segunda-feira, 14 de março de 2016

“Tirreno-Adriático: Van Avermaet voltou a bater Sagan e é o novo líder”

Por: Lusa

Tiago Machado é o melhor português

O ciclista belga Greg Van Avermaet (BMC) soube esperar para vencer esta segunda-feira a sexta etapa do Tirreno-Adriático, diante do campeão do Mundo Peter Sagan (Tinkoff), e assumir a liderança da geral da prova italiana.
Num final espetacular, que reuniu alguns dos mais combativos ciclistas do pelotão, Van Avermaet mostrou que descobriu a estratégia ideal para bater o eslovaco, deixando o ciclista da Tinkoff arrancar para a meta, apanhando-lhe a roda e ultrapassando-o nos metros finais dos 210 quilómetros entre Castelraimondo e Cepagatti.
Duas semanas depois de bater Sagan na 'semiclássica' Het Nieuwsblad, o belga da BMC voltou a condenar o eslovaco ao segundo lugar, o seu quarto da temporada, com o duo a cortar a meta com o tempo de 04:34.14 horas, dois segundos à frente de Michal Kwiatkowski (Sky) e quatro do anterior líder Zdenek Stybar (Etixx-QuickStep).
O desfecho da sexta e penúltima etapa do Tirreno-Adriático começou a desenhar-se 20 quilómetros antes de Cepagatti, quando Sagan acelerou para bonificar num 'sprint' intermédio e levou consigo os pesos pesados Van Avermaet, Kwiatkowski e Stybar, além dos colegas de equipa Oscar Gatto e Daniele Bennati e de Matteo Trentin e Fernando Gaviria, da Etixx-Quickstep.
Com o camisola azul na fuga, o pelotão tardou em reagir, permitindo que os fugitivos entrassem no pequeno topo do dia destacados. Apesar do frenético esforço final de Movistar, Orica-GreenEdge e Lotto NL-Jumbo, o grupo, onde seguia José Gonçalves (Caja Rural), passou a meta sete segundos depois do vencedor.
Tiago Machado (Katusha) foi 69.º, a 29 segundos, Nelson Oliveira (Movistar) 103.º, a 01.26 minutos, com Ricardo Vilela e Domingos Gonçalves, ambos da Caja Rural, a chegarem integrados num grupo a 07.37 minutos do belga da BMC, que hoje pode ter dado um gigantesco passo para suceder a Nairo Quintana no palmarés da 'Corrida dos Dois Mares'.
À entrada para um contrarrelógio totalmente plano, de apenas 10,1quilómetros, reservado para terça-feira, Van Avermaet tem sete segundos de vantagem sobre Stybar e oito sobre Sagan.
Entre os portugueses, Machado é o melhor, na 32.ª posição (está a 02.26 minutos do líder), com José Gonçalves a surgir três lugares atrás, com mais 02.39 do que o camisola azul. Oliveira é 45.º, a 03.47, Domingos Gonçalves é 134.º, a 22.05, e Vilela é 160.º, a 30.45.
A decisão da organização de cancelar a quinta tirada, agendada para domingo, devido às condições atmosféricas adversas 'descaracterizou' a geral do Tirreno-Adriático, uma prova que costuma funcionar como teste para os candidatos às grandes Voltas.
Sem montanha para decidir o vencedor, a discussão será feita entre os 'puncheurs' do pelotão.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com