terça-feira, 5 de junho de 2018

“Ciclismo: 62º Circuito de Santo António (Amares)”

O tradicional Circuito de Santo António de Amares disputa-se no próximo dia 10 de junho. A 62ª edição da prova integra o programa das Festas d´Amares - Santo António 2018. A competição começará às 09h30 e terminará, pelas 11h45, na Praça do Comércio, tendo os corredores para enfrentar um percurso de 86 quilómetros.

O 62º Circuito de Santo António de Amares - pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã - é organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, AFAA - Associação das Festas Antoninas de Amares e Câmara Municipal de Amares.

Das mais antigas provas de ciclismo do País, o prestigiado Circuito de Santo António tem início marcado para as 09h30 na Praça do Comércio e final previsto para as 11h45 no mesmo local. O percurso, de 86 quilómetros, inclui três passagens pela meta que contarão como metas volantes. A concentração dos corredores será pelas 08h30 e a cerimónia protocolar e de entrega de prémios pelas 12h30.

O percurso do 62º Circuito de Santo António de Amares, integrado no programa das Festas d´Amares - Santo António 2018, será o seguinte: Amares (Praça do Comércio), Besteiros (EN 308 - Partida real), Portela, Caldelas, Torre, Fiscal, São Vicente do Bico, Rendufe, Carrazedo, Amares (Meta Volante - 1ª passagem pela meta), CM Amares, Praceta do Autarca, Crespos, Santa Lucrécia, Adaúfe, Palmeira, Confeiteira, Entre Pontes, Lago, Rendufe, Carrazedo, Amares (2ª passagem pela meta), Besteiros, Portela, Caldelas (Meta Volante), Torre, Fiscal, São Vicente do Bico, Rendufe, Carrazedo, Amares (Meta Volante - 3ª passagem pela meta), CM Amares, Praceta do Autarca, Crespos, Santa Lucrécia, Adaúfe, Palmeira, Confeiteira, Entre Pontes, Lago, Rendufe, Carrazedo, Amares - Praça do Comércio (Meta Final).

Remontando ao ano de 1956, o Circuito de Santo António de Amares é considerado uma das mais antigas provas de ciclismo do país, sendo, desde 1979, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Câmara Municipal de Amares. A prova de ciclismo já foi distinguida com o Troféu “O Minhoto”, na categoria de “Evento Desportivo”.

O 62º Circuito de Santo António de Amares tem o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Amares, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Salvaggio e AFAcycles.

No ano passado, José Sousa venceu isolado o 61º Circuito de Santo António de Amares, prova para a categoria de juniores integrada no programa das Festas d´Amares - Santo António 2017 e pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã. A espanhola Maria de Jesus Barros foi a melhor atleta feminina.

José Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Portugal) chegou à reta da meta integrado no mas lançou um forte sprint que o levou à vitória final no 61º Circuito de Santo António de Amares.

Com mais dois segundos do que o vencedor e ocupando as posições seguintes do pódio, concluíram a prova Fábio Costa (C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda), Artur Chaves (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), Diogo Barbosa (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade) e Pedro Pinto (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel).

Feliz pelo triunfo, José Sousa salientou a dureza do 61º Circuito de Santo António de Amares e destacou que “foi uma corrida um pouco louca, porque tanto ia na fuga, como depois vinha a descolar no pelotão. Felizmente que consegui guardar forças para o final e ganhar”. “É das provas que mais gosto de correr por causa do percurso e da organização. É sempre bom vencer em Amares”, frisou o jovem ciclista.

A atleta espanhola Maria de Jesus Barros (Concello do Porriño / Abanca) venceu a classificação feminina, enquanto Patrícia Viana (Tensai / Sambiental / Santa Marta) foi a segunda classificada.

Por equipas, a formação vencedora do 61º Circuito de Santo António de Amares foi a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, enquanto a equipa Moreira Congelados / Feira / Bicicleta Andrade terminou em segundo e o Centro Ciclista de Barcelos / AFF /Orbea / Onda  em terceiro.

Fonte: ACM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com