domingo, 24 de abril de 2016

“Rui Costa fecha pódio da Liège-Bastogne-Liège ganha por Poels, da Sky”

Foto: Lusa

Na 102.ª edição da última prova de um dia das Ardenas, Bélgica, com 248 quilómetros de extensão, a decisão da vitória ficou restrita a um grupo de quatro ciclistas que se isolaram na penúltima subida do dia, a três quilómetros da meta
O ciclista português Rui Costa terminou hoje no terceiro lugar a 'clássica' Liège-Bastogne-Liège, ganha pelo holandês Wout Poels, que deu à equipa britânica Sky o primeiro 'monumento', depois de um 'sprint' a quatro.
Na 102.ª edição da última prova de um dia das Ardenas, Bélgica, com 248 quilómetros de extensão, a decisão da vitória ficou restrita a um grupo de quatro ciclistas que se isolaram na penúltima subida do dia, a três quilómetros da meta.
O suíço Michael Albasini (Orica) atacou na penúltima subida, em empedrado, e Rui Costa (Lampre Merida) foi o mais rápido a responder, com o espanhol Samuel Sánchez (BMC) e o holandês Wout Poels a juntarem-se ao duo, já na descida.
Mesmo com um quarteto desgastado, em que apenas Albasini comandava, o pelotão, já reduzido a 20 ciclistas pelas três subidas dos últimos 20 quilómetros, não tinha capacidade para perseguir a fuga.
A última ascensão, que habitualmente decide a prova, impediu a recolagem dos principais favoritos e Poels lançou o 'sprint' a 300 metros da meta instalada em Ans, Liège, garantindo a primeira vitória da Sky nas clássicas mais mediáticas - Milão-SanRemo, Volta à Flandres, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Volta à Lombardia.
"Gostei muito da última fase da corrida. Estou orgulhoso pelo que consegui. É a vitória mais importante da minha carreira. Não me sentia em grande forma na última subida, só que os companheiros de fuga estavam todos muito cansados", explicou Poels após a corrida, vencida em 6:24.29.
Albasini garantiria o segundo posto, à frente de um Rui Costa que superou o quarto lugar da Liège-Bastogne-Liège de 2015, alcançando o segundo pódio em 'monumentos', depois do terceiro de 2014 na Lombardia.
Samuel Sánchez terminou em quarto, já a quatro segundos do vencedor, à frente do russo Ilnur Zakarin (Katusha), do checo Roman Kreuziger (Tinkoff) e do espanhol Joaquim Rodríguez (Katusha). O holandês Bauke Mollema (Trek) foi oitavo, com dois ciclistas da Astana a fecharem 'top-10', o italiano Diego Rosa e o estónio Tanel Kangert.
Dos grandes favoritos, o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), que procurava o quarto triunfo na prova, ficou sem companheiros que o ajudassem a 'caçar' a frente da corrida e terminou em 15.º, sete lugares à frente do francês Julian Alaphilippe, primeiro e segundo, respetivamente, em 2015.
José Mendes (Bora Argon 18) foi o segundo português a completar a prova, ao fazer 86.º, a 5.27 do vencedor. Tiago Machado (Katusha) e Mário Costa (Lampre Merida) abandonaram a corrida.
A última clássica da semana das Ardenas ficou marcada pelas condições meteorológicas adversas, com neve e chuva forte, que obrigou inclusive a uma alteração de percurso entre os quilómetros 45 e 75, 'aligeirando' a prova em cinco quilómetros.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com