quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

“Hoje falamos…”

Chama-se Rui Sousa, e vai estar presente este ano no 30º Passeio de Foz Côa

Por: José Morais

Imagens: Pesquisa Google/Associação Cicloturismo do Côa

É um dos ciclistas mais acarinhados pelo amante do ciclismo, despediu-se da competição em 2017 na Volta a Portugal em Bicicleta, chama-se Rui Miguel Sousa Barbosa, nasceu em Barroselas no concelho de Viana do Castelo a 17 de Julho de 1976.

Aos 41 anos de idade, e ao serviço da Rádio Popular/Boavista foi o protagonista da 6ª etapa da Volta a Portugal de 2017, ao cortar a meta em 1º saindo a chorar, naquela que foi ser a sua despedida da modalidade, com dedicação e profissionalismo, com que marcou os 20 anos de ciclismo.

Atualmente dedica-se a tempo inteiro à União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, da qual é presidente, e ainda da sua empresa de aves e de animais exóticos.

Não lhe são conhecidas quaisquer habilitações académicas sabendo-se apenas que se destacou por ter sido 4 vezes 3º classificado e 1 vez 2º classificado na Volta a Portugal, prova que nunca conquistou, apesar de ter sido campeão nacional de estrada em 2010

Ligado igualmente à columbófila, e ao comércio de aves, Rui Sousa ingressou no ciclismo, como juvenil, pelas mãos do Núcleo Desportivo de Barroselas em 1991 e assina o primeiro contrato profissional em 1998 com a equipa Troia Marisco-Porta da Ravessa, onde permaneceu até 2001 sendo 6º classificado na Volta a Portugal de 2001 e 24º no Mundial de Ciclismo, prova que decorreu nesse ano em Portugal.

Entre 2002 e 2004 Rui Sousa representou a Maia Milaneza-MSS, ao serviço da qual foi o 25º na Clássica Paris-Nice, 16º na Volta a Espanha e 3º na Volta a Portugal de 2002. No entanto, foi também, durante esse Triénio que contraiu uma lesão no joelho direito, que o afastou durante algum tempo da competição, sendo forçado a falhar a Volta a Portugal de 2003.

Com a camisola da Liberty Seguros venceu uma das míticas etapas da Volta a Portugal na edição de 2008, a chegada à Torre e conquistou a camisola amarela, mas só a manteve durante mais 5 etapas e terminou a edição desse ano na 3ª posição da Geral Individual, lugar que viria a repetir na Volta a Portugal de 2011 e na Volta a Portugal de 2012, vencendo nesta última edição o prémio da Montanha.

Na Volta a Portugal de 2013 assumiu o papel de chefe de fila da Efapel-Glassdrive-Skoda e apesar de ser apontado como um dos principais candidatos à vitória final, apenas venceu a 2ª etapa na chegada ao Alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo e voltou a vestir a camisola amarela após a etapa rainha do Alto da Torre, terminando a prova novamente no 3º lugar do pódio. Terminou o ano despedido da equipa com o diretor desportivo a acusar "o corredor de comportamento disciplinar grave".

Em 2014 mudou-se para a Rádio Popular-Onda assumindo-se como chefe de fila e como um dos candidatos à vitória na Volta a Portugal de 2014, voltou a vencer a etapa-rainha, a chegada ao Alto da Torre, repetindo o triunfo de 2008, e mais uma vez não foi além no 2º lugar da classificação geral. Com 40 anos, Rui Sousa volta a alinhar em 2017 pela Rádio Popular-Boavista.

Rui Sousa, o ciclista/presidente da Junta/vendedor de aves exóticas, tem um sonho, o de ter um parque zoológico aberto ao público.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com