domingo, 11 de agosto de 2019

“Equipa Portugal/Rui Oliveira 16.º em Alkmaar”

Por: José Carlos Gomes

O português Rui Oliveira foi hoje o 16.º classificado na prova de fundo para elite do Campeonato da Europa de Estrada, que hoje se realizou em Alkmaar, Holanda, com vitória do italiano Elia Viviani.

Os primeiros 46,2 quilómetros, disputados fora do perímetro urbano de Alkmaar, foram determinantes para o desenrolar da corrida. Esta parte do traçado, em zonas ainda mais expostas ao forte vento do que o centro da cidade, tornaram a prova mais dura e fizeram mossa.

Logo ao quilómetro seis, uma queda coletiva partiu o pelotão em vários grupos, com muitos corredores a não conseguirem reencontrar a frente da corrida. Rui Oliveira chegou a rodar no segundo grupo, mas logrou voltar ao pelotão principal.

Menos sorte teve César Martingil. O corredor português, vítima de furo, atrasou-se bastante, mas ainda conseguiu chegar ao segundo grupo. Só que o esforço empreendido para a recolagem passou fatura e o ribatejano acabaria por descolar, não terminando a prova.

A 65 quilómetros do final, quando a corrida parecia estabilizada, a Itália acelerou na cabeça do pelotão e, aproveitando o vento, provocou uma “bordure” que deixou 13 corredores na frente. Entre eles estavam Elia Viviani e Matteo Trenti, mais dois compatriotas, e Pascal Ackermann, acolitado por outros dois alemães. O pelotão não reagiu de imediato e, quando a Holanda e a Noruega encetaram uma perseguição mais efetiva, a diferença já ultrapassava os 30 segundos, difíceis de recuperar, num circuito com as caraterísticas deste.

A 25 quilómetros da meta, houve uma cisão entre os fugitivos, restando Elia Viviani, Pascal Ackermann e Yves Lampaert em cabeça de corrida. A diferença para o pelotão cresceu para mais de 50 segundos e ficou claro que as medalhas estavam entregues.

A 3,5 quilómetros do final, Yves Lampaert atacou e só Elia Viviani teve capacidade de resposta. O belga levou o italiano sempre na roda até à meta, onde o sprinter transalpino se impôs, com um segundo de vantagem sobre o colega de equipa na Deceuninck-Quick Step. Pascal Ackermann foi terceiro, a 8 segundos. O vencedor fez uma média de 46,9 km/h.


O pelotão gastou mais 33 segundos do que o vencedor. Nesse grupo chegou Rui Oliveira, na 16.ª posição, no culminar de uma prova de grande tenacidade e espírito de sacrifício, lutando desde o princípio até ao final pela melhor posição no grupo, sem ajuda de qualquer elemento na colocação.

“Dei tudo o que tinha, numa corrida muito difícil, pois foi necessário lutar toda a prova pela colocação. Estou satisfeito com o meu desempenho e com o resultado, porque sem colegas de equipa para ajudar, tenho noção de que não era possível fazer melhor, num pelotão desta qualidade”, afirma co corredor.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com