domingo, 22 de abril de 2018

“II Aquatlo Vila Nova da Barquinha”

Realizou-se no dia 21 de abril o II Aquatlo de Vila Nova de Barquinha, que decidiu os dois vencedores absolutos de aquatlo.

Neste evento realizou-se a prova do Campeonato Nacional Individual e Paratriatlo de Aquatlo e ainda uma prova de aquatlo na distância de super sprint.

O tempo da parte da manhã esteve muito chuvoso, o que dificultou as condições para as competições dos mais novos, na prova regional jovem. A partir da tarde as condições melhoraram significativamente e as restantes provas desenvolveram-se com normalidade e em melhores condições para os atletas.

No Campeonato Nacional de Clubes de Aquatlo Individual, a vitória pertenceu a José Vieira, do Clube de Natação de Torres Novas, que foi o primeiro a cruzar a meta no tempo de 00:23:29. «A prova correu-me bem, partimos dentro de água, havia uma certa corrente na natação, mantive-me à esquerda. Consegui sair em segundo lugar e como fiz uma transição rápida, pelo que foi possível sair em primeiro lugar do parque de transição. Depois foi gerir a corrida, que tinha algumas curvas e algumas subidas, o que quebrava o ritmo, mas acabou por correr bem.» O atleta de 16 anos do Clube de Natação de Torres Novas não estava à espera deste resultado, e tem já a sua próxima competição agendada para o IV Triatlo da Amora, no dia 28 de abril, no Campeonato Nacional Jovem.

O segundo classificado foi Alexandre Silva, do Sport Lisboa e Benfica, que terminou o Aquatlo em 00:23:37, 8” depois do vencedor, e a fechar o pódio ficou Afonso do Canto, também do Clube de Natação de Torres Novas, que conseguiu a marca de 00:23:51.

O pódio feminino do II Aquatlo Vila Nova da Barquinha

Ana Ramos, Inês Rico e Abigail Santana, o pódio feminino do II Aquatlo de VN da Barquinha

Na competição feminina, o primeiro lugar foi para Ana Ramos, do Outsystems Olímpico de Oeiras, que completou a prova em 00:25:56.

«Dada a lista de inscritas, percebi logo que iriam competir boas atletas, mas ganhar era sempre uma possibilidade. Destaquei-me logo na água, saí na segunda posição, com a Daniela Sampaio em primeiro. O percurso da natação era em linha reta a favor da corrente, por isso foi fácil», explica Ana Ramos

A atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras chegou a ser ultrapassada por Inês Rico, mas conseguiu ganhar-lhe posteriormente vantagem.

«O percurso deste segmento da corrida era com curvas e com subidas e descidas, mas eu gosto deste tipo de trajeto. Custa subir, mas depois também recuperamos nas descidas e além disso não é tão monótono como se fosse a direito», conclui a atleta.  A próxima competição de Ana Ramos será no I Triatlo de Lagoa, a realizar no dia 29 de abril, em Lagoa.

Inês Rico, do Alhandra Sporting Club, conquistou a segunda posição com 00:26:22. Abigail Santana, do SFRAA TRIATLO, ficou em terceiro lugar com a marca de 00:26:38.

O II Aquatlo de Vila Nova da Barquinha foi uma organização do Clube de Natação de Torres Novas, com a parceria do Município de Vila Nova da Barquinha e com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário