domingo, 8 de agosto de 2021

“Alejandro Marque: «Pensei na minha mãe, que morreu depois de eu ganhar a Volta a Portugal»”


Ciclista espanhol venceu etapa na Torre e vestiu a amarela, dedicando à mãe e à avó

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

O dia de Alejandro Marque começou com intranquilidade e terminou com uma "alegria imensa", depois do ciclista espanhol ter vencido na Torre e ter vestido a amarela, um duplo triunfo que dedicou à mãe e à avó.

"Hoje, quando levantei os braços, passaram-me muitas coisas pela cabeça, fiquei muito contente. Ainda não tive tempo de acreditar nesta vitória. Suponho que agora, quando chegar ao hotel, pensarei no que fiz e no que alcancei, e saborearei mais esta vitória", contou aos jornalistas, depois de subir ao pódio no final da terceira etapa da 82.ª Volta a Portugal.

A viver um dos seus sonhos, o de vencer no Alto da Torre, Alex, de 39 anos, salientou que "as vitórias são muito difíceis".

"E a minha última vitória tinha sido em 2018, na Volta à China, e desde aí não voltei a vencer. Às vezes, sabes o trabalho que há por trás durante todo este tempo, por isso voltar a sentir essa adrenalina que te dá uma vitória e toda a recompensa do esforço do dia a dia, é uma alegria imensa", descreveu o corredor do Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.

Dono do sorriso mais conhecido e expressivo do pelotão, o galego, que cumpriu os 170,3 quilómetros entre a Sertã e a Torre em 04:59.10 horas, reconheceu que "é um bocado descafeinado" festejar de máscara.

"Mas se olharmos para trás, para o ano passado, em que estávamos aqui sem público, ver milhares de pessoas na estrada já é uma vitória. Nós também nos sentimos muito mais apoiados e mais recompensados", contrapôs.

Enquanto se aproximava da meta, Marque tocou no capacete, como que incrédulo, antes de celebrar, de dedos apontados para o céu, o triunfo na etapa e o reencontro com a camisola amarela, que vestiu no pódio final da edição de 2013 da Volta a Portugal.

"Pensei na minha mãe, que morreu depois de eu ganhar a Volta a Portugal. Foi um ano muito duro. Anos depois, faleceu a minha avó, que era como uma mãe para mim. Foram os dois golpes mais duros que tive no âmbito familiar e nos últimos dois quilómetros fui-me lembrando sempre delas. E da minha mulher, que está sempre a apoiar-me", contou.

Alex não quer pensar numa eventual reedição de 2013, preferindo ir
"dia a dia", porque "a Volta é muito comprida, os rivais também estão muito fortes, e nenhum ciclista, nenhuma equipa" vão facilitar a vida ao Tavira.

"Por agora, tenho a amarela, vou desfrutar amanhã [domingo] dela", completou.

E o dia até nem tinha começado bem para Marque, que, tal como todos os elementos da sua equipa, assim como da W52-FC Porto e da Movistar, foi submetido a um teste rápido de deteção do novo coronavírus, depois de a Caja Rural, com quem as três formações partilharam unidade hoteleira, ter desistido da prova devido a dois casos de covid-19.

"O problema está aí, temos de viver com ele. É claro que até termos todos os resultados, sentimo-nos intranquilos, porque todo o nosso esforço pode ir água abaixo. Tivemos a sorte de nenhum de nós ter estado em contacto com essas pessoas [positivos da Caja Rural]. Foi um alívio sabermos que estávamos todos bem", assumiu.

O novo camisola amarela confessou ainda que "foram uns 15 minutos longos" enquanto esperava pelo resultado.

"Estava a ficar impaciente, dizia ao Vidal [Fitas, diretor desportivo] para ir confirmar se os resultados já estavam", admitiu.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com