quarta-feira, 14 de setembro de 2016

“Subida à Glória Jogos Santa Casa” procura novo recordista

24 setembro 2016
Estão todos convocados
Em 1910, José Moura subiu de bicicleta a Calçada da Glória em 1 minuto e 23 segundos. Dezasseis anos depois, ainda moço, Alfredo Piedade que viria a ser um “Às” do ciclismo, gastou 1 minuto e 10 segundos para trepar os íngremes 265 metros no coração de Lisboa. No próximo dia 24 de setembro a fasquia está muito mais alta! O desafio é subir a mítica rampa que liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, em menos de 35,59 segundos. Este foi o tempo recorde alcançado pelo vencedor do ano passado, o jovem Ricardo Marinheiro, que ganhou consecutivamente as últimas três edições do evento.
A “Subida à Glória Jogos Santa Casa” tem início às 20 horas de sábado, 24 de setembro, e noite dentro vai juntar amantes anónimos da bicicleta a figuras do ciclismo nacional. Juntos vão enfrentar a vertiginosa Calçada que a banda Rádio Macau imortalizou em música nos anos 80. Todas as subidas são cronometradas, sendo apurados os quatro melhores resultados masculinos e femininos que, por sua vez, vão discutir as semifinais e a finalíssima para descobrir quem é o “Torpedo da Glória” 2016.
O atual vencedor da Taça de Portugal de Ciclocrosse, Ricardo Marinheiro, conquistou a vitória em 2015, pelo terceiro ano consecutivo, e estabeleceu o recorde da subida em 35,59 segundos. Entre as mulheres, a mais rápida foi a bi-vencedora Vanessa Fernandes, também ela com o recorde de 1 minuto e 1 segundo, mas alcançado há dois anos. Quem não tiver pernas para subir a Calçada da Glória em grandes velocidades pode sempre apostar num visual original que será uma vez mais premiado.
Depois de muitos anos sem se realizar, a mítica prova regressou em 2013. É uma organização da Podium Events e conta com o apoio dos Jogos Santa Casa como patrocinador principal, entidade que está novamente associada à Semana Europeia do Desporto.
A “Subida à Glória Jogos Santa Casa” é realizada a pedalar entre a Praça dos Restauradores e o Bairro Alto, em Lisboa, num trajeto com 265 metros de comprimento e um declive médio superior a 17%. As inscrições estão abertas e são limitadas a 300 participantes, homens e mulheres, a partir dos 16 anos. O levantamento do Kit de participante, incluindo a placa frontal da bicicleta, será efetuado no secretariado da prova, a funcionar na zona de partida, localizado na Praça dos Restauradores, das 15h às 19h  do dia 24 de setembro.
As inscrições estão abertas em www.subidagloria.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com