quinta-feira, 21 de março de 2019

“Portalegre recebe primeira etapa do Campeonato Nacional Jovem”

Nos dias 16 e 17 de março realizou-se um fim-de-semana desportivo direcionado aos atletas mais novos, aos treinadores, aos pais e a todos os envolvidos com as camadas mais jovens da modalidade.

O III Duatlo de Portalegre Davines JCasado recebeu a primeira etapa do Campeonato Nacional Jovem 2019 e juntou 500 atletas de 45 clubes que puderam também participar numa série de atividades complementares que fizeram as delícias de miúdos e graúdos, promovendo o convívio entre todos.

A abertura do Campeonato Nacional Jovem incluiu provas de Duatlo Cross, uma atividade em crescimento, abrangendo os escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis, sendo possível também a participação de jovens não federados.

O dia 16 de março começou com a receção às equipas com um dinâmico desfile de clubes, que incluía jovens atletas com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos. Para além da prova houve também tempo para a realização de diversas atividades paralelas, tornando este fim-de-semana único, como concerto de violino, passeios pedestres ou observação astronómica.

Este evento contou com a presença de Melanie Santos e João Pereira, atletas de alto rendimento, estrelas do triatlo nacional e internacional. Para Melanie, foi uma excelente atividade e que correu bem.

«Os jovens estão no bom caminho, senti que se divertiam no que faziam, o que faz parte da idade». Melanie percebeu que a par da diversão havia também muita competitividade saudável entre eles, o que lhe agradou. Para João Pereira a atividade correu muito bem: «foi muito giro, eles estavam todos contentes». A presença de atletas internacionais mais velhos motiva os mais novos na continuação de perseguição do seu sonho, mantendo-se na modalidade.

Foi realizado com os pais e acompanhantes um passeio pedestre de cerca de 6500 metros, com uma subida à Serra de São Mamede, que teve um feedback muito positivo no final da atividade: «Algumas pessoas acharam um bocadinho forte, mas as paisagens bonitas e as vistas para o Marvão compensaram o esforço, tornando o passeio muito agradável» contou Miguel Ladeiras.

Depois do jantar seguiu-se a observação astronómica na serra de São Mamede. «A visualização das estrelas foi surpreendente, muito interessante para todos os intervenientes.»


A prova do Campeonato Nacional Jovem

Neste III Duatlo Davines JCasado em Portalegre realizaram-se várias provas dos escalões de formação do triatlo; foram apresentados três cartões brancos nesta primeira prova nacional jovem e duas atletas foram também distinguidas com o prémio de ética desportiva pelo desportivismo demonstrado durante a prova!

De um modo geral, a prova correu bem, com os atletas mais jovens a mostrarem as suas qualidades neste duatlo cross.

«Admirámos também a destreza de alguns atletas muito jovens no percurso de BTT que não era fácil, assim como a persistência de alguns atletas que nas subidas que foram com a bicicleta à mão» diz Miguel Ladeira do Clube4Estilos, organizador da prova.

Nesta primeira etapa jovem, foi o Sport Lisboa e Benfica que obteve a primeira posição com 2263 pontos, seguindo-se do Alhandra Sporting Club com 1054 pontos, enquanto o Clube de Natação Torres Novas ficou na terceira posição com 2263 pontos.
 

Aqui fica o TOP 10 de clubes na primeira etapa do Campeonato Nacional Jovem

1º Sport Lisboa e Benfica com 2263 pontos

2º Alhandra Sporting Club com 1054 pontos

3º Clube de Natação de Torres Novas com 505 pontos

4º Escola Triatlo Santo António Évora com 466 pontos

5º Fátima Escola de Triatlo com 452 pontos

6º SFRAA TRIATLO com 374 pontos

7º Clube Natação do Cartaxo com 286 pontos

8º Clube 4 Estilos com 261 pontos

9º GDR Manique de Cima com 190 pontos

10º Paredes Aventura com 190 pontos

O III Duatlo Davines JCasado foi a primeira etapa do Campeonato Nacional Jovem de Triatlo 2019, organizado pelo Clube4Estilos com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal. De realçar o apoio de alguns pais na preparação do evento, demonstrando empenho e dedicação ao desporto e ao triatlo.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Publicar um comentário