quarta-feira, 10 de outubro de 2018

“Alexandre Montez é vice-campeão olímpico de triatlo 2018”

Realizaram-se a 7 e 8 de outubro de 2018 os Jogos Olímpicos da Juventude que contaram com a presença de Inês Rico e Alexandre Montez.

Alexandre Montez, de 16 anos, arrecadou a medalha de prata nos YOG – Jogos Olímpicos da Juventude, que decorreu em Buenos Aires, Argentina, conseguindo a primeira medalha para Portugal nesta competição.

«Esta medalha é extraordinária, é prata que para mim vale ouro e é fruto do trabalho que tenho tido ao longo de anos anteriores que se concretizou nestes Jogos Olímpicos», diz o jovem triatleta.

Pedro Leitão, o treinador que integra a Comissão Técnica Nacional de Triatlo, explica como decorreu a competição. «O Alexandre saiu na 10º posição no final do primeiro grupo, logo de seguida houve uma fuga do atleta neozelandês Dylan Mccullough e do italiano Alessio Crociani que chegaram ao final do ciclismo com 50 segundos de avanço para o grupo em que vinha o nosso triatleta. Alexandre saiu muito forte logo na primeira volta e surgiu apenas a 18 segundos da liderança, conseguindo ultrapassar o italiano, mas já sem força para ganhar ao primeiro que viria a vencer a competição.»

No final, Alexandre conseguiu ainda gerir a competição, já que o terceiro triatleta vinha a uma distância de 10 segundos, de modo a levar a bandeira nacional até meta para fazer a merecida festa.

Alexandre conseguiu integrar o primeiro grupo de ciclismo, gerindo a prova até ao final. «Foi uma natação complicada, com uma má partida, mas que ainda assim consegui integrar o primeiro grupo. No início do ciclismo foi tentar anular a fuga, o que não foi possível na parte final tentei guardar me ao máximo para sair para a corrida ainda ‘folgado’ e para acabar com uma excelente corrida sempre a recuperar posições», explica o triatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras.

Na primeira posição ficou o neozelandês com 00:53:27, seguido de Alexandre Montez com 00:53:39, enquanto a terceira posição pertenceu ao italiano Alessio Crociani com 00:53:45.

O atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras tinha alcançado também a medalha de prata no Campeonato da Europa da Juventude que se realizou em agosto, tendo conseguido o bronze por equipas. Estes resultados permitem-nos perceber a consistência deste triatleta júnior e prever uma jovem promessa do triatlo.

Inês Rico, outra triatleta apurada para YOG que contou esta época com excelentes resultados, ficou na 22ª posição na competição feminina.

«Iríamos partir de acordo com o número que tínhamos, ou seja, com o ranking, poderia, por isso, escolher a minha posição no pontão que seria ao pé de boas nadadores. Infelizmente, a organização decidiu sortear o lugar no pontão e fiquei colocada num lugar onde não tinha ninguém conhecido. De acordo com o seu histórico eram nadadoras fracas, logo a tática passou por partir forte e ir tentar encostar nas boas nadadoras.»

Inês Rico acabou por ter uma má partida, seguida de muito contacto e confusão, recuperando passados alguns metros, mas que não se revelaram suficiente para sair no grupo da frente do ciclismo, tal como era esperado. «Como estava no segundo grupo de ciclismo percebi que tinha de trabalhar, mas desgastei-me imenso ao ponto de não ter pernas para correr, acabando a prova em 22° lugar. 
A triatleta do Alhandra Sporting Club ficou muito longe do que ambicionava neste evento de excelência como são os Jogos Olímpicos da Juventude, mas considera que foi uma boa experiência, sentindo-se já realizada por ter sido apurada para estar numa competição tão importante! «Agora terei o descanso merecido depois destes quatro meses tão preenchidos de provas internacionais repletos de experiências. Para o ano há mais e trabalharei bem para voltar em força!»

Os Jogos Olímpicos da Juventude realizam-se entre os dias 6 e 18 de outubro de 2018, em Buenos Aires, na Argentina. Nesta competição participam atletas entre os 15 e os 18 anos de 32 modalidades, em representação de 203 países.

Com excelentes resultados dos vários triatletas juniores nesta época de 2018, esperamos que para a próxima esta camada mais jovem consiga obter resultados semelhantes ou ainda melhores.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com