo amantes da bicicleta e cicloturismo, o seu presidente, incansável para proporciona sempre os eventos que organizam, e apresentar novidades, em 2017 foi um helicóptero, em 2018 um balão, e este ano tudo preparado para serem os dois em conjunto, num passeio marcado sempre por muita adesão, com participantes oriundos de diversos locais do país.

A edição de 2019, a 14º vai para a estrada no próximo dia 2 de junho, a concentração será feita no recinto de festas de Marinhais a partir das 8 horas. Pelas 9 horas está marcada a partida do pelotão, que espera a organização juntar um número considerado de participantes.

Num passeio que muito promete, e onde haverá mais um ano fotos e imagens tiradas do ar, da longa caravana que este passeio costuma juntar, num trajeto excelente para rolar.

Para informações e inscrições as mesmas podem ser feitas para o mail: friotecnica.marinhais@gmail.com

Telefones: 914 272 399 - 917 190 229 - 963 490 506

Marque já na sua agenda e venha participar neste passeio que muito promete, faça como nós, vamos marcar presença para reportagem completa do evento, e ainda com diretos dos melhores momentos do evento.

Participe…

E para melhor conhecer o local aqui fica um pouco da história de Marinhais:

Marinhais é uma freguesia portuguesa do concelho de Salvaterra de Magos, com 38,74 km² de área e 6 336 habitantes (2011). Foi elevada ao estatuto de vila em 9 de Julho 1985. A densidade populacional da freguesia é 163,6 hab/km².

Casebres dispersos, terrenos incultos, estradas de areia, por aqui passava o Rei D. Miguel quando, de vilegiatura em Salvaterra de Magos, ia caçar veados na Tapada.

Esta localidade foi denominada durante séculos como "Foros de Muge", dado que todos os terrenos pertenciam à Freguesia de Muge, sob a forma de baldios.

Davam nas vistas as enormes extensões de terreno cobertas de camarinheiros (plantas empetráceas que produzem frutos pequenos e redondos chamados "camarinhas") em tal quantidade que a designação de Foros de Muge foi, a pouco e pouco, pelo Rei e sua comitiva, substituída pela de "Camarinhais".

É difícil traçar uma evolução histórica sobre Marinhais, pois os seus primeiros habitantes não eram das redondezas mas originários de norte do país, nomeadamente da zona de Pombal, Soure e Cantanhede.

Dos principais marcos históricos, destaca-se o ano de 1875, como a data provável de construção da Capela de S. Miguel Arcanjo. A inauguração da estação de caminho-de-ferro em 1902 foi outro notável acontecimento, estando o próprio Rei D. Carlos presente.

Não se sabe se por deturpação da designação de Camarinhais, se pelo propósito de a simplificar, foi dado definitivamente à aldeia o nome de "Marinhais".

De todos os acontecimentos aquele que mais marcou a ascensão de Marinhais foi a criação da freguesia em 1927.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com