terça-feira, 8 de agosto de 2017

“Volta a Portugal/Raúl “Alacampeon” dominou a Srª da Graça em Mondim de Basto”

Sempre sonhei com esta vitória

Terminada a etapa que subiu ao Monte Farinha, em Mondim de Basto, esta terça-feira, 8 de agosto, estão revelados os verdadeiros candidatos e favoritos à vitória da 79ª Volta a Portugal Santander Totta. O Camisola Amarela, Raúl Alarcón (W52-FC Porto) deu-se ao luxo de vencer pela segunda vez nesta Volta e logo numa das etapas decisivas. O espanhol de 31 anos atacou “à campeão” nos últimos 500 metros e foi conquistando, sozinho e metro a metro, o triunfo na mítica Srª da Graça mantendo-se, de pedra e cal, no comando e dilatando a vantagem sobre a concorrência.

"Sempre sonhei com a vitória na Sra. da Graça” sintetizou o espanhol que viu Amaro Antunes, companheiro de equipa, terminar em segundo na etapa e com esse resultado chegar ao terceiro lugar da classificação geral, a 29 segundos de diferença. Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), segundo na etapa, ascendeu à vice liderança e ficou a 25 segundos do comandante. “Podem acontecer tantas coisas… Estou a sentir-me bem, mas temos de ver o que acontece dia após dia. Estamos nos dez primeiros e vamos tentar manter a Amarela na equipa”, sublinhou Alarcón que, com o triunfo em Mondim de Basto, também continua na posse da Camisola Verde Rúbis Gás, símbolo da liderança por pontos e do Prémio Kia Kombinado que resulta da soma da pontuação nas diversas classificações - geral individual, montanha e pontos.

Entre os dez primeiros classificados passou a existir 1’38’’ de diferença estando neste lote certamente o homem que vai vestir de Amarelo em Viseu quando a Volta terminar a 15 de agosto. Entre eles estão quatro elementos da equipa azul e branca e dois do Sporting-Tavira, Rinaldo Nocentini e Alejandro Marque mas também Vicente Garcia de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), João Benta (RP-Boavista) e Sérgio Paulinho (Efapel).

Com exceção da subida ao ponto mais alto de Mondim de Basto este foi um dia “morno”. Partiram de Macedo de Cavaleiros 130 homens para uma etapa que sendo a mais curta era uma das mais complicadas. Só nos últimos dez quilómetros a W52-FC Porto tomou conta do pelotão impondo um ritmo difícil de acompanhar pela Efapel que também tentou a sorte no grupo. A dois quilómetros da meta eao lado do Camisola Amarela, Amaro Antunes anulou a fuga deitando por terra o esforço de Filipe Cardoso (RP-Boavista) que se aguentou na frente, ao lado de Beñat Txoperena (Euskadi), durante quase 57 quilómetros. A persistência de Filipe Cardoso valeu-lhe o Prémio da Combatividade Conselheiros da Visão. A vitória nos dois primeiros prémios de montanha, Pópulo e Velão, consolidou a liderança de João Matias (LA Alumínios-Metalusa Blackjack) na montanha, Camisola Azul Liberty Seguros. O campeão da Letónia, KristsNeiland, (Israel CyclingAcademy) é o novo dono da Camisola Branca RTP por ser o melhor jovem em prova.

5ª Etapa – 9 agosto 2017

Boticas – Viana do Castelo (179,6 km) - Hora da Partida – 12h40

O espetáculo das chegadas em alto vai continuar na 79ª Volta a Portugal Santander Totta. Com a Serra do Barroso como pano de fundo, a vila de Boticas vai dar sinal de partida à quinta etapa que terminará em Viana do Castelo. Não fosse a difícil travessia do Gerês, o final em subida no Santuário de Santa Luzia e um pelotão fatigado mas certamente inconformado, quase se poderia adivinhar um dia calmo para apreciar os 180 quilómetros de uma das mais belas etapas da “Volta”.


Volta a Portugal é uma Volta Ecológica

Quando a corrida passar junto ao Parque Nacional da Peneda–Gerês, depois de Montalegre, a organização vai chamar a atenção da caravana para a iniciativa Bosque Encantado, um carvalhal que vai confirmar, no futuro, o compromisso da Volta a Portugal com a sustentabilidade. Com esta acção a “Portuguesa” poderá ser certificada como a primeira Prova Amiga do Ambiente. Ainda que a prática do ciclismo seja inofensiva para o ambiente, é previsível que a caravana da Volta a Portugal deixe uma pegada ecológica de 800 toneladas de CO2.

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com