domingo, 1 de julho de 2018

“Festas das bicicletas”

“Por Uma Causa/Rumo a Tokyo”
Pombal 21 e 22 de Julho de 2018
 

Texto: José Morais/Armando Vieira

Cartazes: Clube de Cicloturismo de Pombal

É um dos mais belos eventos realizados ao longo dos anos na zona centro de Portugal, denominado de “14 Horas a Pedalar”, este ano na sua 17ª edição, o evento de 2018 promete sem dúvida, algo diferente nunca realizado a nível nacional.

Ao longo dos anos, este evento que é denominado “Festa das Bicicletas”, tem sido muitas vezes solidário por várias causas, e este ano não vai fugir à regra, já que vai apoiar mais uma grande causa, denominada de “Rumo a Tokyo”, com a receita líquida do evento, a reverter a favor do atleta Carlos Leitão, heptacampeão de Ténis em Cadeira de Rodas, cujo objetivo será o de participar nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020.

Mas, a edição deste ano das “14 Horas a Pedalar”, quer ir mais longe, e a “Festa das Bicicletas, não irá ter apenas 14 horas, mas sim 24 horas, e nesta grande festa a realizar em Pombal nos dias 21 e 22 de julho, alem das “14 Horas a Pedalar” vais existir ainda “Patinagem de Rua/Livre e Velocidade”, e ainda “Ciclismo/Perseguição Individual”.

Este evento que faz parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), é organizado pelo Clube de Cicloturismo de Pombal, com os apoios da Câmara Municipal e Freguesia de Pombal, entre muitos outros patrocinadores que se juntaram â causa.

O Notícias do Pedal mais um ano vai marcar presença neste evento único no país, depois de em 2017 ter iniciado com semi-diretos nos seus canais de Televisão, este ano prepara uma reportagem completa do evento, e com diretos para a rede social Facebook, com entrevistas e momentos especiais do evento.

As inscrições e informações devem de ser feitas para o e-mail cicloturismopombal@gmail.com ou pelo telemóvel 968 130 525

 

Aqui fica o programa completo do evento, como os regulamentos: 

 

FESTA DAS BICICLETAS

PROGRAMA

21 e 22 de Julho de 2018

 

1º Evento – “14 HORAS A PEDALAR”


Sábado: 22h00 - Início das 14HP

Sábado: 22h10 – Cicloturismo - Passeio Noturno (Pelotão 14HP)

Sábado: 22h15 - Exibição ACROPOMBAL

Sábado: 23h00 - Regresso ao Circuito

Domingo: 02h00 – Caldo Verde

Domingo: 08:30 – Momento Energético

Domingo: 10h30 – Cicloturismo - Passeio Domingueiro (Pelotão 14HP)

Domingo: 12h00 – Entrega de lembranças

Domingo: 12h30 – Fim das 14HP

 

2º Evento – PATINAGEM

Domingo: 15h00 – Patinagem de Rua (Livre)

Domingo: 16h00 – Patinagem de Velocidade (Exibição)

 

3º Evento – CICLISMO

Domingo: 17h00 – Perseguição Individual (Eliminatórias)

Domingo: 20h00 – Entrega de Lembranças

Domingo: 20h30 - Fim da Perseguição Individual

Domingo: 22h00 – Fim da Festa das Bicicletas

 

REGULAMENTO GERAL

14 HORAS A PEDALAR

1.         O evento denominado 14 HORAS A PEDALAR, que poderá ser identificado pela sigla 14HP, faz parte integrante do programa da manifestação desportiva, recreativa e social intitulada Festa das Bicicletas, a realizar nos dias 21 e 22 de julho de 2018, em Pombal, numa iniciativa e organização do Clube de Cicloturismo de Pombal, em parceria com o Município de Pombal e a Freguesia de Pombal.

2.         Especialmente para as 14HP, o Clube de Cicloturismo de Pombal criou o logótipo que não pode ser copiado ou usado por terceiros sem autorização do autor.

3.         O evento 14HP é uma variante da modalidade de cicloturismo, isento de competição e classificação, tendo como objetivo premiar e incentivar o uso das bicicletas num ambiente de festa e de amizade entre todos aqueles que as utilizam. No entanto, todos os participantes devem-se submeter ao presente regulamento.

4.         Sob o lema “RUMO A TOKYO”, a receita líquida do evento vai reverter a favor do atleta Carlos Leitão, heptacampeão de Ténis em Cadeira de Rodas, com o objetivo de participar nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020.

5.         O evento está agendado para os dias 21 e 22 de Julho de 2018, entre as 22H00 de Sábado e as 12H00 de Domingo. Decorre em circuito fechado, com um perímetro de 400 metros, na Av. Heróis do Ultramar, entre a Rua dos Bombeiros Voluntários e o Viaduto sob a Alameda Europa, na cidade de Pombal.

