sexta-feira, 14 de julho de 2017

“Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros”

Pedro Andrade vence etapa e Ocampo veste amarela

Por: José Carlos Gomes

Pedro Andrade (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade) venceu hoje a primeira etapa em linha da Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros, uma ligação de 115,5 quilómetros, entre as Caldas da Rainha e Rio Maior. O colombiano Victor Ocampo (Bairrada) sucede ao colega de equipa Fábio Resende no topo da geral individual.

A etapa foi atacada, sem tréguas, desde o início. Sucederam-se as tentativas de fuga, às quais o pelotão sempre deu resposta. Só que um momento de hesitação foi aproveitado por Pedro Andrade para erguer os braços em Rio Maior, após uma cavalgada em solitário que fez jus à vencedora tradição familiar, pois este júnior de primeiro ano é filho de Joaquim Andrade, contrarrelogista da década de 1990, e neto de outro Joaquim Andrade, vencedor da Volta a Portugal em 1969.

“A cerca de 5 quilómetros da meta, os adversários estavam a olhar uns para os outros e pareceu-me o momento ideal para atacar. Foi o que fiz, cumprindo a tática da equipa, e consegui vencer. Vou dar tudo para chegar à camisola amarela”, promete o vencedor da tirada.

 Pedro Andrade cumpriu a etapa em 2h53m51s, menos dois segundos do que o pelotão, encabeçado por Pedro Teixeira (Maia) e Paul Ferreira (Jorbi/Team José Maria Nicolau), segundo e terceiro, respetivamente.

A classificação geral continua definida pelos resultados do prólogo, que colocam quatro corredores na Bairrada nas quatro primeiras posições, todos com o mesmo tempo. O melhor é o colombiano Victor Ocampo, mercê do desempate por pontos. O segundo é o compatriota Diego Benavides e o erceiro o anterior camisola amarela, Fábio Resende.

Apesar de colombiano, o possante Victor Ocampo, em Portugal desde abril, ao abrigo de um protocolo entre a Bairrada e a Liga de Ciclismo de Antioquía, define-se mais como contrarrelogista do que como trepador.

“Sei que vai ser muito difícil, mas vou tentar manter a camisola amarela até ao final. Considero-me um contrarrelogista que se defende na montanha”, afirma o comandante da Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros.

A vitória na etapa valeu a Pedro Andrade o primeiro lugar na classificação por pontos. O campeão nacional júnior de fundo, Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), manteve o primeiro lugar entre os jovens e Carlos Salgueiro (ACD Milharado/EC Manuel Martins) subiu ao pódio como rei dos trepadores. A Bairrada manda coletivamente.

Os candidatos ao triunfo na Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros têm um teste duplo neste sábado, com uma etapa dividida em dois setores. O primeiro tem 49,2 quilómetros e liga Vila Franca de Xira à Póvoa de Santa Iria. A partida será dada às 10h00, prevendo-se que a chegada à meta, coincidente com uma contagem de montanha de quarta categoria, aconteça às 11h15. O setor vespertino é um contrarrelógio individual de 11,4 quilómetros, entre Torre (Carregado) e Alenquer. O primeiro ciclista parte às 16h00.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com