sexta-feira, 4 de março de 2016

“CLÁSSICA DE IDANHA-A-NOVA”

No próximo dia 3 de abril vai realizar-se a Clássica de Idanha-a-Nova, uma organização conjunta entre a ACBI e a ACIN, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
No formato de prova aberta, este evento faz parte do calendário nacional de eventos da UVP-FPC, encontrando-se licenciado e perfeitamento enquadrado em termos de segurança e organização nas normas impostas pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Com duas distâncias, Mediofondo com 75 km e Granfondo com 144 km, a prova irá percorrer as melhores paisagens que o Concelho de Idanha-a-Nova e a Raia Centro têm para oferecer.
Idanha-a-Nova, Monsanto, Penha Garcia, Monfortinho, serão apenas alguns exemplos dos locais onde os atletas irão passar, percorrendo estradas de excelente piso, mas também alguns locais de maior exigência técnica, como os 8 setores de pavé que encontrarão na distância Granfondo.
O "MURO DO VALADO"
Conhecida como uma região de poucas dificuldades em termos de subidas, a prova oferecerá ainda assim 5 subidas que oscilam entre a 4ª e a 3ª categoria, com destaque para a subida a Monsanto, onde encontrarão o setor já conhecido como o "Muro do Valado", com cerca de 1500m de pavé em subida com pendentes que chegam aos 20% e que leva os ciclistas desde a base de Monsanto até à capela de São Sebastião, na Relva. Imperdível!
Vencido o Muro do valado, a subida continua em asfalto até à entrada no pórtico de Monsanto, com vistas soberbas para norte e a Serra da Estrela cheia de neve.
Segue-se mais um pouco de pavé, e algumas inclinações tenebrosas, a entrar dentro da aldeia mais portuguesa de Portugal, que merece uma visita a pulsações mais baixas.
PERCURSOS
Os percursos desta segunda clássica já estão definidos e podem ser consultados e descarregados em GPX no site da ACBI (consultar aqui>>)
Os 8 setores de pavé e as 5 subidas podem ser consultados na altimetria em baixo. Em breve daremos mais informações sobre cada uma das subidas e dos setores de pavé.
REGULAMENTO
O regulamento da prova pode e deve ser consultado no site da ACBI. (consultar aqui>>)
Chamamos especial atenção para a segurança e circulação nas estradas e para o apoio por parte de acompanhantes durante a prova. A organização criará zonas de abastecimento apeado, onde os acompanhantes poderão dar abastecimento aos atletas. Haverá também ao longo do percurso 5 pontos de abastecimento fixos, providenciados pela organização.
É proibida a circulação de veículos estranhos à organização, para apoio aos atletas; O percurso da prova é conhecido, pelo que o apoio aos atletas deve ser dado em locais próprios que serão identificados pela organização, nunca em veículos que tentem acompanhar a prova. Caso sejam detetados pelas autoridades policiais, ou pelo staff da prova, veículos de apoio a atletas a circular no meio da prova, os atletas visados serão alvo de desqualificação, devendo abandonar a prova de imediato.
Fonte: ACBI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com