sábado, 16 de março de 2019

“Clássica da Arrábida”

Pelotão mais internacional de sempre pedala na Arrábida

Por: José Carlos Gomes

A terceira edição da Clássica da Arrábida, a mais internacional de sempre da prova, será disputada, neste domingo, por 158 corredores, em representação de 23 equipas. A caravana vai percorrer 185 quilómetros, com partida de Palmela, passagem em Setúbal e um final, seletivo e eletrizante, no Castelo de Sesimbra. A corrida é pontuável para os rankings UCI e também para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e Sub-23.

Numa competição que pretende mostrar a Arrábida como região privilegiada para a prática de ciclismo, o pelotão conta com 18 países representados: Alemanha, Angola, Austrália, Bélgica, Bulgária, Espanha, Estados Unidos da América, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suíça e Uruguai.

A prova começa, às 11h40, no Largo de S. João, Palmela, terminando, cerca das 16h00, no Castelo de Sesimbra, depois de percorridos 185 quilómetros. A fase final, em circuito, terá um total de 33 quilómetros, que incluem três subidas ao Alto da Serra, a última com meta no castelo. Além das subidas, curtas mas exigentes, a Clássica da Arrábida mantém-se fiel ao ingrediente que lhe tem dado carisma: dois setores de terra-batida e gravilha.

 

Equipas

Continental Profissional: Caja Rural-Seguros RGA e Euskadi Basque Country-Murias (Espanha), W52-FC Porto (Portugal)

Continental: Aviludo-Louletano, Efapel, LA Alumínios-LA Sport, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, UD Oliveirense-InOutBuild e Vito-Feirense-PNB (Portugal), BAI-Sicasal-Petro de Luanda (Angola), Lokosphinx (Rússia), Swiss Racing Academy (Suíça), Team Diffedange-GeBa (Luxemburgo), Team Wiggins LeCol (Reino Unido) e Uno-X Norwegian Development Team (Noruega).

Equipas de Clube: ACDC Trofa/Trofense, Crédito Agrícola/Jorbi/Almodôvar, Fortunna/Maia, Jorbi/Team José Maria Nicolau, JV Perfis/Gondomar Cultural e Sicasal/Constantinos (Portugal)

As duas edições anteriores da corrida foram vencidas por ciclistas que, entretanto, subira ao WorldTour, Amaro Antunes, em 2017, e Dmitrii Strakhov, em 2018.

A edição de 2019 conta com três equipas de categoria continental profissional, Euskadi Basque Country-Murias, Caja Rural-Seguros RGA e W52-FC Porto, que tentarão fazer valer o favoritismo teórico. No entanto, as oito equipas continentais portuguesas e as formações Team Wiggins LeCol, Uno-X Norwegian Development Team e a Lokosphinx também têm argumentos para bater-se pelo triunfo. As equipas de clube aspiram a bons resultados entre os sub-23.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com