segunda-feira, 14 de agosto de 2017

“Volta a Portugal/Etapa Rainha da Volta confirmou favoritismo azul e branco”

Amaro Antunes venceu na Guarda abraçado ao Camisola Amarela

Raúl Alarcón e Amaro Antunes chegaram de braço dado à meta na Guarda a comemorar o triunfo na etapa e a antecipar já os festejos finais da 79ª Volta a Portugal Santander Totta que termina esta terça-feira. Na Etapa Rainha, que passou pela Torre e terminou na cidade mais alta de Portugal, os homens da W52-FC Porto afastaram os principais adversários que ainda aspiravam roubar a Camisola Amarela a Alarcón. Vicente Garcia de Mateos (Louletano - Hospital de Loulé) e Rinaldo Nocentini, segundo e terceiro da geral à partida, perderam quase cinco minutos.

Na Guarda, Amaro Antunes incentivado por Raúl Alarcón, acabou por ficar como vencedor do dia. “Foi incrível conseguir chegar com o Raúl! Sabíamos de início para o que íamos, delineámos uma estratégia e cumprimo-la na perfeição. Não queríamos correr o risco de chegar ao contrarrelógio com os adversários por perto, por isso o objetivo era alargar a distância”. A declaração do algarvio, que venceu a primeira vez na Volta, sintetiza o que aconteceu ao longo dos 184 quilómetros da etapa iniciada na Lousã. “Ao contrário do que diziam, que a equipa estava desorganizada, mostrámos que a união faz a força e conseguimos a margem necessária para entrar da melhor forma na última etapa”, sublinhou Amaro Antunes que subiu ao segundo lugar da classificação geral, a 31 segundos do líder. Com a passagem em primeiro na Torre e a vitória em outras duas contagens de montanha, Amaro assumiu a liderança da Camisola Azul Liberty Seguros e tornou-se já o “Rei dos Trepadores”, uma vez que no contrarrelógio final não existem prémios de montanha.

Montanha dita a sentença

Esta 9ª e penúltima etapa foi a mais montanhosa da edição da Volta a Portugal que assinala os 90 anos da competição. A passagem pela Serra da Estrela, a 70 quilómetros da meta,desmembrou o grupo que vinha em fuga e uma nova história começou a ser contada pela W52-FC Porto com duas fases distintas. Primeiro Amaro Antunes e Ricardo Mestre tomaram conta da corrida para posicionar o Camisola Amarela Raúl Alarcón na dianteira. Pouco depois era Gustavo Velosoo protagonista devido a uma quebra de rendimento que o deixou para trás. Na descida para Manteigas, o trio azul e branco tinha por companhia o líder da juventude, Krists Neilands (Israel CyclingAcademy), cuja prestação lhe valeu o Prémio da Combatividade Conselheiros da Visão e dificilmente deixará escapar a Camisola Branca RTP até ao fim da prova.

No grupo perseguidor seguiam os favoritos Vicente Garcia de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) e Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) que nos últimos quilómetros, ao invés de diminuírem, aumentaram consecutivamente a desvantagem para a frente da corrida, deitando por terra qualquer esperança de vitória na Volta. Vale ao espanhol da equipa de Loulé a liderança de pedra e cal na classificação por pontos, Camisola Verde Rubis Gás.

Assistiram e estiveram no pódio da Guarda o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, e a Secretária de Estado da Ciência e Ensino Superior, Fernanda Rollo, entidades que, entre outras, se associaram a uma iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo que serviu para assinalar os 90 anos da Volta a Portugal em Bicicleta.


10ª Etapa – 15 agosto 2017

Viseu – Viseu (CRI) - 20,3 km

Hora de Partida do primeiro corredor – Gotzon Udondo (Euskadi) - 14h51

Hora de Partida do último corredor – Raúl Alarcón (W52-FCPorto) - 16h53

Falta a etapa de Viseu para terminar a Volta. Esta terça-feira, 15 de agosto, o ciclismo associa-se aos grandes festejos de S. Mateus para o Grande Final da 79ª Volta a Portugal Santander Totta. A derradeira etapa, um contrarrelógio individual, tem pouco mais de 20 quilómetros com partida e chegada à Avenida da Europa. Será o contrarrelógio mais curto dos últimos anos.

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com