terça-feira, 19 de julho de 2022

“Paret-Peintre e Cherel são os casos de covid-19 detetados e estão fora do Tour”


Restantes ciclistas da AG2R Citroën testaram negativo e seguem em prova

 

Por: Lusa

Foto: Instagram/Mikaël Cherel

Os franceses Aurélien Paret-Peintre e Mikaël Cherel, ambos da AG2R Citroën, foram esta terça-feira identificados como os dois ciclistas que deram positivo nos testes de despistagem à covid-19 realizados no domingo na Volta a França, abandonando a prova.

"Os testes covid semanais realizados pela organização do Tour revelaram-se positivos para o Mika e o Aurélien. Eles não alinharão hoje. Os outros corredores e o staff tiveram testes negativos e prosseguem em prova", informou a equipa francesa, na sua conta na rede social Twitter.

A União Ciclista Internacional tinha revelado na segunda-feira que dois ciclistas deram positivo nos testes de despistagem à covid-19 realizados no domingo, esclarecendo que os dois casos exigiam "avaliação biológica complementar".

"Todos os corredores a participar na Volta a França foram testados na noite de 17 de julho, na véspera do dia de descanso. Todos os testes foram negativos, à exceção de dois ciclistas para os quais é necessária uma avaliação biológica complementar. Os dois corredores em questão não constam do top-20 da classificação geral da prova", indicava a federação internacional, em comunicado, sem identificar os ciclistas em causa.

Aurélien Paret-Peintre, de 26 anos, estava a participar pela segunda vez no Tour, no qual ocupava a 24.ª posição da geral, a quase uma hora do camisola amarela Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), depois de no ano passado ter sido 15.º na classificação final.

Já Cherel, de 36 anos, cumpria a sétima participação na Grande Boucle, em que tem como melhor registo o 18.º lugar na edição de 2015.

Os dois franceses da AG2R Citroën juntam-se na lista de baixas por covid-19 ao seu companheiro Geoffrey Bouchard, o primeiro caso positivo da 109.ª edição, aos compatriotas Warren Barguil (Arkéa Samsic) e Guillaume Martin (Cofidis), ao dinamarquês Magnus Cort (EF Education-EasyPost), aos australianos Simon Clarke (Israel-Premier Tech) e Luke Durbridge (BikeExchange-Jayco), ao norueguês Vegard Stake Laengen e ao neozelandês George Bennett, ambos da UAE Emirates.

O pelotão da 109.ª Volta a França regressou hoje à estrada, após ter cumprido o terceiro e último dia de descanso, para enfrentar o primeiro de três dias nos Pirenéus.

A 16.ª etapa, uma ligação de 178,5 quilómetros entre Carcassonne e Foix, não tem chegada em alto, mas sim duas contagens de primeira categoria, a última das quais a menos de 30 quilómetros da meta.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Duas medalhas e objetivos cumpridos no balanço do Europeu”


Por: José Carlos Gomes

No momento de despedida dos Campeonatos da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, Portugal contou com duas duplas no madison, disciplina que marcou o sexto e último dia da competição no Velódromo Nacional de Sangalhos.

Diogo Narciso e Rodrigo Caixas realizaram uma boa corrida em sub-23. A concorrência era forte, mas a dupla esteve constantemente na luta pelos pontos, ficando perto de os conseguir em alguns dos sprints. Porém, com a disputa pelas medalhas tão acesa entre Países Baixos, Grã-Bretanha, Alemanha, Bélgica e Itália, a missão da dupla portuguesa não foi fácil.

"Nos sub-23 o nosso objetivo era melhorar em termos de performance do ano passado. O Diogo e o Rodrigo correram pela primeira vez madison nos Países Baixos. Neste ano foi a segunda vez, aqui em Portugal. No ponto de vista de competições de nível elevado esta será para o Diogo a segunda prova, tendo em conta o ano passado o Campeonato da Europa e para o Rodrigo a terceira. Portanto, estou satisfeito com a progressão que estão a fazer", salientou Gabriel Mendes.


O selecionador nacional acrescentou sobre a corrida: "Entrámos bem, houve rendições menos bem conseguidos e são aspetos a melhorar. No entanto, não perdemos o contacto com a cabeça da corrida, na parte final tentámos desenvolver ações para pontuar. Eles deram o melhor que tinham. No ano passado também não pontuámos, mas melhorámos a classificação e certamente que no próximo será melhor".

Os campeões foram os neerlandeses Phillip Heijn e Yanne Dorenbos (54 pontos), com a dupla britânica William Tidball e Samuel Watson a ser segunda (37) e a germânica Malte Maschke e Tim Torn Teutenberg terceira (26). Portugal fechou no oitavo posto.

Ainda em Madison, João Marques e João Martins não tiveram vida fácil num pelotão competitivo e com seleções com mais experiência, mesmo no escalão de juniores. A dupla bem se esforçou para acompanhar o elevado ritmo, mas começou a perder voltas e foi forçada a abandonar pelos comissários como ditam os regulamentos, sucedendo o mesmo com a Eslováquia, Suíça, Polónia e Espanha.

"Para os juniores sabíamos que seria uma tarefa árdua porque era a primeira vez que iam fazer esta competição, nunca fizeram numa outra prova. Terminar a corrida era difícil. Levámos duas voltas, mas também um dos atletas não entrou muito bem na corrida, ainda antes de ela começar devido, a um corte na partida. Resulta da inexperiência. Enquanto estiveram em prova, mas rendições e na parte técnica, foram colocados à prova, cumpriram o que é importante cumprir. Há mais trabalho a fazer daqui para a frente, mas foi importante dar este primeiro passo com eles, temos base para isso", explicou o selecionador nacional.


O título foi para os checos Milan Kadlec e Matyás Koblízek, que terminaram com 34 pontos. Os Países Baixos comprovaram a boa escola que têm nesta disciplina na corrida feminina conquistaram o ouro com Babette van der Wolf e Nienke Veenhoven -, com Elmar Abma e Justus Willemsen a garantirem a medalha de prata, com 26 pontos, mais três que os britânicos Dylan Hicks e Joshua Tarling.

Em jeito de balanço, Gabriel Mendes considera que os objetivos foram cumpridos, destacando a importância de mais duas medalhas conquistadas, a prata de Diogo Narciso (corrida por pontos) e a de bronze de Daniela Campos (sctrach), ambos atletas sub-23.

"Além dos objetivos da formação e desenvolvimento, obter duas medalhas é importante e motivo de satisfação para todos nós. Os atletas tiveram um desempenho muito bom. Estamos aqui para continuar a trabalhar e continuar a melhorar", referiu.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

“Agenda de Ciclismo - Comunicado:”


Por: José Carlos Gomes

Marcado para este fim de semana o campeonato nacional de Btt de Marrazes em Leiria, e o campeonato Nacional de Downhill a realizar em Seia, ambos foram cancelados, devido a parecer negativo da autoridades, relacionado com o risco de incêndio, assim as duas competições serão reagendadas para se realizarem depois de 15 de setembro.


Entretanto na estrada, e quando a Volta a Portugal está cada vez mais perto, o pelotão de equipas continentais e de clube junta-se novamente, no domingo, em Águeda, onde decorre o Grande Prémio Anicolor. A partida será em Fermentelos, às 12h00, estando a chegada ao centro de Águeda prevista para as 16h00, quando estiverem percorridos 170,6 quilómetros. O terço final de corrida, com três contagens de montanha, propicia alguma seleção de valores e dificulta a vida aos sprinters.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com