domingo, 27 de agosto de 2017

“Volta a França do Futuro”

Tiago Antunes termina na 30.ª posição

Por: José Carlos Gomes

Tiago Antunes foi o melhor português na geral da Volta a França do Futuro, terminando na 30.ª posição a corrida que hoje encerrou com a nona etapa, 107,4 quilómetros, em plenos Alpes, entre Bourg-St-Maurice e o col du Mollard. O colombiano Egan Arley Bernal conquistou a Volta e o russo Pavel Sivakov ganhou a etapa.

A Equipa Portugal tentou apresentar uma postura ativa na última etapa. Hugo Nunes participou numa das primeiras fugas da viagem, iniciativa que seria frustrada na longa e exigente subida do col de la Madeleine, um colosso com 24,3 quilómetros de extensão e 6,2 por cento de inclinação média. No entanto, cedo se percebeu que não seria a melhor jornada para as cores nacionais.

José Neves e Tiago Antunes descolaram do grupo principal na escalada de la Madeleine, ao mesmo tempo que Hugo Nunes perdia o contacto com a frente da corrida. André Carvalho foi o mais resistente dos portugueses, segurando-se no grupo dos favoritos.

“O Tiago Antunes teve um dia mau. Ontem foi ao extremo das suas capacidades para estar com os melhores e hoje pagou a fatura. Mesmo com a ajuda permanente do José Neves e do Hugo Nunes, tentando levá-lo à frente, não foi possível”, resume o selecionador nacional, José Poeira.

A etapa foi aproveitada pelo russo Pavel Sivakov - o grande favorito ao triunfo final que claudicou nas duas anteriores jornadas alpinas - para fazer uma demonstração de força. Saiu do pelotão na subida do col de la Madeleine, passou pelos fugitivos, mantendo-se na companhia do único que conseguiu acompanhá-lo, o estadunidense Neilson Powless, antes de desferir um ataque fortíssimo no início do col do Mollard.

Pavel Sivakov ganhou isolado, deixando Powless, o único sobrevivente da fuga em que participou Hugo Nunes, a 2m31s. O grupo do camisola amarela chegou 3m00s após o vencedor da tirada, encabeçado pelo russo Dmitrii Strakhov, terceiro da jornada.

André Carvalho foi o melhor luso na etapa, terminando na 36.ª posição, a 13m05s de Pavel Sivakov. Hugo Nunes foi 53.º, José Neves 55.º e Tiago Antunes 57.º, todos a 20m21s do primeiro.

O colombiano Egan Arley Bernal dominou a Volta a França do Futuro, saindo dos Alpes com a camisola amarela. O segundo classificado, a 1m09s, foi o belga Bjorg Lambrecht, e o terceiro, a 1m12s, foi o dinamarquês Niklas Eg. Tiago Antunes foi 30.º, a 30m41s, Hugo Nunes foi 41.º, a 40m40s, José Neves foi 49.º, a 45m11s, e André Carvalho foi 59.º, a 52m15s.

A Equipa Portugal fechou a prova no 14.º lugar coletivo, entre 24 seleções participantes. A Austrália dominou coletivamente.

“A nossa prestação foi boa nas primeiras etapas, planas e com discussão ao sprint, nas quais conseguimos estar na luta pelos primeiros lugares. Esperávamos estar melhor na reta final, nas três etapas de montanha, mas acusámos o facto de ser a primeira participação destes corredores, que não estão habituados a provas com tantos dias”, analisa José Poeira.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com