quarta-feira, 30 de setembro de 2020

“Volta a Portugal, Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA) foi o mais rápido na 3ª Etapa, vence isolado a 15 s, Amaro Antunes mantem a amarela”


Por: José Morais

Fotos: RTP

Realizou-se hoje a terceira etapa em linha da Volta a Portugal Edição Especial, teve uma extensão de 171.9 quilómetros, e ligou Felgueira a Viseu, com a vitória de foi o mais rápido na chegada a Viseu,

vence isolado, e é o novo camisola amarela

 

numa etapa bem disputado e renhida., com momentos maravilhosos, e paisagens deslumbrantes.

 

“História da etapa”

 

Ao km 0 estava dada a partida real! Ao km 8 o pelotão compacto, depois de o grupo anular as escaramuças iniciais. Ao km 16 três homens ao ataque: Ángel Madrazo (Burgos-BH), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Emanuel Duarte (LA Alumínios-LA Sport). Ao km 28,5 a fuga de três ganhou mais elementos e ainda passou adiantada na Meta Volante do Marco de Canaveses, com Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a ser o 1º, Ángel Madrazo (Burgos-BH) 2º, Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA) 3º.

 

Ao km 30 a fuga foi anulada após a meta volante com o pelotão a ficar novamente compacto. Ao km 36,5 saem seis corredores do pelotão: Ángel Madrazo (Burgos-BH), Sergio Martín e Ion Irisarri (Caja Rural-Seguros RGA), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Bruno SIlva (LA Alumínios-LA Sport) e Joaquim Silva (Miranda-Mortágua). Ao km 45 o sexteto começa a consolidar a vantagem: 55 segundos.

 

Ao km 52 na frente continuavam Ángel Madrazo (Burgos-BH), Sergio Martín e Ion Irisarri (Caja Rural-Seguros RGA), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Bruno SIlva (LA Alumínios-LA Sport) e Joaquim Silva (Miranda-Mortágua). O pelotão estava a 1m40s. Tentam sair do pelotão Sérgio Paulinho (Efapel) e David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista).

 

Ao km 62 juntaram-se os oito homens na frente da corrida: Ángel Madrazo (Burgos-BH), Sergio Martín e Ion Irisarri (Caja Rural-Seguros RGA), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Bruno SIlva (LA Alumínios-LA Sport), Joaquim Silva (Miranda-Mortágua), Sérgio Paulinho (Efapel) e David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista), o pelotão estava a 2m15s. Ao km 66,8 na passagem na Meta Volante de Resende o 1º foi Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Sérgio Paulinho (Efapel) 2º, e Ángel Madrazo (Burgos-BH) 3º.

 

Ao km 92 na subida para Lamego, a fuga foi anulada, pelas movimentações saídas do pelotão, existiram várias escaramuças de homens que se adiantam, mas sempre à vista do pelotão, a lutou-se pela Camisola Branca e Vermelha Fidelidade, da montanha, era o principal motivo para os ataques. O boavisteiro defendia da melhor forma a Camisola Branca e Vermelha Fidelidade, símbolo de melhor trepador. Ao km 95,9 na passagem no P. Montanha 3.ª cat. em Lamego, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) foi 1º, Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA) 2º, e Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) 3º. Entretanto, Luís Mendonça (Efapel) abandonou a corrida, motivos familiares de maior deram origem a esta baixa da Efapel.

 

Ao km 99 o pelotão começou a desmembrar-se na subida para Bigorne. Numa e tapa muito atacada, uma má notícia para os sprinters. Um km depois as movimentações acalmaram, e o pelotão reagrupou novamente. Na Meta Volante de Lamego, o 1º foi Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) 2º, e Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA), com Luís Gomes a trabalhar bem para recuperar a Camisola Vermelha Cofidis, da regularidade.

