sábado, 18 de novembro de 2017

“Prémio Nacional de Ambiente “Fernando” Pereira”

ASAE ganha premio 2016/2017
Texto e fotos: José Morais

A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA), constituiu em 1999 o Prémio Nacional de Ambiente “Fernando Pereira”, este nome escolhido é uma homenagem a um mártir da causa ambiental, o fotógrafo português Fernando Pereira, morto no ato de sabotagem do navio Greenpeace, qua há 29 anos, tentava impedir a realização de testes nucleares franceses no atol de Muroroa no Pacífico.

Anualmente, a Confederação assegura os prémios entregues aos galardoados e as menções honrosas, bem como a organização do evento, nomeadamente a escolha e o local, o processo de nomeações e apuramento dos premiados e a cerimónia de entrega.

Este ano, organizado em Lisboa no Hotel Suites do Marquês, a organização logística esteve a cargo da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), realizou no passado dia 16 de novembro.

O evento iniciou-se com o 27º Encontro Nacional de Onga’s pelas 13.30 com a receção aos participantes, seguindo-se pelas 14 horas a abertura e apresentação dos trabalhos, divididos em três painéis.

O primeiro, o Papel do Associativismo na Crise Ambiental e de Cidadania, Fogos florestais, Alterações Climáticas e Perdas de Biodiversidade, e Poluição.

Seguiu-se o segundo painel, sobe o tema, Voz Representantes das Onda’s. Terminando com o terceiro painel, como o tema Ambiente e Comunicação.

Pelas 18 horas iniciou-se a entrega do Prémio Nacional de Ambiente “Fernando Pereira” 2016/2017, o qual contou com a presença do Secretario Estado Florestas Desenvolvimento Rural Miguel Freitas, e Correia de Campos, antigo Ministro Saúde.

A cerimónia iniciou-se com a entrega do “Prémio Carreira” a título póstumo, a Henrique Schwarz, nascido a 27 de Novembro de 1941, e faleceu em 2017, com um corículo invejável, foi uma figura importante em defesa do nosso ambiente.

Seguiu-se depois a entrega das “Menções Honrosas”, as quais foram atribuídas à, PLATAFORMA DE ONG PORTUGUESAS SOBRE A PESCA (PONG-PESCA, à MONTIS - ASSOCIAÇÃO DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, à PLATAFORMA ALGARVE LIVRE DE PETRÓLEO (PALP), e ao GRUPO FLAMINGO, que se destacaram pelas lutas ambientais.

Por último, o “PRÉMIO NACIONAL DE AMBIENTE “FERNANDO PEREIRA” 2016 / 2017”, sendo o premiado, a AUTORIDADE DE SEGURANÇA ALIMENTAR E ECONÓMICA (ASAE)

Para além das ações de fiscalização ao nível da restauração, a ASAE, tem também fiscalizado a lei do tabaco no âmbito da qualidade do ar interior, e no ano de 2016 instruiu 956 processos de contra ordenação relativos a entidades como a PSP, GNR, Guarda Fiscal e entidades administrativas dos quais 176 tiveram origem em ações de fiscalização da ASAE. Nas operações em alto mar a “ASAE” preocupa-se com a qualidade de congelamento e de armazenamento do pescado e tem apreendido barcos que exercem a pesca de tubarões para o aproveitamento de barbatanas; no âmbito da qualidade alimentar mandou encerrar um número significativo de restaurantes em Fátima, antes da visita do Papa e na cidade de Lisboa,
nas ruas circundantes da Av. Da Liberdade mandou encerrar um número significativo de restaurantes por falta de higiene; relativamente a dados da ASAE de doações de bens apreendidos efetuados durante o ano de 2016, 20.961€ em produtos alimentares, 247.667€ de produtos não alimentares, 4.4 toneladas, 72 embalagens e 532 unidades de produtos alimentares, 14.034 peças de vestuário e complementos e outros produtos não alimentares, distribuídos em 18 distritos e 47 concelhos, privilegiando 70 tipos de entidades beneficiárias, no passado estes produtos eram destruídos e a intervenção do inspetor geral permitiu fazer as entregas com qualidade a pessoas com carência. É de realçar o espírito de reutilização de produtos assim como a qualidade do ambiente, a qualidade do ar e a defesa da qualidade de vida. Em 2017 até ao final do mês de Agosto foram instaurados 495 processos de contraordenação, dos quais 155 tiveram origem em ações de fiscalização realizadas pela ASAE.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com