quinta-feira, 8 de agosto de 2019

“81ª Volta a Portugal Santander”

A Volta está ao rubro/Vendaval no Larouco fez aparecer nova Camisola Amarela

Joni Brandão é o novo líder da 81ª Volta a Portugal Santander. Com a chegada a Montalegre, Serra do Larouco, o corredor da Efapel assumiu o primeiro lugar da classificação geral com uma diferença escassa, um segundo apenas, para João Rodrigues (W52-FC Porto). O anterior comandante, Gustavo Veloso, caiu para a terceira posição e está agora a 15 segundos da nova Camisola Amarela Santander.

A 7ª etapa, que começou em Bragança, revolucionou as contas da Volta ao terminar com um Prémio de Montanha de 1ª categoria instalado no segundo ponto mais alto do território continental português. Luís Gomes (Radio Popular Boavista) venceu no topo da Serra do Larouco envolvido num intenso nevoeiro, mas nem assim a Camisola Azul Liberty Seguros deixou de brilhar porque, cada vez mais, é o “Rei dos Trepadores”. Gomes terminou dois segundos à frente de Hugo Sancho (Miranda-Mortágua) e do suíço Matthias Reutmann (Swiss Race Academy).

Os primeiros classificados em Montalegre surgiram de um grupo em fuga desde o quilómetro 25 que o pelotão, comandado quase sempre pelo FC Porto, não anulou. A vantagem dos fugitivos chegou aos dez minutos mas, estando atrasados na classificação geral e como as principais contas se faziam apenas no fim, não houve grande reação. Seriam os derradeiros nove quilómetros da subida final que iam definir a classificação. Gustavo Veloso já antes tinha demonstrado algumas dificuldades e na subida não conseguiu acompanhar o momento em que Joni Brandão arrancou à procura de ganhar tempo aos principais adversários. João Rodrigues, companheiro de equipa de Veloso e segundo da geral à partida em Bragança, respondeu mas na meta perdeu 11 segundos para Brandão, o que deu ao corredor da Efapel a nova liderança da Volta.

O mau tempo no topo do Larouco levou a organização a adiar a cerimónia de pódio para as 12h45 desta sexta-feira, momentos antes da partida da 8ª etapa, em Viana do Castelo. Esta decisão não permitiu ver em Montalegre os novos líderes. Ao nível da Juventude também houve alteração: o espanhol Unai Quadrado (Equipo Euskadi) é o melhor jovem em prova, Camisola da Juventude Jogos Santa Casa. A W52-FC Porto perdeu a Amarela e a classificação coletiva por troca com a Rádio Popular-Boavista, mas continua com a Verde Rubis Gás dos Pontos com Daniel Mestre.

 
Volta vai continuar a subir

Na 8ª e antepenúltima etapa, os corredores saem de Viana do Castelo em direção a Felgueiras. Até à meta, no Monte de Stª Quitéria, vão percorrer 156,6 quilómetros. Este final de etapa é mais um dos regressos à Volta porque desde 2008 que o município felgueirense não recebia a prova.

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com