quinta-feira, 13 de outubro de 2016

“Seleção Nacional/Liberty Seguros”

César Martingil 21.º e Nuno Bico aventureiro

César Martingil foi o 21.º classificado na prova de fundo para sub-23 do Campeonato do Mundo de Estrada, uma corrida realizada em Doha, Catar, na qual Nuno Bico deu nas vistas, pedalando em fuga durante quase toda a prova. O norueguês Kristoffer Halvorsen ganhou ao sprint.

A prova de 166 quilómetros começou caótica, com muitas quedas. Logo na volta inicial, Nuno Bico escapou ao pelotão e, dessa forma, afastou-se do nervosismo do numeroso grupo. Integrou uma fuga que foi ganhando elementos, até serem nove os escapados.

Apesar de ter caído à entrada da quarta volta, o viseense manteve-se na frente da corrida, sendo o mais inconformado dos fugitivos. Muito pela persistência do português, a iniciativa só foi anulada na última volta, a dez quilómetros da meta, graças ao trabalho da Noruega que controlou o pelotão e nunca deu aos ciclistas mais adiantados uma vantagem que passasse muito dos 3 minutos.

“Alguns corredores que estavam comigo na fuga tiveram um comportamento que não consigo entender. Quando ainda lutávamos taco a taco com o pelotão e não era certo que seríamos absorvidos, eles desistiram de lutar e foram apenas na roda. Não sabemos o que poderia ter acontecido se todos colaborassem, mas acabo satisfeito por ter sido protagonista na minha última corrida como sub-23”, confessa Nuno Bico.

Anulada a fuga, reacendeu-se a luta pelo posicionamento num pelotão que voou para uma mais do que previsível chegada ao sprint. Como consequência, as quedas voltaram a atrapalhar a marcha do grupo, uma das quais, nas últimas centenas de metros, desposicionou o sprinter da Seleção Nacional/Liberty Seguros, César Martingil.

O corredor ribatejano acabou por ser o 21.º a cortar a meta, com o mesmo tempo do vencedor, o norueguês Kristoffer Halvorsen, que, num sprint apertado, relegou o alemão Pascal Ackermann para o segundo lugar e o italiano Jakub Mareczko para o terceiro posto.

“Quando temos uma equipa pequena é muito difícil a colocação para o sprint. Eu até vinha dentro dos 15 primeiros e poderia terminar por aí ou mesmo no top 10, mas a última queda obrigou-me a fazer um desvio e perdi a posição”, lamenta César Martingil.

Ivo Oliveira também acabou no pelotão principal, com o mesmo tempo do pelotão, na 27.ª posição. “O principal objetivo era ajudar o meu companheiro de equipa. Com a queda não consegui passar para o lançar e cheguei pouco depois dele”, reconhece o gaiense.

Após ser alcançado, Nuno Bico “levantou o pé”, chegando ao final na 133.ª posição, a 7m32s dos melhores.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com