sexta-feira, 23 de agosto de 2019

“Arrábida recebe Campeonato Nacional de SwimRun”

A 7 de setembro realiza-se o SwimRun, uma prova que tem aumentando em número de participantes.

O Arrábida SwimRun integra a 3ª prova do Circuito Nacional SwimRun e paralelamente inclui o Campeonato Nacional Swimrun Portugal da Federação de Triatlo de Portugal, disputada na vertente de duplas

Esta prova irá desenrolar-se nos desafiantes trilhos da Serra da Arrábida, onde o SwimRun se estreou como modadalidade em 2017. Os participantes irão percorrer as encostas da serra e mergulhar nas águas do Rio Sado, neste desafio único em Portugal que combina a corrida em trilhos e a natação de águas abertas.

Esta competição de endurance, velocidade, resistência e estratégia chegou ao nosso país em 2017, mas teve lugar pela primeira vez na Suécia em 2006 com a prova “Otillo” (que significa de Ilha para Ilha).


Os percursos do Arrábida SwimRun

O Arrábida SwimRun inclui uma distância standard com cerca de 20km e uma distância sprint com cerca de 10km, ambos com partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel.

A competição standard, que é a distancia de campeonato nacional, irá iniciar a bordo dos Galeões do Sal que estarão perfilados em frente ao Parque Urbano Albarquel, em pleno rio Sado, de onde os atletas terão de saltar para percorrer o primeiro troço de natação com cerca de 1km de distancia. Na margem irão correr em trilhos exigentes com algum desnível acumulado. É aconselhável que os participantes possuam experiência prévia em trail e natação de águas abertas. Este percurso passa, entre outros agradáveis locais junto ao rio, no outrora glamoroso Palácio da Comenda, local de passagem de visitantes curiosos que ali param para apreciar a vista sobre o Sado e Tróia.

A prova sprint tem a sua partida em terra, no Parque Albarquel, onde os atletas farão o primeiro troço de natação, para percorrer os trilhos e águas das praias circundantes e regressar ao local da partida. Esta é a prova indicada para os atletas com menos experiência nas duas modalidades, mas que ainda assim,  deverão ter preparação física adequada.


5 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

1 – QUAL O MATERIAL QUE PRECISO?

O material obrigatório (fornecido pela organização) é o dorsal visível, o chip e a touca de natação. São recomendados ter fato de neoprene adequado para temperatura da água de 14 graus Celsius (caso se justique), calçado apropriado para percursos offroad e trail running, óculos de natação, palas, pullbouy com elástico ou fecho semelhante.

Este material visa o conforto do participante, sendo facultativa a utilização do fato de neoprene específico para Swimrun, consoante a temperatura da água. Pode usar quaisquer sapatilhas desde que tenham um bom escoamento de água e o uso das palas e pullbouy ajudam no deslize na água, equilibrando assim o peso das sapatilhas na água.


2 – COMO SE REALIZA?

Uma das principais características são as múltiplas transições entre a natação (mar, rio, lago) e a corrida, habitualmente em trilhos, com a particularidade de os participantes não mudarem de equipamento ao longo da prova, como acontece nas provas de Aquatlo ou Triatlo e onde têm de terminar com o mesmo equipamento com que começaram.


3 – FAÇO COM COMPANHIA?

Outra das características é ser realizada em duplas, principalmente por razões de segurança, em especial durante os percursos mais longos e técnicos de natação de águas abertas. É possível a prova ser realizado de forma individual nos percursos mais curtos (até 21km no total entre natação e corrida) e menos técnicos.

 

4 – QUAIS SÃO AS DISTÂNCIAS?

A distância de prova não é fixa sendo por norma disponibilizados dois formatos aos participantes (Sprint e Standard) que variam entre os 10 e 20km no total, sendo o número de transições entre corrida e natação também variável de prova para prova, ficando ao critério do organizador. Pode haver quatro segmentos de natação e quatro de corrida, por exemplo, mas é variável de prova para prova.


5 – QUEM É O SWIMRUNNER?

Quem goste de correr e nadar ao ar livre, com especial foco para os triatletas que poderão estar mais confortáveis, mas não só: nadar em barragens e correr em trilhos, com o potencial que temos no nosso país, é por si só um aliciante muito atrativo.


Calendário das provas do Circuito SwimRun Portugal 2019

A naração é realizada com sapatilhas que deverão ter um bom escoamento de água

Zêzere Swimrun 27 abril 2019

Alqueva Swimrun 9 junho 2019

Arrábida Swimrun 7 setembro 2019

Madeira Swimrun 10 novembro 2019

A organização do evento é da responsabilidade da entidade Swimrun Portugal e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Setúbal.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com