quinta-feira, 11 de maio de 2017

“Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros”

Fábio Ribeiro e Susana Santos vitoriosos no 20º BTT C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu

Duas centenas de atletas marcaram presença no 20º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu, quinta etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros que decorreu em Gondar (Guimarães) em homenagem ao ciclista vimaranense que se sagrou campeão nacional de ciclismo de estrada e de rampa e venceu o Grande Prémio do Minho de 1996.

Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, Agrupamento de Gondar do Corpo Nacional de Escutas e Gondar Jovem - Associação Juvenil, o 20º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu saldou-se num êxito desportivo e organizativo.

Num magnífico dia para a prática do BTT, muito público esteve presente em mais uma excelente jornada de promoção da modalidade como, aliás, é habitual na prova de Gondar. Na prova de homenagem a Manuel Abreu a Associação de Ciclismo do Minho reconheceu publicamente os 20 anos de realização da priva de BTT aos parceiros de organização local, nomeadamente, o Agrupamento 409 do Corpo Nacional de Escutas (Gondar – Guimarães), Gondar Jovem – Associação Juvenil e Paróquia de São João Baptista de Gondar.

Na corrida de elites, Fábio Ribeiro (ProRebordosa / Oforsep / RJ Group) voltou a ser o mais forte nas provas do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, ficando na segunda posição César Oliveira (Saertex Portugal / Edaetech) e Márcio Taledo (Batotas / Ponte de Lima) na terceira.

Na categoria feminina, Susana Santos (ASC/Focus Team-Vila do Conde) somou em Gondar nova vitória no campeonato minhoto, enquanto Daniela Pereira (Saertex Portugal / Edaetech) foi segunda e Leandra Gomes (BaToTas / Ponte de Lima) a terceira.

No escalão de juniores André Terroso (ASC/Focus Team-Vila do Conde) foi o vencedor, deixando Marco Azevedo (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo) no segundo posto e Vínicio Rodrigues (Seissa/KTM - Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) no terceiro. Jéssica Costa (ASC/Focus Team-Vila do Conde) foi a vencedora em femininos, relegando para as restantes posições do pódio Celina Faria (JUM – Sanitop – KTM) e Débora Figueiredo (Seissa/KTM - Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), segunda e terceira, respectivamente.

Em masters 30, Ruben Nunes (ASC/Focus Team-Vila do Conde) regressou aos triunfos no Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, deixando atrás de si Ricardo Sousa (ASC/Focus Team-Vila do Conde) e Pedro Marques (BTT Seia) fechou o pódio.

Na competição feminina de masters a vencedora foi Monserrat Alonso (Saertex Portugal / Edaetech).

Nos masters 40, José Magalhães (ASC/Focus Team-Vila do Conde) voltou a vencer, enquanto José Eiras (Cambre C.C.) se ficou pelo segundo posto e Francisco Branco (Maiatos /ReabNorte) pelo terceiro.

Rodolfo Lopes (ASC/Focus Team-Vila do Conde) foi o melhor no escalão de masters 50 em que João Araújo (JUM / Sanitop / KTM) foi segundo e Domingos Rufo (Saertex Portugal / Edaetech) o terceiro.

Tiago Sousa (ASC/Focus Team-Vila do Conde) triunfou no escalão de Cadetes, Guilherme Fangueirinho (JUM – Sanitop – KTM) ficou na segunda posição e Gonçalo Magalhães (ASC/Focus Team-Vila do Conde) foi terceiro. Em femininos, Ana Santos (ASC/Focus Team-Vila do Conde) obteve foi a vencedora, relegando as colegas de equipa da JUM – Sanitop – KTM, Beatriz Abreu e Beatriz Faria, para a segunda e terceira posições, respectivamente.

Nos escalões de escolas, em juvenis, venceram João Cruz (ASC / Focus Team-Vila do Conde) e Mariana Líbano (BMC / SRAM / Póvoa de Varzim), em infantis João Martins (Seissa/KTM - Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) e Beatriz Silva (BMC / SRAM / Póvoa de Varzim), em iniciados Rui Sabino (CRC / Garbo / Módulo 60) e Rafaela Lima (Escola BTT Matosinhos) e em pupilos-benjamins Pedro Martins (Bila Bikers / Carnes Silva / Cycles Oliveira) e Leonor Silva (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo).

Na categoria de promoção o melhor foi Fernando Faria, seguido de Marco Santos e José Meneses.

Colectivamente a ASC / Focus Team-Vila do Conde venceu a classificação de competição e o Centro e Recreio Camiliamo / Garbo / Módulo 60 a de escolas.

O 20º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu teve o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, MAPFRE | Seguros, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe, AFAcycles, Bike Magazine (revista oficial).

O Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros prossegue no próximo dia 16 de julho com a realização do 11º BTT XCO de Felgueiras (16 de julho), seguindo-se o 7º BTT XCO Os Braguinhas – Troféu Manuel Ferreira (3 de setembro), 14º BTT de Creixomil - Barcelos (10 de setembro),19º BTT XCO - ACRAP (24 de setembro) e o 3º BTT XCO - Souto Santa Maria (15 de outubro).

Manuel Abreu

Manuel Abreu nasceu em Gondar (Guimarães) a 5 de janeiro de 1963 e faleceu a 25 de fevereiro de 1997, tendo sido distinguido pela Câmara Municipal de Guimarães com a medalha de mérito desportivo e pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo.

Enquanto jovem, Manuel Luís Campos de Abreu acompanhou de perto a carreira de ciclista dos seus irmãos João e Jerónimo, quando estes representavam a equipa da Coelima. Com 20 anos de idade, em 1983, deixou a fiação onde trabalhava para se dedicar em exclusivo ao ciclismo. Representou a equipa da Coelima, de 1983 a 1985, tornou-se profissional nesse ano pelo Vitória Sport Clube e representou a seguir a equipa Garcia Joalheiro.

Manuel Abreu alinhou ainda nas formações Tensai / Mundial Confiança / Santa Marta, Sicasal /Acral e Maia / Jumbo, nesta última ao lado do seu irmão mais novo Joaquim Sampaio.

Sagrou-se Campeão Nacional de ciclismo de estrada, Campeão Nacional de Rampa por duas vezes e venceu várias provas, entre as quais o Grande Prémio do Minho de 1996.

Na Volta a Portugal em bicicleta ganhou o prémio do combinado em 1992, ano em que terminou a prova rainha do ciclismo português em segundo lugar.

Representou Portugal em diversos Campeonatos do Mundo e marcou presença em várias Voltas a Espanha e no Giro de Itália.

Fonte: ACM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com