sexta-feira, 24 de agosto de 2018

“Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros”

Colombiano Yeisson Casallas vence etapa e veste amarela

Por: José Carlos Gomes

O colombiano Yeisson Casallas (Bathco) ganhou hoje a primeira etapa em linha da Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros, uma ligação de 116,9 quilómetros entre Belmonte e o Fundão, e saltou para o comando da classificação geral.

A etapa, percorrida sob o ardente calor beirão, foi palco de múltiplos ataques. A fuga que parecia mais consistente juntou sete corredores na dianteira. Na primeira passagem pela meta, a 25,2 quilómetros do final, os escapados dispunham de cerca de dois minutos de vantagem sobre o pelotão, comandado pela Bairrada, em defesa da supremacia na geral individual.

Já na aproximação à primeira passagem pelo Fundão saltaram três corredores do grupo principal, tentando fazer a “ponte” para os fugitivos. Entre esses três estava Yeisson Casallas, que conseguiu chegar à cabeça de corrida. O pelotão foi retirando vantagem aos fugitivos e a maior parte daqueles que vinham da fuga original foi perdendo o contacto com a frente da corrida.

Entretanto, já nos últimos 6 quilómetros, alguns dos candidatos à geral saltaram do pelotão e formaram a nova frente de corrida. Yeisson Casallas resistiu na dianteira e ainda teve forças para ser o mais forte no sempre duro sprint, a subir, no empedrado do Fundão. O segundo classificado foi João Afonso (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda) e o terceiro Julián Madrigal (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

A primeira etapa em linha provocou uma revolução na classificação geral. Yeisson Casallas saltou para o topo da tabela, tendo Rúben Simão (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana) apenas a 2 segundos. O terceiro, a 7 segundos, é Rafael Torres (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact).

Todas as restantes classificações levaram uma reviravolta face à hierarquia marcada pelo prólogo. Yeisson Casallas junta a geral por pontos à geral absoluta, Luís Cabral (Vito/Feirense/BlackJack) é o primeiro trepador e André Silva (Academia Joaquim Agostinho/UDO) é o melhor júnior de primeiro ano. A Vito/Feirense/BlackJack assumiu o comando por equipas.

A segunda etapa, a disputar neste sábado, tem duplo setor. De manhã corre-se um contrarrelógio individual de 15,9 quilómetros, no Sabugal. O primeiro corredor parte às 10h00. O setor vespertino tem 59,2 quilómetros, a percorrer entre o Sabugal e Almeida, a partir das 16h30.

Fonte: FPC

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com