quarta-feira, 3 de agosto de 2016

“Volta Portugal/Ataque de Jóni Brandão transforma etapa rainha em épica”

EFAPEL foi a única equipa a perseguir a camisola amarela

A EFAPEL e Jóni Brandão protagonizaram um dia de antologia no ciclismo nacional e internacional. Na etapa em que a Volta a Portugal subiu duas vezes à Torre e terminou na Guarda, a equipa liderada por Américo Silva fez tudo para encurtar a desvantagem para o líder e ficar mais perto da camisola amarela. Numa acção cheia de coragem e vontade de ganhar, Jóni Brandão atacou na segunda vez que se ascendeu ao ponto mais alto de Portugal Continental. Pedalou cerca de 70 quilómetros sozinho em busca da vitória, mas acabou por ser apanhado praticamente em cima da linha de meta. É quarto na classificação geral, a 3m13s.

Após o dia de descanso, a Volta a Portugal apresentava no cardápio o maior desafio da 78ª edição. Na chegada à Serra da Estrela, o pelotão teria de subir duas vezes ao Alto da Torre. Uma pelo lado da Covilhã e na outra por Seia. Com Jóni Brandão a pouco mais de três minutos da amarela, a EFAPEL definiu uma estratégia atancante, consciente dos riscos que isso implicaria. Foi a melhor forma que a equipa encontrou de chegar à amarela e dar espectáculo para os milhares de adeptos de ciclismo que acompanharam esta jornada.

Ninguém ficou defraudado. Se os corredores da EFAPEL iam para dar espectáculo, assim o fizeram. Jóni Brandão atacou na segunda subida para a Torre e ganhou uma vantagem considerável. Foram quase dois, os minutos que teve de vantagem. Mas quando passou no prémio de montanha de categoria especial. Jóni Brandão ainda tinha quase 70 quilómetros até à meta, na Guarda. Num esforço solitário, o corredor da EFAPEL aplicou-se a fundo. Mas atrás, seguia a equipa do líder com cinco ciclistas que podiam partilhar as despesas de perseguição entre si. Consciente que a relação de forças não era equilibrada, Jóni Brandão não se atemorizou. Deixou tudo na estrada e só foi apanhado a cerca de dois quilómetros da chegada

Jóni Brandão não ganhou a etapa. Mas com a sua dedicação, o seu entusiasmo e a sua coragem, contribuiu para uma grande vitória para a modalidade que teve mais uma daquelas jornadas inesquecíveis. A prestação do corredor da EFAPEL valeu-lhe o prémio da combatividade da etapa.

“Temos a consciência de que tudo fizemos para tentar vencer a Volta a Portugal mesmo sabendo, à partida, que não era um percurso adaptado às características do Jóni. Fizemos o nosso trabalho e penso que temos de nos sentir satisfeitos por isso mesmo”, afirmou o director desportivo da EFAPEL, Américo Silva.

Para o responsável da equipa, as circunstâncias de corrida não alteram a postura da formação de Ovar. “A nossa forma de estar não muda rigorosamente nada. A Volta, na geral individual, está mais ou menos decidida. A única dúvida é quem vai acompanhar os ciclistas da W52 no pódio final. Com todo o trabalho que fizemos, gostaríamos de acabar no pódio mas se tal não acontecer não saíremos frustrados por isso. O nosso objectivo era vencer a Volta e temos a consciência que fizemos para alcançar essa meta”, esclareceu.

Terminado um dia extremamente exigente na Grandíssima, o pelotão prepara-se para mais uma etapa nas beiras. Com partida em Figueira de Castelo Rodrigo, às 12h45, os ciclistas pedalam mais 182 quilómetros até Castelo Branco. Depois da muita montanha de hoje, amanhã não há dificuldades desse género, com três metas volante apenas durante o percurso. A chegada deverá acontecer entre as 17h20 e as 17h50.

Classificação na 6ª etapa da Volta a Portugal

    Gustavo Veloso        W52/FC Porto        4h55m49s

    Daniel Silva            RP/Boavista        a 5s

    Raul Alarcon            W52/FC Porto        a7s


    Jóni Brandão            EFAPEL        a 21s

    Henrique Casimiro        EFAPEL        a 26s

13º    Daniel Mestre            EFAPEL        a 6m39s

30º    Rafael Silva            EFAPEL        a 23m27s

47º    Álvaro Trueba        EFAPEL        mt

68º    António Barbio        EFAPEL        a 44m21s

71º    Nuno Almeida        EFAPEL        mt

 

Classificação individual após a 6ª etapa da Volta a Portugal

    Rui Vinhas            W52/FC Porto        26h36m55s

    Gustavo Veloso        W52/FC Porto        a 2m25s

    Daniel Silva            RP/Boavista        a 2m53s


    Jóni Brandão            EFAPEL        a 3m13s

    Henrique Casimiro        EFAPEL        a 4m05s

20º    Daniel Mestre            EFAPEL        a 22m45s

56º    Rafael Silva            EFAPEL        a 1m21m15s

79º    Álvaro Trueba        EFAPEL        a 1h58m03s

80º    António Barbio        EFAPEL        a 1h59m15s

100º    Nuno Almeida        EFAPEL        a 2h25m12s

Fonte: Efapel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com