domingo, 7 de outubro de 2018

“1º Passeio Agualva/Cacém, com alguma negligência”

Participantes descontentes, com falta de segurança

Texto e fotos. José Morais

A organização de passeios de cicloturismo obrigam a um sem número de regras, onde a principal será, a de dar e manter ao longo de todo o trajeto segurança a quem pedala, caso isso não aconteça, não podemos considerar um passeio de cicloturismo, mas sim, um simples passeio formal de bicicleta, onde um grupo de amantes da mesma se junta, e vão dar uma volta, e terão de cumprir as regras do trânsito.

É certo de que se realizam alguns passeios sem acompanhamento policial, porem, são organizados em zonas diferentes, com um grupo de motares, e onde o trânsito permite circular em segurança, o caso que não aconteceu neste passeio do Cacém.

Não querendo denegrir a organização, já que não é essa a minha intensão neste artigo, não gostando de fazer crísticas destrutivas, apenas quero alertar para que situações destas não acontecem, e no futuro se melhor, porem, e em respeito a todos os participantes, tinha de escrever estas palavras, e publicar as poucas fotos feitas.

Um passeio que teve concentração este domingo 7 de outubro na Escola Gama Barros pelas 8 horas, para fazer e confirmar as inscrições, a partida foi dada mais abaixo junto ao Largo Dona Maria, pouco passava das 9 horas era dada a partida a pouco mais de meia centena de participantes.

Antes da mesma, a organização dava umas palavras aos participantes, informando a forma como o passeio ia decorrer, e a forma de segurança, muitos comentários se fizeram ouvir, e a discórdia de muitos era manifestada, porem, deu-se inicio ao passeio, e os participantes lá começaram a pedalar, onde alguns carros se começaram a meter no meio dos mesmos.

As pedaladas foram decorrendo, alguma confusão no meio dos ciclistas, algumas subidas a surgirem, e a confusão instalada no seio do pelotão, onde muitos participantes contestavam a segurança, eu próprio que por norma ajudo em certas alturas nos eventos, fazendo cortes de estrada autorizado pelas forças de segurança, aqui foi complicado, chegando a ser insultado por parte de certos automobilistas que avançaram, e chegam a colocar cicloturistas em perigo, e perante estas atitudes, e quando a determinada parte do evento o pelotão chegou a ter alguns minutos de diferença entre a frente e a traseira, e vindo bicicletas e carros tudo a monte, tomei uma decisão radical, a de abandonar o passeio, por não haver condições para trabalhar, e não ter de assistir a algum momento menos agradável.

Pena minha, primeira vez em quase 25 anos que faço coberturas de eventos de cicloturismo, foi a primeira vez que tive de tomar uma decisão destas, que para mim em nada foi agradável, mas que achei a mais correta.

Lamento este sucedido, mas este tipo de passeio na zona onde foi realizado, pelos locais de passagem do mesmo, não pode ser feito sem acompanhamento policial, é difícil controlar o trânsito, e dar segurança a todos os participantes, e esta e a parte principal, “Segurança”.

Porem, e como já tinha referido, em respeito a todos os participantes, e ainda com a organização que no futuro penso que mudará, ficam estas palavras, e algumas fotos, poucas, mas o melhor que se pode fazer, trabalhando nas mais difíceis condições para as realizar.

Com um até breve, ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.

 Podem visualizar mais fotos em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com