segunda-feira, 8 de maio de 2017

“V TRIATLO de AMORA (Seixal)”

Torrejanos em bom plano no 1ºtriatlo jovem da época

Amora, freguesia do Seixal, recebeu no passado sábado, dia 6/Maio, a 1ªetapa de triatlo (natação, ciclismo e corrida) do CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO JOVEM 2017. Depois dos Duatlos, esta foi a 5ªetapa deste Campeonato Nacional para os mais jovens, e também a 5ª edição do Triatlo de Amora, que contou com a presença de cerca de 500 atletas. Divididos por 4 escalões (Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis), os triatletas foram desafiados a percorrer distâncias que variaram entre os 50m de natação, 1km de ciclismo, 400m de corrida e os 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida. Simultaneamente com a prova de Juvenis, realizou-se a prova de observação para o Campeonato da Europa de Triatlo no escalão Youth (Cadetes e Juvenis 2ºano).

Em termos coletivos, a ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS com a presença de 33 atletas jovens, alcançou um excelente 3ºlugar entre 30 clubes participantes, sendo o Alhandra Sporting Club a equipa vencedora desta etapa, e o Sport Lisboa e Benfica a equipa classificada na 2ªposição.

Na prova de observação para o Campeonato da Europa de Triatlo na categoria de Youth, RICARDO BATISTA venceu categoricamente, e o seu colega de equipa JOSÉ PEDRO VIEIRA obteve o 2ºlugar. Nesta prova de observação muito competitiva, estiveram presentes mais 3 cadetes torrejanos, Diogo Mendes que concluiu no 13ºlugar, Miguel Moreira no 18º, e André Rodrigues, que teve uma pequena queda no ciclismo, terminou no 31ºlugar. Joana Miranda também não conseguiu terminar a sua prova, devido a uma lesão na zona lombar, embora tenha andado na liderança até ao segmento de corrida.

Mas, na 5ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, foram os Benjamins os primeiros atletas a lançaram-se ao rio cerca das 12h00, e o torrejano MATEUS NASCIMENTO foi o 3ºatleta a concluir a prova deste escalão, uma excelente classificação para a sua estreia num triatlo. Rodrigo Vicente, Miguel Gameiro, Simão Vieira e Diogo Viegas também tiveram a sua estreia numa prova de triatlo, alcançando os 11º, 13º, 29º e 38ºlugares respectivamente, enquanto Francisca Leirião, a única Benjamim torrejana, foi 14ªclassificada.

Em Infantis, FRANCISCO CARVALHO ficou a um lugar do pódio, foi 4ºclassificado com uma boa prestação em prova, e a melhor torrejana foi Matilde Moita na 12ªposição. Ana Júlia Marques, Margarida Inácio e Bruna Barros foram 23ª, 35ª e 44ªclassificadas, e Rodrigo Viegas e António Gasalho 51º e 52º.

Numa prova bem disputada no escalão de Iniciados, e a provar o excelente trabalho desenvolvido pelos treinadores Paulo Antunes e Marco Sousa, terminaram 4 torrejanos no top 10. GUSTAVO DO CANTO e JOSÉ TADEIA subiram ao pódio no 2º e 3ºlugares, logo seguidos por JOÃO NUNO BATISTA no 4ºlugar e PEDRO AFONSO SILVA no 7ºlugar. Martim Salvador na 17ªposição, e Francisco Borges na 58ª foram mais 2 atletas torrejanos masculinos presentes em prova, enquanto em femininos, Constança Martins terminou na 13ªposição, Joana Silva na 26ª e Natércia Carvalho na 31ªposição.

Seguiu-se a prova de Juvenis, com Ana Margarida Silva a ser melhor torrejana ao terminar no 7ºlugar, e em masculinos, o melhor foi Tiago Lopes no 9ºlugar. Duarte Santos terminou na 13ªposição, Guilherme Marques, João Graça, Bruno Proença e Francisco Gonçalves foram 24º, 37º, 70º e 73ºclassificados. Ainda nas meninas, Beatriz Neves alcançou o 19ºlugar, Carlota Martins, Matilde Ferreira e Joana Alves terminaram nos 35º, 39º e 40ºlugares.

Por último realizou-se a Prova Aberta, onde marcaram presença 6 atletas torrejanos, Marco Sousa (V1) subiu ao pódio no 2ºlugar, Rafael Marques (JUN) foi 10º, Alberto Tadeia (V2) 14º, Vitor Santos (V3) 33º, Luis Miguel Moita (V1) 56ºclassificado, enquanto em femininos, Gilda Mota (V2) ficou a um lugar do pódio, foi 4ºclassificada.

 

1ªGala do Desporto do Município de Torres Novas

A primeira edição da Gala do Desporto, promovida pelo Município de Torres Novas, decorreu na passada sexta-feira dia 5/Maio no Teatro Virgínia. A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas destacou-se nesta 1ªGala do Desporto com 5 prémios obtidos dos 7 que foram arrecadados pelo Clube de Natação de Torres Novas.

Considerada a EQUIPA DO ANO, a ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, obteve ainda os prémios de, melhor atleta na categoria entre os 15 e os 18 anos, RICARDO BATISTA, melhor atleta acima dos 19 anos, MARCO SOUSA, e melhor treinador PAULO ANTUNES, para além de serem homenageados 5 atletas com títulos de campeões nacionais ou internacionais, GUSTAVO DO CANTO, JOANA MIRANDA, JOSÉ PEDRO VIEIRA, RICARDO BATISTA e MARCO SOUSA.

Por fim, o troféu de Mérito Desportivo foi entregue às Equipas de Triatlo e Natação do Clube de Natação de Torres Novas.

 

Challenge Lisboa 2017 (triatlo longo)

No domingo de manhã, dia 7/Maio realizou-se no Parque das Nações em Lisboa, o Challenge Lisboa 2017, uma prova de triatlo em distância half ironman (1900m de natação, 90kms. de ciclismo e 21,1kms. de corrida).

Participaram nesta prova, 2 atletas torrejanos, Gonçalo Martins no escalão de 35-39 anos alcançou o 37ºlugar com um tempo de 5h07m56s, enquanto Pedro Antunes no escalão de 40-44 anos concluiu a sua prova em 5h11m18s, alcançando o 49ºlugar.

A próxima prova será em Matosinhos, no domingo dia 14/Maio, mais uma etapa da Taça de Portugal, que será também a última prova apuramento para o Campeonato da Europa de Juniores, para atletas cadetes e juniores.

Fonte: Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

 

Sem comentários:

Enviar um comentário