domingo, 12 de fevereiro de 2017

“Enamorados por Lisboa, com pedalada romântica”

Texto e cartazes: José Morais

Fotos: António Baganha

O dia de São Valentim, mais conhecido por Dia dos Namorados celebra-se todos os anos a 14 de fevereiro, este dia é conhecido por ser o dia mais romântico do ano, no qual os casais trocam mensagens, cartas, presentes e outras ofertas, de forma a mostrarem e comemorarem o amor que sentem, sejam namorados ou já casados, e para celebrar esse dia, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, que contou com a presença do Vereador José Sá Fernandes, e o apoio da EPAL, promoveram este domingo 12 de fevereiro um passeio informal de bicicleta, denominado de “Enamorados por Lisboa”, para quem gosta de sentir o cabelo ao vento, o ar fresco na cara, perder o fôlego com vistas surpreendentes e na companhia excecional de enamorados pela bicicleta, onde descontraidamente poderão descobri alguns pontos bonitos da capital.

O ponto de encontro foi o alto do Parque Eduardo VII, junto ao Jardim Amália Rodrigues pelas 9 horas, como o mesmo a ter início pelas 10 horas, em direção a Campolide, passando pelo Aqueduto das Águas Livres em direção ao Parque Florestal de Monsanto, depois, o regresso pelo mesmo percurso, em direção à Ciclovia da Duque de Ávila, utilizando a nova ciclovia da Av. da República até Entrecampos, regressando pela nova ciclovia da Av. República, que tem passagem pelo Campo Pequeno, Saldanha, Av. Fontes Pereira de Melo, terminando Marquês de Pombal, onde também veio a terminar o passeio, cerca das 12 horas, numa pedalada muito romântica.

Um passeio informal que esteve aberto a todos os utilizadores de bicicleta que quisessem participar, teve um percurso de cerca de 8 quilómetros, que juntou algumas dezenas de participantes, num dia marcado por um tempo instável, já que a noite que antecedeu o passeio choveu imenso, a manhã também acordou muito chuvosa, o que desmotivou muitos amantes de bicicleta a retraírem-se, e a não comparecerem, originando assim um número mais reduzido de utilizadores de bicicleta, mas com alguns mais destemidos a comparecerem, e a promoverem a iniciativa, de forma muito animada.

Para a organização, a iniciativa foi muito positiva, e se não fosse as más condições climatéricas, que não se podem evitar, a participação teria sido muito mais positiva, o que embelezaria ainda mais o evento, por isso estão todos de parabéns, e espera-se em próxima edições que o evento possa ter melhores condições meteorológicas.

E para saber um pouco mais deste dia 14 de fevereiro aqui fica história; “O Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador Romano Claudius II proibiu os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas tropas. Um sacerdote da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte, antes conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões neste dia, os chamados "valentines".








 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com