quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

“bikefitting.com”

Uma revolução no modo de vendas, compras

e andar de bicicleta.

Por: Nuno Candeias  

Correndo para o mercado, mas começando do zero

Com uma introdução tardia no mercado dos “bike-fits”, a Shimano teve necessidade de apresentar o seu sistema ao mercado o mais depressa possível. O sistema bikefitting da Shimano estreou-se em Maio de 2014, após um negócio de muitas tentativas. No entanto o desenvolvimento do primeiro protótipo correu melhor do que esperado, Encontrámos dificuldades quando tentamos incluir diversas funções adicionais que nós pensámos serem necessárias. Estas funções adicionais serviram apenas para tornar o protótipo excessivamente volumoso – algo que tivermos de melhorar.

A categoria de bikefitting era uma área onde não tínhamos experiência por isso tivemos de experimentar diversas coisas até chegarmos a uma plataforma ideal. O maior desafio era fazer o sistema de bikefitting o mais compacto possível de forma a se equiparar ao espaço de uma bicicleta numa loja. Para chegar a isto otimizamos o alinhamento das partes móveis e o recuo da posição da roda – tudo no sentido de manter o elevado grau de precisão e durabilidade que se pode usufruir com este sistema.

 

Tecnologia conduzida. Shimano explora novos territórios

Ao criar um sistema de bikefitting, um dos obstáculos tecnológicos mais resistentes foi o desenvolvimento do analisador de pedalada 3D. Embora evoluísse fora de um projeto do shimano para medir os resultados da pedalada, desenvolvê-la requereu mais dos nossos engenheiros a arriscarem-se em território desconhecido.

Procuramos um método de transferir os resultados de medição sem contacto direto, usando apenas sensores durante a rotação dos crenques. – que medem o poder de pedalada do ciclista em 3 dimensões – para uma unidade principal. Isto é mais fácil de dizer do que fazer. Eventualmente, através de discussões e testes persistentes, finalmente conseguimos chegar lá. A capacidade de obter dados tridimensionais em forma visual permite-nos uma análise sofisticada  da técnica de pedalada do ciclista como nunca visto. Cremos que o Bikefitting da Shimano será uma ferramenta muito poderosa e fiável para todos os ciclistas e treinadores.

 

Projecto em conjunto que envolveu mais de 20 pessoas de 6 países

O projecto de desenvolvimento do Bikefitting foi o primeiro do género na Shimano. Envolveu mais de 20 pessoas de 6 países diferentes – Japão, Holanda, Taiwan, Estados Unidos, Alemanha e Itália. Cada membro deste projecto multinacional estava encarregue da sua área de experiência. Graças ao extraordinário trabalho de equipa de todos, ultrapassamos o obstáculo geográfico, distância e completamos o projecto num período de tempo relativamente curto. Esperamos que esta força da vontade da experiência de ligação entre membros da equipe da shimano e termos um efeito positivo em futuros projectos como este.


Fonte: Sociedade Comercial do Vouga

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com