domingo, 16 de setembro de 2018

"Bicla Fest – Lisboa Ciclável, junta muitas centenas de participantes"

“No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade”

Texto e fotos: José Morais

Ainda parece que foi ontem, e já lá vão 20 anos que se iniciou pela primeira vez o “Dia Europeu sem Carros”. Lisboa foi das primeiras cidades a aderir à iniciativa, desde então, as iniciativas tem sido muitas, e anualmente decorrem muitas na Semana Europeia da Mobilidade.

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), foi pioneira na iniciativa, e desde o primeiro dia sempre lutou por uma mobilidade sustentável, e anualmente tem organizado um passeio de bicicleta, onde os objetivos é divulgar a ciclabilidade de Lisboa.

E foi o que aconteceu este domingo 16 de setembro, início de mais uma Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, organizando um passeio de bicicleta pela cidade, num percurso plano e acessível a todos, desfrutando assim a cidade de forma diferente, para participar, bastava apenas uma bicicleta, de btt, citybike, ou convencional, e vontade de conhecer e descobrir Lisboa de uma forma saudável e ecológica.

O local da concentração não poderia ser se não o cartão-de-visita da Capital, e a mais bonita e emblemática praça da Europa, a Praça do Comercio, bem cedo começaram a chegar os participantes, confirmando as suas inscrições, e recebendo uma oferta, uma t-shirt e um bidon.

Dois dedos de conversas, algumas fotos para mais tarde recordar, e pelas 10 horas tudo a postos para se dar início ao passeio, com cerca de 25 quilómetros, percorrido entre a Praça do Comercio, o Poço Bispo, Belém, e o regresso ao local da partida, onde terminou o passeio cerca das 12,20.

O postal ilustrado:

A bicicleta começou nos últimos anos a ter sem dúvida um lugar muito especial na vida dos portugueses, apesar de ainda muitos dizerem, e até criticarem que a mesma não possui expressão, isso não é verdade.

Os portugueses sempre tiveram na bicicleta um carinho muito especial, e a mesma foi muito utilizada no nosso país. A mesma serviu de transporte para muitos, certas zonas, na zona centro, Alentejo, e muitas mais, a própria GNR fazia patrulhamento pelas aldeias, e até existiram pelotões do exército de bicicletas.

Depois, é certo de que os hábitos foram mudando, o automóvel começou a ganhar terreno, os mesmos aumentaram, e as condições para pedalar eram menores, mas mesmo assim existiam os resistentes que nunca deixaram de pedalar.

Não colocando o automóvel de parte, já que o mesmo também é indispensável, a bicicleta começou a ter mais espaço, as ciclovias dispararam, começando a mesma a ser vista com outros olhos, e colocando também esses olhos noutros países, onde a implementação foi grande e muito positiva.

Hoje, a bicicleta começa a ser rainha, e as cidades cada vez tentam ter mais condições para se pedalar não apenas para praticar desporto, manutenção física, mas diariamente para uso como transporte alternativo, e nestas iniciativas, como o passeio realizado hoje, a vontade de pedalar é sem dúvida muita, e a vontade de quem participou, de que existam ainda mais condições e segurança para pedalar.

Vinte anos depois do “Dia sem Carros”, e de se ter iniciado as Semanas Europeias da Mobilidade” as bicicletas estão bem vivas, e a participação nestas iniciativas são muito positivas, e pode-se ver pelo número participantes que estiveram hoje em Lisboa.

Cerca de 800 amantes da bicicleta, que alegraram e coloriram as ruas da capital, num passeio onde se puderam encontrar participantes masculinos, e femininos, com, idades a pedalar a partir dos 6 anos, e ultrapassaram os 80, o que demostra a vontade de pedalar, e o carinho pela bicicletas.

Num passeio que decorreu sem nada a assinalar, numa pedalada certa e acessível a todos, levou sempre na cabeça do longo pelotão, os mais jovens, crianças que marcaram a velocidade certa do cicloturismo, os quais contaram ainda com o apoio da Policia Municipal de Lisboa, ao qual temos de enaltecer o excelente trabalho que fizeram ao longo do trajeto, dando assim segurança a todos que pedalaram.

Pouco mais para dizer, apenas uma palavra, “Parabéns”, à organização, às forças policiais, e em especial a todos os participantes, já que foram eles os protagonistas deste grande passeio.

Ficam assim os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Texto e fotos: José Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com