quinta-feira, 25 de maio de 2017

“Grande Prémio Jornal de Notícias/1ª Etapa”

Sotaque castelhano em terras de Lidador

O uruguaio Alan Matías Presa (Kuota Construciones Paulino) venceu hoje a primeira etapa em linha do 27.º Grande Prémio Jornal de Notícias, uma ligação de 138,1 quilómetros, entre Ovar e a Maia, que permitiu ao espanhol, Raúl Alarcón (W52-FC Porto) arrecadar a camisola amarela.

A tirada decidiu-se ao sprint, no traiçoeiro empedrado maiato, onde a meta está colocada numa ligeira subida. Estas caraterísticas impediram a maior parte dos sprinters puros de estar na discussão da prova, onde o vice-campeão uruguaio de fundo, Alan Matías Presa, ao serviço da equipa amadora galega Kuota Construciones Paulino foi o mais rápido.

Alan Matías Presa bateu, com alguma surpresa mas com à vontade, os espanhóis Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira) e Raúl Alarcón (W52-FC Porto), que, por esta ordem, completaram o pódio da jornada.

“Foi uma vitória muito bonita, a minha primeira vitória na Europa entre profissionais. Na semana passada ganhei uma tirada na Volta à Corunha, mas hoje, pela primeira vez, bati corredores de equipas profissionais europeias”, regozijou-se Alan Matías Presa, velocista conceituado no Uruguai, mas que só agora chega à Europa, a poucos meses de completar 27 anos.

A tirada permitiu à equipa W52-FC Porto baralhar e dar de novo, ou seja, passar a camisola amarela do luso Amaro Antunes para o espanhol Raúl Alarcón. O valenciano, que na edição transata desta corrida também chegou a liderar, dispõe agora de 4 segundos de vantagem sobre cinco colegas de equipa. O segundo na geral é Samuel Caldeira e o terceiro é o anterior comandante.

“Vamos tentar manter a camisola amarela até ao fim. Temos bons corredores que estão num excelente momento e somos seis praticamente com o mesmo tempo. Há que saber jogar taticamente com isso, porque o mais importante é que a camisola amarela fique na equipa. Eu sou apenas uma das hipóteses da equipa, mas sinto-me bem e gosto muito desta corrida e do seu percurso”, confessou Raúl Alarcón.

A primeira etapa em linha acabou, como se previa, por ser decidida ao sprint. Houve, no entanto, um grupo de dez corredores que tentou remar contra a maré, saindo do pelotão com 15 quilómetros percorridos para procurar protagonismo. Oito desses homens levaram a fuga para a fase final, mas apenas três se destacaram, o português Nuno Meireles (Equipo Bolivia), porque ganhou os dois prémios de montanha e vestiu a camisola de melhor trepador, o compatriota Zulmiro Magalhães (LA Alumínios-Metalusa BlakcJack), porque garantiu o direito à camisola das metas volantes, e o espanhol Óscar Hernández (Louletano-Hospital de Loulé), mais combativo, apenas alcançado a 10 quilómetros do fim.

Além de vencer a etapa, Alan Matías Presa é o dono da camisola dos pontos. Fábio Mansilhas (Miranda/Mortágua) comanda a classificação dos sub-23 das equipas de clube. A W52-FC Porto permanece na frente da geral coletiva.

A segunda etapa, a disputar nesta sexta-feira, tem dois setores. O pelotão parte da Maia, às 9h30, para uma viagem de 83,7 quilómetros, que vai terminar, cerca das 11h30, no alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo. A partir das 17h00 corre-se um contrarrelógio individual de 6,7 quilómetros, entre Barcelos e o alto da Franqueira.

Os dois setores terminam em subidas curtas, mas exigentes, esperando-se que a jornada de sexta-feira tenha um impacto significativo na classificação geral.

 

Classificações

1.ª Etapa: Ovar - Maia, 138,1 km

1.º Alan Matías Presa (Kuota/Construciones Paulino), 3h26m19s (Média: 40,162 km/h)

2.º Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira), mt

3.º Raúl Alarcón (W52-FC Porto), mt

4.º César Fonte (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), mt

5.º Domingos Gonçalves (RP-Boavista), mt

6.º Luís Gomes (RP-Boavista), mt

7.º Alejandro Marque (Sporting-Tavira), mt

8.º César Martingil (Liberty Seguros/Carglass), mt

9.º Francisco Campos (Miranda/Mortágua), mt

10.º Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé), mt

 

Geral Individual

1.º Raúl Alarcón (W52-FC Porto), 3h33m16s

2.º Samuel Caldeira (W52-FC Porto), a 4s

3.º Amaro Antunes (W52-FC Porto), mt

4.º Rui Vinhas (W52-FC Porto), mt

5.º António Carvalho (W52-FC Porto), mt

6.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), mt

7.º Domingos Gonçalves (RP-Boavista), a 5s

8.º Luís Gomes (RP-Boavista), mt

9.º João Benta (RP-Boavista), mt

10.º Filipe Cardoso (RP-Boavista), mt

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com