6.         O evento engloba, o Passeio Noturno (Apresentação à Cidade) e o Passeio Domingueiro, que se realizam, respetivamente, no sábado, entre as 22 e as 23 horas, e no domingo, entre as 10 e as 11 horas.

7.         Podem participar todos os Ciclistas, organizados em equipas com um mínimo de 12 elementos, entre os 14 e os 75 anos de idade.

8.         Não é permitido no evento ciclistas individuais e ou equipas não inscritas.

9.         Todos os ciclistas devem usar no pulso as pulseiras de controlo distribuídas pela organização.

10.      As inscrições, limitadas a 20 equipas, salvo casos excecionais, terminam na quarta-feira, dia 18 de julho, data limite para as equipas entregarem a Ficha de Inscrição devidamente preenchida e o respetivo donativo.

11.      O donativo corresponde a 5€ por pessoa inscrita.

12.      Os interessados podem contactar o clube pelo e-mail cicloturismopombal@gmail.com ou pelo telemóvel 968130525.

13.      Os Ciclistas e as Equipas têm direito a lembranças de presença. Os prémios especiais são sujeitos a regulamento próprio (ver verso).

14.      Qualquer alteração às inscrições decorre entre as 19H00 e as 20H00, do dia 21 – Sábado, no próprio recinto, nos termos do programa previamente elaborado para o efeito.

15.      Às 22H00, em ponto, serão iniciadas as 14HP, com a presença obrigatória no circuito de todas as equipas e todos os ciclistas inscritos, até ao fim desta primeira hora.

16.      Entre as 23H00 (Sábado) e as 10H00 (Domingo), é obrigatória a participação no circuito de todas as equipas com um mínimo de 4 ciclistas.

17.      Entre as 10H00 e as 12H00 – Domingo, é obrigatória a participação de todas as equipas e de todos os ciclistas inscritos.

18.      Às 12H00, terminam as 14HP, seguindo-se de imediato a entrega de lembranças e dos prémios.

19.      Os ciclistas poderão utilizar todo o tipo de bicicletas, sem motor auxiliar, sendo obrigatório o uso de capacete de proteção aprovado e recomendada a utilização de sistema de iluminação e material refletor.

20.      São proibidas bicicletas com atrelado e cadeiras assim como o transporte de crianças.

21.      Entre as 00H00 e as 08H00, é proibida a utilização de campainhas ou outros sinais sonoros. Também, os participantes devem respeitar a Lei Geral do Ruído e as determinações do Município, da PSP e da Organização.

22.      Os ciclistas devem apresentar-se em perfeitas condições físicas, não se responsabilizando a organização por qualquer problema de saúde e também com incidentes que eventualmente possam surgir antes, durante e após o evento, que não estejam cobertos pelo seguro temporário de acidentes pessoais a cargo da organização se for o caso.

23.      O não cumprimento voluntário de presente Regulamento e ou algum comportamento antissocial implica o afastamento do(s) ciclista(s) ou da(s) equipa(s), perdendo o direito aos prémios e à inscrição.

24.      Nos termos do número anterior, em caso de expulsão de qualquer (quaisquer) ciclista (s) e ou equipa(s), não é (são) admitida(s) na próxima edição das 14HP.

25.      A organização não se responsabiliza por eventuais inscrições fraudulentas, falsas declarações, participações não declaradas e por todos os atos socialmente reprováveis e ou criminalmente puníveis.

26.      É proibida a exploração de serviço de bar (comes e bebes) pelas equipas ou por terceiros sem autorização da organização.

27.      É proibido a colocação no recinto de telas ou outra forma de publicidade sem autorização da organização.

 

REGULAMENTO DOS PRÉMIOS ESPECIAIS
14 HORAS A PEDALAR

I - TROFÉU “PASTELEIRA” – FREGUESIA DE POMBAL

1.         O Troféu “Pasteleira” vai ser entregue à equipa que apresentar a concurso a bicicleta MAIS ANTIGA E ORIGINAL.

2.         Só são consideradas a concurso as bicicletas usadas pelos ciclistas no evento.

 

II - TROFÉU MAIS – MUNICÍPIO DE POMBAL

1.         O prémio é destinado à equipa que contar MAIOR NÚMERO DE INSCRIÇÕES.

2.         Em caso de empate ganha a equipa com mais elementos femininos.

3.         Se a igualdade persistir será feito um sorteio.

 

III - TROFÉU CHARME FEMININO – FLÔR EDEN

1.         O prémio caberá àquela equipa que MAIS ELEMENTOS FEMININOS inscrever.

2.         Em caso de empate ganha a equipa com menos elementos masculinos.

 

