quarta-feira, 30 de março de 2016

“Aldeias do Xisto inauguram “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor”

10 de abril

09h00

Fundão

Já imaginou subir a Serra da Gardunha tendo como cenário as cerejeiras em flor? Então prepare-se porque a partir do próximo mês de abril vai poder aventurar-se pelo cenário único da Cova da Beira através da nova “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor”. As Aldeias do Xisto esperam por si!

Em pleno reino da cereja, por entre vegetação exuberante e paisagens idílicas, as Aldeias do Xisto desafiam a percursos singulares pela Serra da Gardunha. A “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor” das Aldeias do Xisto tem nos seus dois primeiros quilómetros de subida, até à chegada à aldeia de Alcongosta, a companhia de extensos pomares de cerejeiras. Com inauguração marcada para 10 de abril, esta nova Subida Épica estreia-se no mês onde a paisagem é única, com o branco das cerejeiras floridas a lembrar a neve do inverno.

Nos quilómetros iniciais da “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor” as inclinações são moderadas, não excedendo os 6% na primeira parte, acentuando-se na aproximação à povoação. Conhecida como Capital da Cereja, a aldeia de Alcongosta destaca-se pelo seu brasão composto por duas cestas de vime com cerejas e um castanheiro, e pelo seu temível pavê, um piso sobre o qual se atravessa toda a localidade durante 1272 metros e uma inclinação superior a 7%.

Enquanto se percorrem as ruelas, podem observar-se as casas pintadas de branco, de onde sobressaem os muitos muros de pedra que fazem fronteira entre as ruas da aldeia e quintais de um verde luxuriante, onde as oliveiras fazem companhia às cerejeiras. A última casa da aldeia, marca também o fim do pavê e o início da Estrada Florestal de Alcongosta, onde se espera uma inclinação média que oscila entre os 6% e os 7%. Aqui, as cerejeiras vão sendo substituídas por frondosos castanheiros e carvalhos, indispensáveis nos dias quentes.

Ao atingir o último quilómetro de subida, a vegetação torna-se mais rasteira, permitindo apreciar toda a Cova da Beira, com destaque para as cidades do Fundão e da Covilhã e para a Serra da Estrela. A estrada alcatroada e a subida terminam junto à entrada do Natural Glamping da Gardunha, onde o contato com a natureza do campismo e o conforto se encontram em perfeita sintonia.

Subidas Épicas – Bike Roads Aldeias do Xisto

O projeto Bike Roads Aldeias do Xisto traz a Portugal um conceito que está em pleno desenvolvimento em vários destinos de montanha em todo o mundo e, em especial, na Europa. Esta iniciativa passa por caracterizar o percurso das subidas mais emblemáticas e desafiantes de Portugal, com uma sinalética específica que indica aos utilizadores a distância ao final da subida, a altitude e a inclinação do próximo quilómetro.

As Bike Roads são um conjunto selecionado dos melhores cenários e estradas para a prática do ciclismo, permitindo aos utilizadores desfrutar destes percursos em autonomia e ao longo de todo o ano, sozinhos ou em grupo. São subidas cujas características técnicas, associadas à distância, desnível acumulado, altitudes e inclinações, as tornam em desafios apelativos para os ciclistas amadores, permitindo experimentar as sensações vividas pelos profissionais nas grandes escaladas das competições mais carismáticas.

Para mais informações visite www.aldeiasdoxisto.pt

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro e com cerca de 100 operadores privados. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com