sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

“Aldeias do Xisto”

Secretaria de Estado do Turismo,Turismo Centro de Portugal e Federação Portuguesa de Ciclismo assinam protocolo “Cycl’in Portugal”

8 de fevereiro | Lousã | 16h00

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, vai presidir à assinatura do protocolo “Cycl’in Portugal”, tendo em vista uma ação concertada destas entidades para a promoção do país como um destino de excelência para os amantes da bicicleta e todas as suas modalidades, a partir de um projeto piloto nas Aldeias do Xisto.

Contando com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Presidente da ADXTUR- Aldeias do Xisto, Paulo Fernandes, do Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, a assinatura deste protocolo estabelece uma ação conjunta na promoção do ciclismo e do turismo em bicicleta em Portugal, reconhecendo a sua importância para a afirmação do turismo ativo e de natureza e o seu importante contributo para um caminho de desenvolvimento.

As entidades signatárias do protocolo reconhecem a importância que a prática da bicicleta pode ter no futuro do País, não só através do incentivo à prática do desporto de competição e para uma vida mais saudável, mas também da aposta no turismo em bicicleta, criando infraestruturas e equipamentos que possibilitem a prática, captando agentes, e finalmente capitalizando economicamente esse trabalho em prol do desenvolvimento dos territórios. Uma estratégia que as Aldeias do Xisto já seguem há bastante tempo, com todos os ingredientes a funcionar em pleno: as infraestruturas, os equipamentos e serviços turísticos, o desenvolvimento do destino e o marketing territorial ligados à criação de economia e à promoção dos valores e recursos do território, tudo ao serviço das pessoas que lá moram e das que as visitam. Por tudo isto, Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, já havia afirmado que as Aldeias do Xisto estão na linha da frente para a liderança do projeto “Cycl’in Portugal”.

As Aldeias do Xisto apresentam ótimas características para a prática das várias modalidades associadas à bicicleta, não só as paisagens para o ciclismo de estrada, mas também a orografia natural do terreno propício à prática do BTT nas suas várias modalidades. De facto, não só a marca tem sido pioneira na criação de infraestruturas associadas à bicicleta (Centros de BTT, Bike Roads), na certificação dos serviços (Rede de Bikotels), como o território tem sido palco de alguns eventos distintivos no âmbito do Calendário de Animação das Aldeias do Xisto (Avalanche, Granfondo), e eleito por muitos dos principais atletas internacionais de BTT como o spot ideal para praticarem e testarem novos equipamentos.

Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, refere o trabalho que a marca têm vindo a desenvolver “seguindo uma estratégia de afirmação do território como um dos principais destinos ativos do país, no qual a bicicleta tem desempenhado um papel central.” Esta dinâmica de uma marca amiga do ciclista tem paralelo noutras áreas do turismo ativo, como é o caso da pedestre, com a rede de Caminhos do Xisto e do usufruto do principal corredor ecológico do território, a GRZ-Grande Rota do Zêzere. “Com este conjunto integrado de equipamentos, a ADXTUR fecha um ciclo de intensa infraestruturação no sentido de permitir a todos uma vida mais plena, feliz e saudável através do usufruto ativo do território ao longo de todo o ano, com a máxima autonomia possível e assente numa rede de parceiros comprometidos com a qualidade do acolhimento e do serviço, sempre em estreito contacto com a paisagem e a identidade cultural”, explica o presidente da ADXTUR.

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, sublinhou que “parte da estratégia de afirmação internacional do destino Centro Portugal ancora-se no produto turismo de natureza e ativo, bem como na dimensão cultural da genuinidade e das vivências, e temos convergido com as Aldeias do Xisto enquanto destino de referência para a estruturação e marketing destes produtos.”


Centros de BTT

Os Centros de BTT, implementados em Portugal pela primeira vez pelas Aldeias do Xisto, são infra-estruturas desportivas permanentes, constituídas por redes de trilhos para a prática de BTT e locais de acolhimento dotados de equipamentos dedicados exclusivamente aos praticantes de BTT de lazer.Estes locais estão apetrechados com estacionamento, balneários, estação de serviço para bicicletas (lavagem, ar e mini-oficina) em regime de self-service.


Bike Roads

São subidas cujas características técnicas associadas à distância, desnível acumulado, altitudes e inclinações, as tornam em desafios apelativos para os ciclistas amadores, permitindo experimentar as sensações vividas pelos profissionais nas grandes escaladas das competições mais carismáticas. Os circuitos percorrem alguns do melhores cenários e estradas para a prática do ciclismo, permitindo aos utilizadores desfrutar destes percursos em autonomia e ao longo de todo o ano, sozinhos ou em grupo.


Granfondo Aldeias do Xisto

O Granfondo Aldeias do Xisto teve a sua primeira edição em 2012, marcando um novo rumo no panorama dos eventos de ciclismo para todos em Portugal. O propósito deste evento é proporcionar a todos os atletas a experiência de viver as sensações de participar numa grande etapa de montanha, onde os participantes percorrem estradas com escasso trânsito automóvel, mas em excelentes condições e com enquadramentos paisagísticos de exceção num traçado desafiante e caracterizado pelos grandes horizontes.


Mais informações em http://aldeiasdoxisto.pt/

 
A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro e com mais de 100 operadores privados, com o apoio do Centro 2020. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.

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