segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

“Equipa Portugal/Quarteto português no Mundial com os Jogos Olímpicos no horizonte”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal participa com quatro ciclistas no Campeonato Mundial de Pista, em Berlim, Alemanha, de 26 de fevereiro a 1 de março. É a última corrida pontuável para o apuramento olímpico e os portugueses vão bater-se pela presença masculina em Tóquio, pois a qualificação feminina está assegurada em omnium.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, convocou Maria Martins (Drops), Iuri Leitão (Supermercados Froiz), Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e João Matias (Aviludo-Louletano).

Maria Martins vestirá as cores nacionais nas disciplinas de omnium, scratch e corrida por pontos. A corredora ribatejana participará com o foco nos melhores resultados possíveis em cada uma das provas e sem a pressão de bater-se pelos pontos de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Os desempenhos na Taça do Mundo deram a Portugal uma vantagem confortável no ranking de qualificação, estando já matematicamente assegurada a estreia do ciclismo de pista feminino em Jogos Olímpicos.

No setor masculino as contas são mais exigentes. Ainda está em aberto a qualificação nas disciplinas de omnium e de madison, mas esse feito depende dos resultados que venham a ser conseguidos em Berlim.

Nas duas disciplinas, Portugal chega ao Campeonato do Mundo fora dos lugares de qualificação. Em omnium tem de subir dois lugares no ranking para alcançar Tóquio, o que implica fazer melhor do que o 15.º posto, desde que o Cazaquistão e o Canadá não pontuem. Ou seja, Portugal necessita de um lugar que permita ao país somar mais 200 pontos do que o Cazaquistão e mais 245 do que o Canadá.

Em madison, cuja qualificação automaticamente apura para omnium, Portugal precisa de ganhar uma posição no ranking, tendo Hong Kong como adversário direto. A dupla nacional necessita de um resultado que garanta mais 480 pontos do que os asiáticos. Ou seja, pelo menos 14.º se Hong Kong não pontuar.

Gabriel Mendes, que só divulgará a distribuição dos corredores por cada disciplina no início da próxima semana, acredita na presença masculina em Tóquio. “O desafio é muito exigente, mas já temos superado outros desafios com igual ou maior complexidade”, frisa o selecionador nacional.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com