quinta-feira, 8 de agosto de 2019

“81ª Volta a Portugal/8ª Etapa”

Partida:

Viana do Castelo

Viana do Castelo é a cidade atlântica mais ao Norte de Portugal, situando-se a cerca de 25 minutos do aeroporto internacional do Porto.

Servida por funcionais auto-estradas e por um porto de mar, é fácil e cómodo chegar à cidade, onde os visitantes podem fruir uma notável qualidade de vida, quer por via da tranquilidade e segurança do seu viver urbano, quer pela riqueza do seu património natural, monumental e histórico, quer, ainda, pela existência de excelentes equipamentos culturais, desportivos e sociais.

A presença do rio, do monte e do mar, conferem à cidade dotes paisagísticos de excelência que encantam os sentidos, proporcionam um clima psicológico de descompressão e são propícios à ocupação sadia e aprazível dos tempos livres.

Uma rede de transportes urbanos, que inclui pequenos autocarros elétricos a circular nas ruas do casco medieval, desincentiva a utilização do automóvel individual e favorece a qualidade ambiental. O Anel Viário contornando o núcleo mais antigo da cidade e a distribuição de vários parques de estacionamento subterrâneo ao longo dessa via, permitem aliviar a zona medieval do aparcamento de automóveis à superfície, afastando-os da zona nobre da urbe e facilitando, em consequência, a mobilidade pedonal.

A cidade tem, também, uma boa capacidade hoteleira, que está em acelerado crescimento, quer para acolher turistas, quer para receber congressos, seminários e outras reuniões de turismo, negócios ou de estudo, condições que são apoiadas pela existência de modernos e funcionais auditórios para realização desses encontros.

Um conjunto de modernizados espaços culturais - teatros, cinemas, biblioteca, museus - proporciona condições de enriquecimento cultural a residentes e visitantes, enquanto a presença do rio e do mar oferece especiais condições de acolhimento a veleiros de recreio e à prática de todas as modalidades de desportos náuticos.

A riqueza inigualável da etnografia vianesa, que faz da cidade a capital do folclore português, a originalidade e funcionalidade do seu artesanato, com especial relevo para a louça e os bordados, a assídua e qualificada animação cultural, são outros atributos que fazem de Viana do Castelo uma cidade extremamente atrativa para todas as vertentes de Turismo.

É bom viver em Viana do Castelo!


Chegada:

Felgueiras

O Município de Felgueiras localiza-se na Região do Tâmega e Sousa, constituída por 11 municípios, com uma área de 1.831 Km2, correspondente a 8,6% da Região Norte de Portugal. No concelho de Felgueiras, residem cerca de 58 mil habitantes, cuja população é uma das mais jovens do país e da Europa. Felgueiras integra quatro centros urbanos: as cidades de Felgueiras e da Lixa e as vilas de Barrosas e da Longra.

Felgueiras encontra-se em acelerado desenvolvimento, afirmando-se pelo talento, pela singular vocação e competência empreendedora. O trabalho das suas gentes permitiu construir o maior núcleo de calçado do país, cuja produção é maioritariamente para exportação, com um impacto relevante em Felgueiras, na região e no país. Este concelho é o maior produtor de Vinho Verde da região com cerca de 14 milhões de litros o que representa cerca de 15% da produção total. É também o maior exportador nacional de kiwi e de espargo, produtos incorporados na restauração local, tendo uma dinâmica económica expressiva na doçaria, na restauração, no artesanato e no comércio local em geral. O turismo, setor transversal, posiciona-se estrategicamente para gerar sinergias intersetoriais que acrescentam valor para o desenvolvimento sustentável e para a projeção da marca Felgueiras.

Venha conhecer uma terra com forte identidade cultural e industrial. Nas terras de Felgerias Rubeas irá encontrar o precioso legado de povoados da idade do Bronze (II.º Milénio a.C) e da romanização (Séculos I – VI), o Caminho de Santiago, a Rota do Românico, os ecos do renascimento e da epopeia lusitana que deu “novos mundos ao mundo” onde se eleva o navegador felgueirense Nicolau Coelho, do barroco, do neoclassicismo e do estilo brasileiro na arquitetura, o património industrial do calçado, do Pão-de-Ló e do Vinho Verde. As rotas de Felgueiras integram uma interessante harmonização da herança cultural, da natureza e dos produtos endógenos distintivos resultantes do empreendedorismo felgueirense.

Em Felgueiras, poderá conhecer o empreendedorismo mais avançado nas indústrias do calçado e da agricultura (vinho, kiwi e espargo), admirar a arte da tradição artesanal: bordado Terra de Sousa (tão conhecido como bordado da Lixa), rendas de Filé, instrumentos manuais de corda e o calçado manual.


A visitar

Sugerimos a visita à VillaRomana de Sendim; aos cinco monumentos que integram a Rota do Românico, elevando-se o Mosteiro de Pombeiro; às empresas do Roteiro de Turismo Empresarial (Fábricas de Calçado, a Quintas de Enoturismo, a casas Pão-de-ló de Margaride e a casas de bordados); à Casa da Cultura Leonardo Coimbra e ao monte e santuário de St.ª Quitéria. Muitos outros atrativos encontrará nos nossos Percursos Pedestres. O hipismo é também uma experiência a não perder. Encontrará programação das diferentes artes do espetáculo na Casa das Artes e nas praças das cidades da Lixa e de Felgueiras. As festas e romarias acontecem em todo o concelho!


Gastronomia e Vinhos

O Pão-de-Ló de Margaride sobressai pela genuinidade e distinta qualidade. Este doce mantém a sua receita desde 1730 e foi escolhido para ser servido à mesa da Família Real Portuguesa.

Saberes enraizados na tradição, plenos e intensos dos produtos genuínos e de qualidade desta terra fazem da Gastronomia e Vinhos de Felgueiras um privilégio que lhe dedicamos à mesa dos restaurantes, e nos eventos de degustação e promoção, destacando-se: Sabores IN (4 fins de semana entre maio/junho); Fim-de-Semana Gastronómico e Festival do Pão-de-Ló (no fim-de-semana anterior à Páscoa).

Nas quintas poderá pisar o terroire degustar vinhos de excelência. Destacam-se, à mesa, o Cabrito Assado no Forno a Lenha, o Bacalhau no Forno, o Pão-de-Ló e as Cavacas de Margaride e as Lérias. Estas sugestões são harmonizadas com os Vinhos de excelência produzidos em Felgueiras, incluindo alguns de agricultura biodinâmica.

Venha experimentar, saborear e sentir… Felgueiras!

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com