segunda-feira, 4 de julho de 2016

“Jogos Olímpicos/Seleção Nacional/Liberty Seguros

Equipa experiente em torno de Rui Costa nos Jogos Olímpicos

Portugal vai participar na corrida de fundo dos Jogos Olímpicos com uma equipa experiente, que terá a missão de apoiar o chefe de fila, Rui Costa. A aposta para o contrarrelógio recai sobre Nelson Oliveira.

O selecionador nacional, José Poeira, escolheu três corredores que já sabem o que é competir no mais importante evento desportivo global. André Cardoso (Cannondale), Nelson Oliveira (Movistar) e Rui Costa (Lampre-Merida) estarão pela segunda vez nos Jogos Olímpicos, ao passo que José Mendes (Bora-Argon18) irá estrear-se no Rio de Janeiro.

O quarteto competirá na prova de fundo, no dia 6 de agosto. Nelson Oliveira terá ainda a incumbência de representar Portugal no contrarrelógio, quatro dias mais tarde.

Portugal parte com ambição de lutar pelas posições cimeiras, tanto na prova de fundo como no contrarrelógio. “O ciclismo é das modalidades mais competitivas de todas, pratica-se em todo o Mundo e praticamente todos os países têm atletas de eleição. Além disso, estaremos numa corrida muito difícil de controlar, pois as seleções mais representadas têm apenas cinco corredores. O resultado é muito imprevisível, mas iremos trabalhar para estar na discussão da corrida”, avança o selecionador nacional.

A escolha da equipa para a prova de fundo obedeceu a uma aposta assumida em Rui Costa. “É um corredor de grande classe, que já deu mostras de poder conquistar grandes vitórias a nível internacional. Tem toda a nossa confiança e a equipa foi construída tendo em mente os vários momentos da corrida e os diferentes tipos de trabalho que será necessário desenvolver para que o nosso chefe de fila esteja em condições de bater-se com os melhores”, assume o técnico.

José Poeira já reconheceu o percurso do contrarrelógio e da prova de fundo e ficou satisfeito com o que viu no Rio de Janeiro. “A corrida de fundo é como se fosse uma etapa de montanha muito extensa”, diz o selecionador, que espera que a verdadeira triagem de valores aconteça nos últimos 80 quilómetros: “quem tiver aspirações precisa de estar bem colocado desde a entrada neste troço final, feito num circuito duro e sinuoso. O pelotão irá ficar reduzido com a passagem dos quilómetros e aquilo que restar do grupo tanto poderá partir a subir como a descer”, antecipa.

O exercício individual “nâo vai disputar-se num percurso de contrarrelógio típico, mas penso que favorece o Nelson. Tem zonas planas, onde se desenvolvem grandes andamentos e se atingem velocidades elevadas, mas também subidas onde os roladores mais fortes sentirão dificuldades. Penso que se enquadra nas caraterísticas dos contrarrelogistas portugueses. Tenho pena que só tenhamos apurado um elemento para o contrarrelógio”, conclui José Poeira.

Convocados

André Fernando Santos Martins Cardoso

Data de Nascimento: 03/09/1984

Naturalidade: Gondomar

Equipa: Cannondale

Participações Anteriores: 72.º na prova de fundo em Pequim 2008

José João Pimenta Costa Mendes

Data de Nascimento: 24/04/1985

Naturalidade: Selho, Guimarães

Equipa: Bora-Argon18

Participações Anteriores: Estreia em 2016

Nelson Filipe Santos Simões Oliveira

Data de Nascimento: 06/03/1989

Naturalidade: Vilarinho do Bairro, Anadia

Equipa: Movistar

Participações Anteriores: 18.º no contrarrelógio e 69.º na prova de fundo em Londres 2012

Rui Alberto Faria Costa

Data de Nascimento: 05/10/1986

Naturalidade: Póvoa de Varzim

Equipa: Lampre-Merida

Participações Anteriores: 13.º na prova de fundo em Londres 2012

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com