terça-feira, 17 de setembro de 2019

“8º lugar para Sérgio Marques no CE Europa da Longa Distância 2019"

Dia 14 de setembro realizou-se o Campeonato da Europa de Triatlo de Longa Distância com Sérgio Marques no Top 10.

Realizou-se no dia 14 de setembro o Campeonato da Europa de Longa Distância de Almere, na Holanda, que contou com a presença de dois triatletas nacionais na prova de elite – Vanessa Pereira e Sérgio Marques. Os dois atletas, referências do triatlo na longa distância, tinham como objetivo alcançar o top 10. Entre os atletas de AG, destaque para Paulo Margarido, que alcançou o 5º lugar do seu escalão.

Sérgio Marques alcançou em pleno o objetivo, fazendo uma prova de trás para a frente e conquistando o 8º lugar no Campeonato da Europa, com 8h22m22s. O triatleta geriu com êxito o esforço durante toda a prova, uma gestão que assume maior importância nas provas longas do triatlo.

Numa natação muito disputada, Marques saiu em 28º da água, cerca de 9 minutos mais tarde que o primeiro atleta, o britânico Kieran Linders que completou o segmento em 46:51 minutos . «A natação correu bastante bem, foi tranquila a nível de esforço correndo dentro das expectativas», explica Sérgio Marques. Com um segmento de ciclismo plano, mas exigente por causa do ritmo elevado sem recuperações, o triatleta geriu da melhor forma para equilibrar entre a performance e o menor desgaste para a corrida. «Parti forte para este segmento e tentei encaixar no meu ritmo, sem cometer loucuras para poder gerir o esforço para a corrida.»

Esta gestão deu frutos principalmente no último segmento, onde Sérgio Marques conseguiu um dos melhores tempos da competição com 02h45m11s «A corrida correu muito bem, consegui imprimir um ritmo que até mim me conseguiu surpreender na altura; analisando de forma mais profunda, os indicadores de treino já apontavam nesse sentido.»

Sérgio Marques está satisfeito com o resultado alcançado, apontando como a única questão a falta de informação da sua posição relativamente aos adversários, principalmente já na última meia maratona. «Se soubesse que estava a 1’ dos dois atletas na frente, talvez tivesse tido motivação e foco para imprimir um ritmo mais forte, apesar da informação que ia sendo fornecida pela Vanessa (Pereira)».

Com o objetivo cumprido no Campeonato Europa de Longa Distância, Sérgio Marques irá participar no dia 29 de setembro no IRONMAN 70.3 Cascais, que vai funcionar como um teste à condição física, sendo que o grande objetivo é o Campeonato do Mundo de IRONMAN no Havai.

Vanessa Pereira estava bastante confiante na prova, depois das participações no Challenge de Roth e no Douro Triatlo, mas infelizmente foi obrigada a desistir depois de um corte no segmento de natação que a impediu de continuar em prova.

Objetivo cumprido para Sérgio Marques, que entrou para o TOP 10 da europa conciliando os treinos com a atividade profissional e para Paulo Margarido, o triatleta do Funchal que ficou no 5º lugar do seu escalão (M50), obtendo um excelente resultado com 09h51m34.

Muitos parabéns pelos resultados alcançados!

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com