segunda-feira, 9 de abril de 2018

“ASFIC VENCE COLETIVAMENTE A 11 VOLTA AO CONCELHO DE ALMODOVAR E CONQUISTA UMA MÃO CHEIA DE PÓDIOS”

Decorreu no último fim-de-semana (07 e 08 de Abril), a 11.ª Volta ao Concelho de Almodôvar em Ciclismo, prova em que alinharam 139 ciclistas em representação de 16 equipas nacionais e uma Espanhola.

A formação riomaiorense ASFIC Grupo Parapedra/Dinazoo / Riomagic participou nesta prova 11 unidades da sua equipa.

Humberto Careca, Rui Rodrigues, Aníbal santo, Luís Vicente, Edgar Oliveira, Cláudio Paulinho, Hugo Feijão, João Portela, João Letras, Jorge Letras e Fábio Leaça, foram os ciclistas da equipa do concelho de Rio Maior que participaram nesta prova por terras alentejanas.

A primeira etapa e início da 11 volta ao Concelho de Almodôvar, decorreu na tarde do dia 7, com partida em Almodôvar e chegada ao Alto de Santa Clara, etapa composta por 110 km.

Alinharam á partida para a 1ª etapa 139 atletas, uma etapa onde as condições climatéricas viriam a dificultar a tarefa dos atletas e a revelar-se talvez o obstáculo mais difícil de ultrapassar, pois a etapa decorreu sempre debaixo de muito frio e muita chuva.

Os atletas da ASFIC estiveram sempre na discussão da etapa, com algumas tentativas de fuga, que nunca forma além dos 35 segundos de vantagem, e sempre controladas pelo pelotão. A cerca de 4 km do final, o pelotão estava compacto e dava-se o início de uma subida acentuada que conduziria os ciclistas até à meta, o que fez com que os ciclistas ficassem afastados uns dos outros.

No final os mais fortes viriam a ser dois ciclistas, um da equipa espanhola e o João portela da ASFIC, que cortaram a meta com o mesmo tempo, e a 6 segundos do terceiro classificado, mas o camisola amarela seria o corredor da equipa Espanhola.

Nesta primeira etapa a equipa do concelho de Rio Maior mostrou um excelente trabalho e empenho, superando toda a equipa as extremas dificuldades climatéricas e alcançando o 2.º lugar por equipas, ficando a apenas 9 segundos da equipa Espanhola que foi a vencedora.

Com esta classificação João Portela subiu ao pódio, vestindo a camisola Vermelha, líder da sua categoria e Rui Rodrigues ficava em segundo lugar da sua categoria.

Nesta primeira etapa desistiram 27 ciclistas, a sua grande maioria devido as grandes dificuldades climatéricas.

No dia seguinte, da parte da manhã, decorreu a 2.ª etapa composta por 60 km, com partida em Gomes Aires e chegada a Almodôvar, tendo alinhado apenas 112 ciclistas, devido as desistências do dia anterior.

A etapa iniciou um bom ritmo, marcada logo pelo azar para a ASFIC, a cerca de 10 km percorridos uma queda no pelotão envolveu cerca de 40 ciclistas, onde os atletas da ASFIC Edgar Oliveira e Fábio Leaça estiveram envolvidos.

Cerca de 15 km percorridos, nova situação complicada para a ASFIC, João Portela viriam a sofrer um furo, mas felizmente o seu colega de equipa, Luís Vicente, estava ao seu lado e de imediato cedeu-lhe a roda da sua bicicleta, ficando a aguardar ele pelo carro de apoio da equipa para lhe ser trocada por uma roda suplente, o que fez com que perdesse bastante tempo para o pelotão, pois os carros de apoio estavam atrasados devido a queda que havia ocorrido quilómetros antes.

Perto de faltar 15km para a meta, deu-se uma fuga de 10 ciclistas, onde se encontrava Jorge Letras da ASFIC, e a qual não viria a ser alcançada e cortando a meta com 18 segundos de avanço em relação ao pelotão.

A ASFIC mais uma vez destacou-se na etapa, com o 3.º lugar da geral individual do Jorge Letras e mais uma vez o 2º lugar por equipas. Rui Rodrigues e João Portela conquistaram o segundo lugar das suas categorias.

No entanto a Camisola amarela viria a trocar de ciclista, e João Portela a perder 3 segundos.

Nesta etapa, e principalmente pela queda que envolveu vários atletas, desistiram 13 atletas.

Para a última etapa, que decorreu da parte da tarde, composta por um circuito fechado de 10 voltas que perfazia um total de 45 km, já só alinharam 98 atletas.

A etapa decorreu a um ritmo elevado, a passagem da segunda volta deu-se uma fuga de 5 atletas, onde se encontrava o atleta da ASFIC, João Letras, tendo a referida fuga chegado a ter 1 minuto de avanço sobre o pelotão.

A passagem da 8 volta, João Letras juntamente com outro ciclista, conseguiu deixar os seus 3 colegas de fuga para trás e isolaram-se os 2, sendo a vitória da etapa sido discutida ao sprint pelos 2 ciclistas, com atleta da ASFIC, João letras a levar a melhor e a vencer a ultima etapa da Volta ao Concelho de Almodôvar. João portela cortava a meta logo atrás, em 7º Lugar e a cerca de 37 segundos, juntamente com o primeiro ciclista da formação Espanhola, no pelotão a 1minuto e 32 segundos cortava na frente Rui Rodrigues. Estava conquistado o 1º lugar por equipas com quase 1 minuto sobre a equipa Espanhola, quando a ASFIC tinha partido para a ultima etapa apenas a 9 segundo de vencer a geral por equipas, o que queria dizer que coletivamente a ASFIC vencia a 11 volta ao Concelho de Almodôvar com 48 segundos de vantagem.

A ASFIC Grupo Parapedra /Dinazoo /Riomagic obteve um resultado bastante positivo nesta 11.ª Volta ao Concelho de Almodôvar, sendo a melhor equipa da prova e conquistando o 1 lugar coletivamente, 3º lugar a geral individual, e a que subiu mais vezes ao pódio, o que demonstra o excelente trabalho de toda a equipa.

 

Contas feitas no final da 11 Volta ao concelho de Almodovar:

1º Lugar geral final equipa

3º Lugar a geral individual

2º Lugar Geral Classificação por Pontos

2º Lugar Geral Classificação elites

2º Lugar Geral classificação master 30

2º Lugar Geral classificação master 40

 

Vencedores da terceira etapa

De realçar que na geral individual, que resulta do trabalho de toda a equipa durante as três etapas, a ASFIC coloca 3 atletas nos 10 primeiros lugares, sendo mesmo a única em prova a conseguir esse feito. João Letras 3º Lugar, João Portela alcançou to 5.º Lugar e Jorge Letras o 10 Lugar.

Congratulamo-nos e estamos orgulhosos dos nossos atletas pelos resultados obtidos.

É um enorme Orgulhoso vencer coletivamente, o que demonstra não só a excelente qualidade, entrega, dedicação, espirito de sacrifício e entreajuda dos atletas da ASFIC, mas também a união, amizade e harmonia da equipa.

Dedicamos a todos os nossos patrocinadores os resultados obtidos e agradecemos todo o apoio e ajuda que nos prestam, pois sem eles jamais conseguiríamos obter estes resultados.

Podemos não ganhar, mas seremos sempre combativos

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com