segunda-feira, 16 de maio de 2016

“Fernando Silva e Filipa Peres venceram o 3º BTT DHI Vila de São Torcato”

Fernando Silva e Filipa Peres, Campeão do Minho e Campeã Nacional de Down Hill, foram os vencedores em elites do 3º BTT DHI Vila de São Torcato, terceira prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION disputada. Na renovada pista de São Torcato (Guimarães) também venceram Bruno Almeida (juniores), João Teixeira (cadetes), Manuel Bessa (master 30), Antero Oliveira (master 40), Joaquim Dias (master 50), Paulo Nuno (promoção) e Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe (equipas).

Na renovada pista de São Torcato (Guimarães) também venceram Bruno Almeida (juniores), João Teixeira (cadetes), Manuel Bessa (master 30), Antero Oliveira (master 40), Joaquim Dias (master 50), Paulo Nuno (promoção) e Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe (equipas).

Cerca de uma centena de atletas rumou até à Vila de São Torcato para participar na prova disputada na pista de Down Hill estreada em 2013 e que beneficiou de melhoramentos para acolher em 2016 o Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION. Voltando a ser do agrado generalizado dos pilotos (definida pela maioria como "técnica, rápida e super divertida"), a pista da Vila de São Torcato afirma-se assim no panorama do DHI.

Promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Junta de Freguesia de São Torcato e São Torcato DH, o 3º BTT DHI Vila de São Torcato saldou-se num êxito e voltou a contar com a presença de muito público.

Campeão do Minho de DHI em 2015, Fernando Silva (RG-Centro Óptico de Fafe) venceu em elites o 3º BTT DHI Vila de São Torcato, obtendo o melhor registo de tempo absoluto na manga de qualificação e na manga final. A equipa RG-Centro Óptico de Fafe dominou o pódio de elites com os pilotos Rui Teixeira e Luís Costa a ocuparam o segundo e terceiro lugares.

Filipa Peres (RG /Centro Óptico de Fafe) venceu o escalão de elites femininas.

Enquanto a formação Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe dominou os escalões de elites, o Desportivo Jorge Antunes evidenciou-se em juniores, não apenas com a vitória de Bruno Almeida mas também os segundo e terceiro lugares de Carlos Martins e Rui Ribeiro.

Em cadetes, o Campeão do Minho João Teixeira (RG - Centro Óptico de Fafe) foi o mais veloz em São Torcato alcançando o primeiro lugar, deixando nas restantes posições do pódio Tiago Silva e José Silva, ambos da equipa Desportivo Jorge Antunes.

Manuel Bessa (Desportivo Jorge Antunes), Vice-Campeão de 2015 em master 30, foi o mais rápido no 3º BTT DHI Vila de São Torcato, completando o pódio dois pilotos do FAC - Famalicense Atlético Clube, nomeadamente, Jorge Afonseca e Miguel Andrade.

Antero Oliveira (Bicicleta Clube de Felgueiras), Vice-Campeão minhoto no ano passado, venceu em master 40, tendo o Campeão do Minho, Maurício Conceição (RG /Centro Óptico de Fafe), alcançado o segundo lugar e Nuno Almeida (Moto Galos DH Team / ACR Roriz) o terceiro.

Em master 50 venceu Joaquim Dias (Enduro BTT Braga), seguindo-se na classificação Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes) e António Freitas (Bicicleta Clube de Felgueiras).

Na promoção, o melhor a descer a pista de São Torcato foi Paulo Nuno.

Coletivamente a vencedora foi a equipa Campeã do Minho em 2015, a formação Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe, seguindo-se o Desportivo Jorge Antunes e o Bicicleta Clube de Felgueiras.

O 3º BTT DHI Vila de São Torcato teve o apoio Junta de Freguesia de São Torcato, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe, Bike Magazine (revista oficial), Café Lumabru, Café Sol Quente, Pão Quente da Vila e Bike House.

A próxima prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION será o 7º BTT DHI Penha a disputar no dia 19 de junho na Penha (Guimarães).

São Torcato é uma freguesia do concelho de Guimarães que se caracteriza por ser genuinamente rural mas com um marcado desenvolvimento.

A Vila de S. Torcato situa-se a 6 kms da cidade de Guimarães sendo uma das mais importantes vilas do concelho de Guimarães por se centralizar perante um conjunto de freguesias: Atães, Aldão, Gominhães, Gonça, Selho S. Lourenço, Rendufe, S. Torcato, Arosa, Castelões e Mesão Frio.

Com património e tradições peculiares preservadas - nomeadamente, o folclore e as festas que ali decorrem durante todo o ano - a devoção para com o santo padroeiro, São Torcato, destaca-se como elemento fundamental componente religiosa da freguesia. Aliás, o seu orago é o próprio São Torcato, cujas relíquias (o seu corpo conservado, segundo a expressão popular, incorrupto) são veneradas no santuário de São Torcato, situado na freguesia.

Elevada a vila em Junho de 1995, a freguesia constituiu, até ao início do século XIX, o couto de São Torcato.

A 20 de Junho de 1049, o couto de São Torcato foi dado ao Mosteiro de Mumadona, então conhecido pelo Mosteiro de Guimarães, pelo Rei D. Fernando e pela sua esposa a Rainha D. Sancha. Em 1173, o Mosteiro de São Torcato foi desanexado da Colegiada e nesse mesmo ano em Abril, o Rei D. Afonso Henriques dou carta de couto ao prior de São Torcato, D. Paio. 

O Papa Inocêncio V, a 15 de Maio de 1276, conferiu por Bula o Mosteiro de São Torcato sobe a regra de Santo Agostinho. Esta Bula permite saber nos dias de hoje, que o mosteiro possuía a Igreja de Santo Emilião de Riba D´Ave e terras dos bispados de Braga, Porto, Lamego e Viseu.

Sabe-se ainda, através de uma carta passada pelo rei D. Afonso IV, que o Couto de São Torcato foi judiciado em 1836 ao Mosteiro de São Torcato.

Fonte: ACM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com