 

Ao km 105 a Rádio Popular-Boavista mexe com a corrida na subida de segunda categoria de Bigorne, consegue colocar três homens num grupo de seis que tenta sair do pelotão, estava em causa a classificação da montanha. Ao km 109 sete homens na cabeça de corrida, com 22 segundos de vantagem sobre o pelotão, comandado pela W52-FC Porto. Composição da fuga: Willem Smit e Ángel Madrazo (Burgos-BH), Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA), Venceslau Fernandes (Kelly-Simoldes-UDO), Hugo Nunes, Daniel Silva e David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista). Ao km 115 era atingida a terceira hora de prova, à média de 38,3 km/h, e ao Km 116 o pelotão estava a 50 segundos, e era comandado pela W52-FC Porto.

 

O Hugo Nunes teve o direito de subir ao pódio no final da etapa para vestir novamente a Camisola Branca e Vermelha Fidelidade, que simboliza o melhor trepador. Na passagem no P. Montanha de 2.ª Cat. em Bigorne, Venceslau Fernandes (Kelly-Simoldes-UDO) fouj o 1º, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) 2º, David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista) 3º, Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA) 4º, e Willem Smit (Burgos-BH).

Ao km 131 a corrida estava a ser muito atacada, na frente seguia Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA). A 1m05s rolam Willem Smit (Burgos-BH) e Daniel SIlva (Rádio Popular-Boavista). A 1m30s estão Juan Felipe Osorio (Burgos-BH), Rafael Lourenço e Fábio Costa (Kelly-Simoldes-UDO), o pelotão rolava com um atraso de 2m30s. Ao km 134 Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA) isolava-se na cabeça dos fugitivos, Willem Smit e Juan Felipe Osorio (Burgos-BH), Daniel SIlva (Rádio Popular-Boavista), Rafael Lourenço e Fábio Costa (Kelly-Simoldes-UDO) estavam a 2m05s, e o pelotão estava a 3m30s, e a Miranda-Mortágua tentava recuperar terreno a partir da cabeça do pelotão.


 

Ao km 144 Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA) isola-se, o grupo perseguidor estava a 2m37s, muito mais perto para ser alcançado pelo pelotão, que estava a 3m10s da frente, do que de chegar à dianteira. A 20 km para a meta Oier Laskano (Caja Rural-Seguros RGA) seguia isolado, e o pelotão tinha absorvido os corredores que rolavam em posição intermédia, estava na altura a 2m30s do único fugitivo Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA).

 

A 14 km para a meta, Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA) continuava na frente com mais de dois minutos de vantagem sobre o pelotão, de onde continuavam a tentar sair alguns corredores, a situação era muito movimentada, e estava a tornar muito pouco provável uma chegada ao sprint a Viseu. A 10 km da chegada, havia descoordenação no pelotão, existindo várias tentativas de fuga. O que beneficiava o fugitivo, que entrava nos últimos 10 quilómetros da etapa, com mais de minuto e meio de vantagem sobre o pelotão, se o mesmo conseguisse ser alcançado, deveria ser apenas com a meta à vista.

 

A 5 km para a meta, Simon Carr (Nippo Delko Provence) o líder da juventude, fura, e Oier Lazkano com 48 segundos a menos de 5 km para a meta. A 3 km da chegada cada vez mais provável o sucesso da fuga, mas não era certo que Lazkano desse certo. A 2 km a diferença era de 42 segundos para Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA)!. Oier Lazkano entrava no último quilómetros, notava-se o sofrimento, mas a vantagem era aparentemente suficiente para ganhar.

 

Vitória final da etapa para Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA), foi o mais rápido na 3ª Etapa, vence isolado a 15 s. Em 2º lugar corta, Daniel McLay (Team Arkéa-Samsic), a 15s, com Leangel Linarez (Miranda-Mortágua), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), e Mauro Finetto (Nippo Delko Provence), com o mesmo tempo. Amaro Antunes (W52-FC Porto) manteve a Camisola Amarela Jogos Santa Casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com