segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

“Gémeos Oliveira querem deixar boa imagem nos Mundiais”

Rui Oliveira repete a presença na prova, enquanto o irmão Ivo faz a sua estreia.
Os gémeos Ivo e Rui Oliveira levaram para Londres o desejo de deixarem uma boa imagem de Portugal nos Campeonatos do Mundo de ciclismo pista de elite, nos quais, pela primeira vez, haverá dois portugueses.
“O Rui já tinha representado Portugal o ano passado, eu é que é a primeira vez. Estou um pouco ansioso para ver como são as coisas, mas penso que isso faz parte do processo. É a primeira vez que irei lá estar, por isso vai ser uma experiência interessante”, assumiu à Agência Lusa Ivo Oliveira.
Agora com 19 anos, o campeão mundial júnior de perseguição de 2014 vai alinhar na final da corrida por pontos, nos Mundiais que decorrem entre 02 e 06 de março, juntando-se ao ‘experiente’ irmão Rui, que já tinha competido no evento no ano passado, em scratch.
“Estou menos nervoso por ser a segunda participação, vou tranquilo. Quero melhorar o resultado que fiz no meu primeiro Mundial de elites, que foi 16.º no ano passado. Tudo o que for acima disso já é um bom resultado”, reconhece o medalhado de bronze em scratch dos Mundiais juniores de há dois anos.
Talentos mais visíveis da aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) na pista, os ciclistas de Gaia mantêm os pés bem assentes no chão, depois de superado o desafio inicial de garantir o duplo apuramento para os Campeonatos do Mundo de elites. “Tínhamos um ano de qualificações, sabíamos que se pontuássemos bem podíamos estar no Mundial. Qualificámo-nos para duas provas. Sabíamos que era difícil, mas estava ao nosso alcance”, recordou Ivo, que aponta as suas ambições para mais tarde, mais precisamente para a qualificação olímpica para Tóquio2020.
Apesar de muito jovens, os gémeos Oliveira já há muito que andam na alta roda do ciclismo internacional. “Muita gente pode pensar que aparecemos de repente, mas isto tem vindo a ser o resultado de um trabalho desenvolvido já há quatro, cinco anos com a seleção nacional e o selecionador. Tem sido um trabalho muito árduo, lutámos para conseguir pontos para Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa. É um trabalho feito ao longo do ano que possibilita que cheguemos ao Mundial numa boa forma física”, salientou Rui.
Casos de sucesso, os dois irmãos querem ser um exemplo para que outros ciclistas se sintam incentivados a dar o salto da estrada para a pista. “O nosso objetivo também é esse: trazer colegas para o ciclismo de pista. Há três, quatro anos para cá temos vindo a consegui-lo, cada vez há mais adesão e espero que possa haver mais”, assumiu Ivo, com Rui a revelar que, desde que se estrearam nos velódromos, perceberam que queriam estar na pista “ao mais alto nível”.
O objetivo foi mais do que alcançado, com os dois a assumirem a primeira representação dupla de Portugal nos Mundiais da especialidade, um ano depois de Rui Oliveira ter protagonizado a estreia das cores nacionais.
Será o Oliveira ‘repetente’ o primeiro a entrar em ação, competindo na final direta de scratch, marcada para as 19:20 de quarta-feira. Ivo Oliveira vai alinhar na final da corrida por pontos, às 20:30 de sexta-feira
Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com