IV - TROFÉU PEDALÁSTICO – CRÉDITO AGRÍCOLA

1.         O troféu está reservado para a equipa que apresentar e utilizar a BICICLETA MAIS CRIATIVA ou ENGRAÇADA.

2.         Para a nomeação do vencedor será constituído um júri composto por um representante da cada equipa.

3.         Se houver empate caberá à Organização escolher o vencedor. 


 

Regulamento

Perseguição Individual em Bicicleta

1.         O evento denominado Perseguição Individual em Bicicleta, faz parte integrante do programa da manifestação desportiva, recreativa e social intitulada Festa das Bicicletas, a realizar nos dias 21 e 22 de julho de 2018, em Pombal, numa iniciativa e organização do Clube de Cicloturismo de Pombal, em parceria com o Município de Pombal e a Freguesia de Pombal.

2.         Trata-se de um evento desportivo na modalidade de ciclismo, por eliminatórias, meramente de exibição, que termina com a realização da final entre o último par de participantes apurados, estabelecendo-se logicamente uma ordem tipo classificativa.

3.         A título particular, a organização poderá atribuir lembranças aos participantes e distinguir os finalistas.

4.         Os participantes podem usar qualquer tipo de bicicletas desde que totalmente mecânicas.

5.         É obrigatório o uso de capacete de ciclismo homologado.

6.         O evento está agendado para o dia 22 de julho de 2018, a partir das 17 horas.

7.         O evento decorre em circuito oval, com um perímetro de 400 metros, sito na Avenida Heróis do Ultramar, entre a Rua dos Bombeiros Voluntários e o viaduto sob a Alameda Europa, em Pombal.

8.         No circuito serão sinalizadas duas metas opostas, pontos de partida e chegada dos participantes.

9.         Cada participante parte da meta que a grelha indicar, nos termos do ponto 24.

10.      Os participantes circulam no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

11.      As eliminatórias são compostas por quatro séries até às meias-finais.

12.      A primeira série contará com 32 participantes, divididos em dois grupos de 16 participantes.

13.      A segunda série contará com 16 participantes, divididos em grupos de 8 participantes.

14.      A terceira série, com 8 participantes, será dividida em dois grupos de 4 participantes.

15.      A quarta série, com 4 participantes, será composta por dois grupos de 2 participantes.

16.      Após esta última eliminatória, os participantes eliminados vão disputar entre si o 3.º e o 4.º lugares.

17.      Os apurados disputam a final.

18.      Durante as quatro séries os participantes terão de percorrer 3 voltas completas ao circuito, desde e até ao ponto (meta) de partida.

19.      A semifinal e a final são disputadas em 5 voltas do mesmo modo.

20.      As eliminatórias são disputadas entre 2 participantes, sendo apurado o participante que for mais rápido a terminar as voltas ao cortar a sua meta.

21.      À medida que os ciclistas vão sendo eliminados terminam a sua participação no evento.

22.      Durante as eliminatórias, na ausência de um ou mais participantes já apurados passa (m) à fase seguinte o(s) participante(s) que com ele(s) estava(m) alinhado(s).

23.      Antes do início do evento e na falta de um ou mais participantes este(s) será(ão) substituído(s) pelo(s) suplente(s) por ordem de inscrição.

24.      O alinhamento dos participantes na grelha pré-definida é conforme a ordem de inscrição dos participantes e segundo o método criado pela organização.

25.      À medida que os interessados se vão inscrevendo ser-lhes-à atribuído o número do dorsal.

26.      Os dorsais serão distribuídos no início do evento cabendo aos participantes devolvê-los no final.

27.      O evento está aberto a todos os participantes com idades entre os 14 e os 75 anos.

28.      Os ciclistas devem apresentar-se em perfeitas condições físicas, não se responsabilizando a organização por qualquer problema de saúde e também com incidentes que eventualmente possam surgir antes, durante e após o evento, que não estejam cobertos pelo seguro temporário de acidentes pessoais a cargo da organização se for o caso.

29.      O não cumprimento voluntário de presente Regulamento e ou algum comportamento antissocial implica o afastamento do(s) ciclista(s), perdendo o direito a lembranças (se houver) e à inscrição.

30.      As inscrições são limitadas a 32 ciclistas efetivos e a 5 suplentes.

31.      Só são aceites os inscritos efetivos que entregarem, a título de donativo, a quantia de 5 Euros, destinada a lembranças e ao seguro de acidentes pessoais.

32.      As inscrições encerram quando estiverem esgotadas.

33.      Os interessados podem contactar o clube pelo e-mail cicloturismopombal@gmail.com ou pelo telemóvel 968130525. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com