domingo, 21 de maio de 2017

“Equipa Portugal/José Dias 36.º na República Checa”

Fonte: José Carlos Gomes

O minhoto José Dias, 36.º classificado, foi o melhor elemento da Equipa Portugal na prova de elite da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), hoje disputada em Nové Město na Moravě, República Checa.

José Dias começou mal a corrida, ficando preso numa queda de grandes proporções logo após o tiro de partida. Apesar do contratempo, o ciclista luso não baixou os braços, cerrando os dentes para fazer uma prova sempre em recuperação, ganhando posição atrás de posição até chegar ao fim.

O corredor da Equipa Portugal foi o 36.º na linha de meta, a 6m15s do vencedor, o campeão mundial e olímpico, o suíço Nino Schurter. O outro elemento da Equipa Portugal em pista foi o campeão nacional, David Rosa, que não foi além da 77.ª posição, a 12m50s do primeiro, depois de ter furado durante a prova. A correr pela equipa e não pela Seleção, Mário Costa (Primaflor-Mondraker) foi o 30.º classificado, a 5m50s.

“O David Rosa furou mais uma vez. O José Dias ficou preso numa queda que aconteceu logo a seguir à partida, mas fez uma prova espectacular, sempre em recuperação. Merece todos os elogios, porque alinhou com o espírito certo para uma competição deste nível, com um espírito de sacrifício incrível”, afirma o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Na luta pelo pódio, Nino Schurter foi claramente o mais forte, cedendo a liderança apenas durante uma volta da corrida, mas tendo sempre a situação controlada. Ganhou com 26 segundos de vantagem sobre o espanhol David Valero. O terceiro foi o francês Julien Absalon, a 1m46s.

Ana Tomás representou Portugal na prova feminina de sub-23, disputada na manhã deste domingo. A corredora viseense foi a 50.ª qualificada, a uma volta da vencedora, a estadunidense Kate Courtney. A segunda classificada foi a britânica Evie Richards e a terceira foi a suóça Sina Frei.

“A Ana tinha como objetivo tentar chegar na volta da vencedora. Não conseguiu por menos de um minuto, esperamos que consiga na próxima”, resume Pedro Vigário.

A comitiva nacional continua junta e a trabalhar para preparar a participação na etapa alemã da Taça do Mundo de XCO, que vai disputar-se, no próximo fim de semana, em Albstadt. “Seguimos para a Alemanha com o foco na melhoria dos resultados face ao que conseguimos na República Checa”, avança o selecionador nacional.

Agenda de competição da Equipa Portugal

Albstadt

27 de maio, 13h00: João Rocha

28 de maio, 8h00: Ana Tomás

28 de maio, 13h15: David Rosa e José Dias

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com